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Limpeza, Diferencial ou Batedeira????

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30 Mar 2006
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Ora muito boas tardes a todos

Cá volto eu com mais umas fotozinhas, estas vão deixar água na boca e com vontade de comer mousse... oh não!!! :dizzy_face:
Isto foi algo que me deixou na dúvida se teria um diferencial ou uma batedeira...
É o que acontesse quando a água entra em contacto com a valvolina e ainda é misturada/batida pelo trabalhar do diferencial, daí a batedeira.

Bom desta vez a explicação vai ser muito pouca pois foi só limpeza, para já, pode ser que tenha de acrescentar mais alguma coisa a este tópico mas estou a rezar para que não seja preciso.

Para começar, uma fotozinha do que acontece e que nos chama a atenção para o problema que vamos descobrir mais à frente...





Já estão a ver o que é isso? Não, não é mousse de chocolate, é valvulina e estava a sair pelas pontas da ponte do eixo, por trás das rodas e respectivas rótulas de direcção, tão a ver?

Bom, se estava a sair é porque estava a mais e não necessáriamente porque os retentores deram o berro, simplesmente está a mais e tem de sair por algum lado.

Por isso convém tirar e limpar o diferencial por dentro, roquete a postos e tina por baixo, não queremos sujar o chão da garagem à mamã...rsrsrsrsrsrsrsss.....



Ao desapertar os parafusos da tampa começamos logo a ter surpresas...


Vai um bocadinho para a sobremesa???:D


É realmente impressionante, estava tão espessa que nem se notava bem os dentes da roda de coroa, dos planetários ou dos satélites. O que por um lado é bom, porque isto ao ser tão espesso impediu que a água que lá estava chegasse ao material e fizesse das suas, apesar da marcazinha que se nota ali a meio.






Achei isto tão bizarro que até fiz um filmezinho para terem a noção da pasta que isto estava, sim, nem me atrevo a chamar-lhe valvolina...

Enquanto foi escorrendo, apesar de ter achado piada ver aquilo a escorrer não ia ficar ali eternamente por isso fui limpando a tampa e a junta, sim a junta foi a mesma, não há razão para se trocar se estiver em bom estado, basta limpar, e cá estão elas, limpinhas e a brilhar


Como aquilo chegou a um ponto em que já não escorria grande coisa lá tive de meter a mão na massa e forçar a coisa, fui rodando e retiranto a mistela com uma espátula e... milagre já conseguia perceber o que eram dentes e ou que não eram:D




Fiquei tão contente que resolvi com a seringa da valvolina mandar-lhe com petróleo pra cima, à pressão, para ver se ficava melhor ainda...


Como não dava para limpar mais e por trás há recantos impossíveis de chegar sem retirar o diferencial, comecei os trabalhos para voltar a fechar a tampa, aplicando cola de juntas na tampa e na carcaça do diferencial...




Depois mete-se a junta na tampa e fecha-se.
Atesta-se com valvolina nova, deixa-se andar uns tempos para ir a todo o lado buscar os restos de sujidade que ainda lá estão e depois abre-se o bujão de baixo e deixa-se escorrer tudinho, fecha-se, atesta-se de novo e tá feito.

Para terem uma ideia, o diferencial da frente leva 1 litro e pouco de valvolina, aquela mistela que lá estava retirei-a toda e depois até meti num bidon de óleo vazio e eram "só" uns 2 litros e tal, não admira que estivesse a sair....

E pronto, desta vez foi mais soft, foi só limpeza, mas como nunca tal tinha visto e se calhar muitos de você também não, resolvi meter mais umas fotos :D

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Bela reportagem, para não variar;)!

Nuno, a valvolina estava nesse estado pq andas mto em àgua ou porque não trocavas a valvolina há muito tempo?

Realmente é impressionante a mousse... se a servisses a alguem constipado só dava por ela quando a provasse!!

Orgulhosamente UMMista
 
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30 Mar 2006
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Boas Pedro

Para te dizer a verdade, um pouco das duas.

Não é que costume andar muito em água, até nem costumo, da última vez é que foi água a mais:)

E depois descuidei-me com a troca da valvolina, felizmente o barulho que ouvia não era do diferencial mas sim de uma roda que o rolamento agarrou, mas entretanto fiquei sem bateria com ele dentro da garagem e ainda não saiu para a prova dos 9

Eheheheh... não quiz ser mauzinho a esse ponto :D

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

rjf

UMM
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12 Jul 2006
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Este Homem qualquer dia está a fazer docimentarios para o NGeographic.

De onde é que eu conheço aquela tina???? ;)

AbraçUMM
RJF
Produções Raio Azul
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Boas

André mais uma vez parabens....isso ke pareçe simples pra alguns..pode nao ser pra outros..e com esta tua dica bem documentada
ficou mais facil..pra akeles ke é mais dificil


Tenho impressao ke ainda ai estava "laminha" da igreja nova :)))


UMM abraço
madeira
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Como de costume tenho alguma critica a fazer:D
Não é certamente por teres "liquido" a mais que ele saía junto á roda!Quando tem que sair não é por aí é pelo respirador do diferencial,ele só saíu porque os retentores já estão nas lonas,e se com essa massa ele saía então agora com valvolina acho que vais desmoralizar um bocado:disappointed_relieved:
Ó Nuno nunca tinhas mudado a valvolina a isso,nas tuas mãos?É que custa-me a crer que seja só valvilina,agua e lama:thinking:

