• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Limpeza, Diferencial ou Batedeira????

Registo
30 Mar 2006
Ora muito boas tardes a todos

Cá volto eu com mais umas fotozinhas, estas vão deixar água na boca e com vontade de comer mousse... oh não!!! :dizzy_face:
Isto foi algo que me deixou na dúvida se teria um diferencial ou uma batedeira...
É o que acontesse quando a água entra em contacto com a valvolina e ainda é misturada/batida pelo trabalhar do diferencial, daí a batedeira.

Bom desta vez a explicação vai ser muito pouca pois foi só limpeza, para já, pode ser que tenha de acrescentar mais alguma coisa a este tópico mas estou a rezar para que não seja preciso.

Para começar, uma fotozinha do que acontece e que nos chama a atenção para o problema que vamos descobrir mais à frente...

Já estão a ver o que é isso? Não, não é mousse de chocolate, é valvulina e estava a sair pelas pontas da ponte do eixo, por trás das rodas e respectivas rótulas de direcção, tão a ver?

Bom, se estava a sair é porque estava a mais e não necessáriamente porque os retentores deram o berro, simplesmente está a mais e tem de sair por algum lado.

Por isso convém tirar e limpar o diferencial por dentro, roquete a postos e tina por baixo, não queremos sujar o chão da garagem à mamã...rsrsrsrsrsrsrsss.....

Ao desapertar os parafusos da tampa começamos logo a ter surpresas...

Vai um bocadinho para a sobremesa???:D

É realmente impressionante, estava tão espessa que nem se notava bem os dentes da roda de coroa, dos planetários ou dos satélites. O que por um lado é bom, porque isto ao ser tão espesso impediu que a água que lá estava chegasse ao material e fizesse das suas, apesar da marcazinha que se nota ali a meio.

Achei isto tão bizarro que até fiz um filmezinho para terem a noção da pasta que isto estava, sim, nem me atrevo a chamar-lhe valvolina...

Enquanto foi escorrendo, apesar de ter achado piada ver aquilo a escorrer não ia ficar ali eternamente por isso fui limpando a tampa e a junta, sim a junta foi a mesma, não há razão para se trocar se estiver em bom estado, basta limpar, e cá estão elas, limpinhas e a brilhar

Como aquilo chegou a um ponto em que já não escorria grande coisa lá tive de meter a mão na massa e forçar a coisa, fui rodando e retiranto a mistela com uma espátula e... milagre já conseguia perceber o que eram dentes e ou que não eram:D

Fiquei tão contente que resolvi com a seringa da valvolina mandar-lhe com petróleo pra cima, à pressão, para ver se ficava melhor ainda...

Como não dava para limpar mais e por trás há recantos impossíveis de chegar sem retirar o diferencial, comecei os trabalhos para voltar a fechar a tampa, aplicando cola de juntas na tampa e na carcaça do diferencial...

Depois mete-se a junta na tampa e fecha-se.
Atesta-se com valvolina nova, deixa-se andar uns tempos para ir a todo o lado buscar os restos de sujidade que ainda lá estão e depois abre-se o bujão de baixo e deixa-se escorrer tudinho, fecha-se, atesta-se de novo e tá feito.

Para terem uma ideia, o diferencial da frente leva 1 litro e pouco de valvolina, aquela mistela que lá estava retirei-a toda e depois até meti num bidon de óleo vazio e eram "só" uns 2 litros e tal, não admira que estivesse a sair....

E pronto, desta vez foi mais soft, foi só limpeza, mas como nunca tal tinha visto e se calhar muitos de você também não, resolvi meter mais umas fotos :D

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Bela reportagem, para não variar;)!

Nuno, a valvolina estava nesse estado pq andas mto em àgua ou porque não trocavas a valvolina há muito tempo?

Realmente é impressionante a mousse... se a servisses a alguem constipado só dava por ela quando a provasse!!

Orgulhosamente UMMista

Registo
30 Mar 2006
Boas Pedro

Para te dizer a verdade, um pouco das duas.

Não é que costume andar muito em água, até nem costumo, da última vez é que foi água a mais:)

E depois descuidei-me com a troca da valvolina, felizmente o barulho que ouvia não era do diferencial mas sim de uma roda que o rolamento agarrou, mas entretanto fiquei sem bateria com ele dentro da garagem e ainda não saiu para a prova dos 9

Eheheheh... não quiz ser mauzinho a esse ponto :D

UMM abraço

Nuno André

rjf

UMM
Registo
12 Jul 2006
Este Homem qualquer dia está a fazer docimentarios para o NGeographic.

