• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

mais leve / mais pesado

triquiti

UMM
Registo
2 Abr 2006
Mensagens
178
Localização
Portugal
Boas

Um opiniao que gostava de ter era a seguinte:

Ter um carro mais leve ou ter um carro mais pesado.

Normalmente o objectivo é retitar todo o maretial pesado em excesso e que nao seja fundamental para assim obtermos um UMM o mais leve possivel, um bom exemplo é o do Madeira.
Em muitos casos sem peso nao conseguimos ter traçao, muitas vezes o ter o hard top ou nao nota-se, visto passar em muitos sitos com capota e ele passar sem dificuldade e ao retirar a capota devido a falta de peso ja nao temos a mesma traçao.

Qual a vossa opiniao

Abraço
Ricardo RiBeiro
 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
e sempre melhor com menos peso.com menos peso o carro tambem nao presisa de ter tanta tracçao para arrastar o seu "peso extra"
depois podes jogar com os penus por vezes um jeep ou carro com pneus mais largos nao quer dizer que tenha melhor tracçao
ha que aver um equilibrio....

Paulo Alves
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Para mim mais importante de ser muito ou pouco peso é este estar bem distribuido.
Mas na globalidade o mais leve sai benefeciado nas trialeiras e todo-o-terreno.
Se bem que com o carro um pouco mais pesado este será mais estavel em velocidades mais altas.


Filipe Pinheiro
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Amigo Ricardo

Como foi dito, é uma questão de equilíbrio na distribuição dos pesos. Depois disso, pouco peso demais, faz com que a tracção de um eixo se perca (geralmente o traseiro), peso a mais faz entrar em esforço a mecânica.

Se fosse possível:p tirar a carroçaria do UMM e deixar apenas o chassis com tudo o que lhe está directamente agarrado, dificilmente visualizaríamos a posição dos ocupantes:astonished:, achando que algo estava mal concebido/desenhado:devilish:. A posição quase central do motor/cxs, dar-nos-ia essa impressão.

Queremos dizer com isto que quem desenha um 4x4 vai sempre colocar essas peças um pouco à frente do centro da viatura (para deslocar o centro de gravidade para o meio), calculando que o carro irá levar pessoas/peso na traseira (harmonizando, assim, a distribuição dos pesos). Por essa mesma razão, e porque a maior parte das vezes andamos sozinhos ou apenas com um "pendura" a bordo, os nossos carros têm tendência a "afocinhar", por um relativo excesso de peso sobre as molas da frente. Não nos esqueçamos que as molas estão sempre “em trabalho” 24h por dia, durante toda a vida da viatura.

Essa tendência para “amochar” à frente é amplificada pela maior tensão das molas de trás, preparadas de fábrica para exceder valores de transporte.

Portanto tirar ou por peso dependerá de um todo homogéneo, onde o peso total se reparte de igual forma pelos 4 pneus. Obtendo essa medida pode começar a tirar peso (de igual valor em cada eixo) desde que veja que não perde tracção, nem segurança!

UMM abraço

João

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Mário só não concordo em 2 coisas:devilish:
1º é que não percebi com tanta conversa se defendes o pouco peso ou o muito:D:D:D(mas nem me precisas dizer qual é que já sabia:cool:)
2ºComparar a largura dos pneus das Bajas(que é feita em contra-relogio) com ganho de tracção nos UMM acho que é impossivel.


Filipe Pinheiro
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Boas, o Mario pode escrever o terceiro capitulo do R.C. Hibbeler "A dinamica e tribologia aplicadas ao TT" brincadeira não leves a mal.
Em relação aos pneus de baja quem ganha provas usa 235/85R16, no entanto em trial quem ganha as principais provas usa 35/11.5R15 ou 37/12.5R15 (e por ai fora se for para os states) por isso á algumas diferenças a dependendo de tipo de actividade a k nos propomos.
Mas a questão principal foi mencionada pelo Mario é tudo uma questão de bom senso, ou seja, no caso dos UMM, uma medida racional de pneus um carro aligeirado e um motor saudável devia ser a melhor opção, mas quando falamos em pneus temos de falar em borracha e normalmente é esta que faz a diferença.


AbraçUMM, André Pires

 
Top Inferior