E parabens pela reportagem;)
Agora para quem nuca fez esta operação não fiquem contentes por o vosso tambem estar assim ou um pouco melhor,é que valvolina como deve ser não tem este aspecto ou nada que se pareça:D
Desde que tenho o meu já troquei várias vezes a valvolina e nunca tirei o bujão de baixo, tiro sempre a tampa e é lavado com a pistola do compressor e petroleo ou gasolina...da próxima vez que o fizer vou tambem fazer o documentário(promessas:D)


Filipe Pinheiro
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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esta muito bem esplicadinho sim senhora

isso sera so valvolina ou e alguma mestela para abafar os barulhos??

mas...tambem esto come o felipeumm:

deves ter os retentores bem maradinhos para deixar passar isso:dizzy_face:
a valvolina do meu UMM estava bem melhor que essa(tambem tinha agua mas no meu caso foi pior lixou-me os rolamentos todos) e os retentores ja nao a retiam, agora que meteste valvolina nova e que vais parecer um regador.
se tiveres de mudar os retentores, vais ter que abrir isso tudo outra vez e muito mais, desmanxar as rodas todas para tirares os veios de transmiçao para depois tirares o grupo conico e so com tudo isso ca fora e que consegues meter os retentores :angry:.vais ter um pouquinho de trabalho mas com paciençia tiras umas fotos e fazes outra fotoreportagem:) (mas esperemos que nao:cool:)
aproveitas-te e verificas-te a folga do grupo conico?ja que estavas com a mao na massa (nem que fosse massa de xucolate:D)

um aparte, nao e por nada mas da-me ideia que isso tem ai um material misturado como serradura:astonished:, o antigo dono para abafar barulhoe e outros problemas e capaz de ter posto para ai uma mistura de valvulina massa e serradura:devilish:.isso esta com ums aspecto um pouco suspeito...
Paulo Alves
 
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30 Mar 2006
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Em primeiro lugar, obrigado a todos.

Filipe todas as críticas são bem vindas, só assim se aprende alguma coisa. Agora permite-me discordar um pouco, penso que sair pelo respirador seja mais dificil, pois este está no topo do diferencial na vertical, não digo que não possa acontecer, mas penso que saia a pressão agora aquela mistela não creio que consiga vencer a gravidade para lá chegar. COm a valvolina nova ainda não tirei a prova dos 9 em TT, apenas dei umas voltas ao quarteirão com os cubos e as 4x4 engrenados e não saiu gota, mas também se os retentores estiverem nas lonas não me chateia muito, o pior é rolamentos, mas esses felizmente estão caladinhos e não se queixam.

É verdade, nunca tinha trocado a valvolina, é daquelas situações, não tem dado problemas... vai andando, já é tanta coisa para controlar que um gajo esquece-se, mas já tenho uma solução na manga para não me esquecer de mais nada e controlar tudo duma ponta à outra.

Aquilo era só valvolina e alguma àgua, não tinha vestígios de lama pois a pasta apesar de viscosa era muito fina em termos de textura, se houvesse lama notaria-se sempre uma certa rugosidade dos grãos da lama, digo eu...:p

Paulo por acaso não vi a folga do grupo cónico mas como vou abrir aquilo outra vez depois de dar mais umas voltas para limpar o resto, vejo nessa altura, e se tiver folgas meto-lhe umas anilhas de aço, mas penso que não, logo se vê

Serradura? onde é que tás a ver serradura pah? Bolas, eu que mexi não vi serradura nenhuma:p

Acho que respondi a tudo.

UMM abraço

Nuno André


O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Nuno,só perguntei se nunca tinhas trocado porque isso parece que levou aí um "aditivo" qualquer:8ball:,e se levou aditivo é porque algo já não estava bom...por exemplo os retentores.
E para veres se os retentores estão bons não é preciso fazer TT,podes de manha deixá-lo inclinado para o lado que tinhas a fuga num passeio altinho e á tarde quando chegares a casa tens a prova dos 9.Eu tambem ando com um retentor marado já há algum tempo e só noto valvolina ao pé da roda quando ele fica parado inclinado.
Eu só falei no respirador porque é o unico sitio no diferencial que tem ligação para a rua:)
Só tenho é que te dar na cabeça quando dizes que nunca tinhas visto ou trocado a valvolina por esquecimento!!:devilish:;)

Já que estamos a falar de diferenciais,a 1ª coisa a fazer quando se compra um UMM é trocar todas as valvolinas e oleos!Porque ninguem sabe o que está lá dentro! poucos sabem quais são as valvolinas indicadas para a máquina...


Filipe Pinheiro
 

stretx

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31 Mar 2006
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eu nunca tive na minha mao serradura com valvulina
mas uma coisa e certa a serradura com o tempo que la esteve dentro e as voltas e revoltas e esmagamentos que ja teve nao fica com o aspecto que costumamos ver nas serralharias.:D
ja que esta a ser constantemente esmagada e triturado pelas peças que se movimentao com o oleo,tornado-a fininha como o po....axo eu ne...:blush: posso estar redondamente enganado.

mas faz como o felipeumm disse mete o carro inclinada de um dia para o outro e logo veras se os retentores estao marados ou nao.

Paulo Alves
 
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