De onde é que eu conheço aquela tina???? ;)

AbraçUMM
RJF
Produções Raio Azul

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

André mais uma vez parabens....isso ke pareçe simples pra alguns..pode nao ser pra outros..e com esta tua dica bem documentada
ficou mais facil..pra akeles ke é mais dificil

Tenho impressao ke ainda ai estava "laminha" da igreja nova :)))

UMM abraço
madeira

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Como de costume tenho alguma critica a fazer:D
Não é certamente por teres "liquido" a mais que ele saía junto á roda!Quando tem que sair não é por aí é pelo respirador do diferencial,ele só saíu porque os retentores já estão nas lonas,e se com essa massa ele saía então agora com valvolina acho que vais desmoralizar um bocado:disappointed_relieved:
Ó Nuno nunca tinhas mudado a valvolina a isso,nas tuas mãos?É que custa-me a crer que seja só valvilina,agua e lama:thinking:

E parabens pela reportagem;)
Agora para quem nuca fez esta operação não fiquem contentes por o vosso tambem estar assim ou um pouco melhor,é que valvolina como deve ser não tem este aspecto ou nada que se pareça:D
Desde que tenho o meu já troquei várias vezes a valvolina e nunca tirei o bujão de baixo, tiro sempre a tampa e é lavado com a pistola do compressor e petroleo ou gasolina...da próxima vez que o fizer vou tambem fazer o documentário(promessas:D)

Filipe Pinheiro

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
esta muito bem esplicadinho sim senhora

isso sera so valvolina ou e alguma mestela para abafar os barulhos??

mas...tambem esto come o felipeumm:

deves ter os retentores bem maradinhos para deixar passar isso:dizzy_face:
a valvolina do meu UMM estava bem melhor que essa(tambem tinha agua mas no meu caso foi pior lixou-me os rolamentos todos) e os retentores ja nao a retiam, agora que meteste valvolina nova e que vais parecer um regador.
se tiveres de mudar os retentores, vais ter que abrir isso tudo outra vez e muito mais, desmanxar as rodas todas para tirares os veios de transmiçao para depois tirares o grupo conico e so com tudo isso ca fora e que consegues meter os retentores :angry:.vais ter um pouquinho de trabalho mas com paciençia tiras umas fotos e fazes outra fotoreportagem:) (mas esperemos que nao:cool:)
aproveitas-te e verificas-te a folga do grupo conico?ja que estavas com a mao na massa (nem que fosse massa de xucolate:D)

um aparte, nao e por nada mas da-me ideia que isso tem ai um material misturado como serradura:astonished:, o antigo dono para abafar barulhoe e outros problemas e capaz de ter posto para ai uma mistura de valvulina massa e serradura:devilish:.isso esta com ums aspecto um pouco suspeito...
Paulo Alves

Registo
30 Mar 2006
Em primeiro lugar, obrigado a todos.

Filipe todas as críticas são bem vindas, só assim se aprende alguma coisa. Agora permite-me discordar um pouco, penso que sair pelo respirador seja mais dificil, pois este está no topo do diferencial na vertical, não digo que não possa acontecer, mas penso que saia a pressão agora aquela mistela não creio que consiga vencer a gravidade para lá chegar. COm a valvolina nova ainda não tirei a prova dos 9 em TT, apenas dei umas voltas ao quarteirão com os cubos e as 4x4 engrenados e não saiu gota, mas também se os retentores estiverem nas lonas não me chateia muito, o pior é rolamentos, mas esses felizmente estão caladinhos e não se queixam.

É verdade, nunca tinha trocado a valvolina, é daquelas situações, não tem dado problemas... vai andando, já é tanta coisa para controlar que um gajo esquece-se, mas já tenho uma solução na manga para não me esquecer de mais nada e controlar tudo duma ponta à outra.

Aquilo era só valvolina e alguma àgua, não tinha vestígios de lama pois a pasta apesar de viscosa era muito fina em termos de textura, se houvesse lama notaria-se sempre uma certa rugosidade dos grãos da lama, digo eu...:p

Paulo por acaso não vi a folga do grupo cónico mas como vou abrir aquilo outra vez depois de dar mais umas voltas para limpar o resto, vejo nessa altura, e se tiver folgas meto-lhe umas anilhas de aço, mas penso que não, logo se vê

Serradura? onde é que tás a ver serradura pah? Bolas, eu que mexi não vi serradura nenhuma:p

Acho que respondi a tudo.

UMM abraço

Nuno André

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Nuno,só perguntei se nunca tinhas trocado porque isso parece que levou aí um "aditivo" qualquer:8ball:,e se levou aditivo é porque algo já não estava bom...por exemplo os retentores.
E para veres se os retentores estão bons não é preciso fazer TT,podes de manha deixá-lo inclinado para o lado que tinhas a fuga num passeio altinho e á tarde quando chegares a casa tens a prova dos 9.Eu tambem ando com um retentor marado já há algum tempo e só noto valvolina ao pé da roda quando ele fica parado inclinado.
Eu só falei no respirador porque é o unico sitio no diferencial que tem ligação para a rua:)
Só tenho é que te dar na cabeça quando dizes que nunca tinhas visto ou trocado a valvolina por esquecimento!!:devilish:;)

Já que estamos a falar de diferenciais,a 1ª coisa a fazer quando se compra um UMM é trocar todas as valvolinas e oleos!Porque ninguem sabe o que está lá dentro! poucos sabem quais são as valvolinas indicadas para a máquina...

Filipe Pinheiro

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
eu nunca tive na minha mao serradura com valvulina
mas uma coisa e certa a serradura com o tempo que la esteve dentro e as voltas e revoltas e esmagamentos que ja teve nao fica com o aspecto que costumamos ver nas serralharias.:D
ja que esta a ser constantemente esmagada e triturado pelas peças que se movimentao com o oleo,tornado-a fininha como o po....axo eu ne...:blush: posso estar redondamente enganado.

mas faz como o felipeumm disse mete o carro inclinada de um dia para o outro e logo veras se os retentores estao marados ou nao.

Paulo Alves

Top Inferior