• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Manutenção regular de UMM

Capitão Almeida

Iniciado
Registo
29 Jun 2021
Boa tarde, sou finalmente proprietário de um UMM, UMM alter 2 turbo de 1988,
quero cuidar o melhor possível dele, e por isso queria saber os cuidados regulares que devo ter, o que devo ter atenção, o melhor óleo etc.
obrigado!

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Olá Guilherme, desde já parabéns pela aquisição.

Não te esqueças de criar um tópico a apresentar a tua maquina aqui na secção.

Sobre o tópico que abriste, se fosse eu via todos os fluidos e trocava todos os filtros, nunca confio no "foi feita uma revisão".

- Mudança de óleo para 15W40 ou 10W40 do motor e confere imediatamente o comprimento da vareta de óleo que tens nesse UMM, já é o 2º UMM Turbo que apanho com o tamanho da vareta errada... depois os nossos motores dão o berro e não prestam.

- Mudança do filtro de óleo;

- Mudança do filtro de gasóleo;

- Mudança do óleo da caixa de transferências e caixa de velocidades (15W40)

- Eu trocava já o fluido dos eixos, se não quiseres pelo menos dá uma vista de olhos no nível de óleo dos eixos / qualidade do mesmo.

- Dá uma vista de olhos no habitáculo do motor, examina tubos de uma ponta a outra a verificar se com vibração não ganharam nenhum calo.

A nível de marcas, eu costumo usar tudo Castrol.

Capitão Almeida

Iniciado
Registo
29 Jun 2021
Ok, assim que possível crio um topico a falar da minha nova máquina.
obrigado pelas dicas!! Como vejo se a vareta é a correta?

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Boas Capitão Almeida, até que enfim que o vemos de regresso, esteve nalguma missão ou andou perdido por mares desconhecidos...!!!

Neste Quartel temos as chamadas NEPs (Normas de Execução Permanente) como é habitual, e uma delas diz que assim que se adquire uma UMMáquina nova tem que se colocar no local certo com os dados todos correctos...!!!

Os carros são como as mulheres andes de os ter tem que saber o tipo e como se faz a devida Manutenção..., senão estamos sujeitos a que outros a façam por nós...!!!

Quando não se percebe nada do assunto e pelo que vejo é o caso, nem sabe se a vareta do carro é a correta...., "por Amor da Santa " o melhor é levar o carro a uma Oficina que eles sabem bem o que lhe fazer...!!!

De qualquer modo vamos gostar de o ver por cá e vá lendo que por aqui tem muito para aprender...!!! ;) :alien:

Registo
14 Dez 2011
Boas Capitão Almeida, até que enfim que o vemos de regresso, esteve nalguma missão ou andou perdido por mares desconhecidos...!!!

Neste Quartel temos as chamadas NEPs (Normas de Execução Permanente) como é habitual, e uma delas diz que assim que se adquire uma UMMáquina nova tem que se colocar no local certo com os dados todos correctos...!!!

Os carros são como as mulheres andes de os ter tem que saber o tipo e como se faz a devida Manutenção..., senão estamos sujeitos a que outros a façam por nós...!!!

Quando não se percebe nada do assunto e pelo que vejo é o caso, nem sabe se a vareta do carro é a correta...., "por Amor da Santa " o melhor é levar o carro a uma Oficina que eles sabem bem o que lhe fazer...!!!

De qualquer modo vamos gostar de o ver por cá e vá lendo que por aqui tem muito para aprender...!!! ;) :alien:
Tem calma olha os nervos.
Lá está o pessoal a complicar e a comecar as ajudas pelo cu.
A melhor coisa é retirar o óleo meter oleo novo na quantidade devida e ver quanto marca a vareta se esta no nivel correto.
Para quem nao percebe nada lançar logo problemas com a vareta ou com outro sistema qualquer desmoraliza logo,.
Entao grande parte da malta nao tem kit de unhas nem percebe nada de mecânica só lhes complicam a vida.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
A melhor coisa é retirar o óleo meter oleo novo na quantidade devida e ver quanto marca a vareta se esta no nivel correto.
Para quem nao percebe nada lançar logo problemas com a vareta ou com outro sistema qualquer desmoraliza logo,.
Entao grande parte da malta nao tem kit de unhas nem percebe nada de mecânica só lhes complicam a vida.
A vareta é um abre olhos, já sabemos que as nossas varetas originais descravava o plástico com o calor então a malta trocava, só que muitos lá não deviam ter uma fita metrica por perto e enfiavam varetas diferentes.

Se calhar tive azar... mas os 2 UMM's que comprei ambos com vareta errada... um com uma maior e outro com outra mais pequena. Imagino quantos devem andar ai assim :D :D

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Luis, não é complicar, é advertir para situações que aconteceram, e serve para todos ficarem de olho bem aberto " atenção que não me estou a referir ao das partes baixas" mas ao de cima que está posicionado junto à massa encefálica...!!!

Quanto ao resto, eu quando comprei o meu primeiro "chacho" não via um boi de mecânica e como é normal as primeiras vezes levei a um mecânico amigo que fazia uns biscastes fora das horas de serviço numa garagem em casa e fui vendo como fazia...,perguntava..., e comprava livros de mecânica e assim a coisa foi acontecendo...!!!

O pessoal esquece que fazer a revisão a um carro não é como meter loiça na máquina e rodar o botão..., também tem que levar o detergente...!!!

Portanto, para esta "maltinha" principiante as coisas têm que ir com calma e paciência,,,, que a "cousa" vai acontecendo aos poucos e poucos..., "Roma não se fez num dia" e devagar, devagarinho se vai ao longe...!!! :whistle: :alien:

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Boas @Capitão Almeida, como reparas-te, causas-te uma valente confusão. Por isso é que as apresentações são importantes (para conhecermos a pessoa de maneira a que a possamos ajudar)

Não sei se queres essa informação por curiosidade, se és tu que vais fazer a manutenção, qual o teu nível de experiência com mecânica, se só queres confirmar níveis e entregar a manutenção a um mecânico.... é que no clube dos mercedistas, manutenção é confirmar a pressão dos pneus, aqui geralmente significa mudar pistões, reparar eixos, substituir motores...

Começa por descarregar o manual do condutor que se encontra na secção de arquivo de informações essenciais. Depois se tiveres alguma dúvida podes voltar a chatear a cabeça ao pessoal daqui, eles reclamam mas gostam.

Última edição:
Registo
17 Mar 2017
essencialmente o post do StreetGT diz tudo o essencial para a primeira abordagem...
vou so acrecentar que na revisão dos eixos, eixo traseiro o 90LS, para não danificar o autoblocante, eixo dianteiro 80w90 normal...

quanto á guerra das varetas de óleo, quando comprei o meu tijolo, a meio da viagem (Ponte de Lima, Aveiro) parei para verificar os niveis, ver se estava tudo bem... e o meu espanto é que não tinha vareta nenhuma :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO:... uns meses mais tarde vim a descobrir uma vareta caida dentro do compartimento da entrada da sofagem, que era metade da que o meu motor precisa... mistérios :ROFLMAO::LOL:

Top Inferior