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Limpa vidros Umm Alter 1! Socorro...

EduardoVale

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26 Dez 2019
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Socorro!
O meu Alter 1 de 2 escovas tinha os tirantes e cabeçotes dos limpa vidros cheios de folga. Substitui tudo direitinho e tenho um problema maior, pelo menos uma das escovas dá a volta completa e não consigo que não o faça!
Além disso reparei que a ficha do limpa vidros tem apenas dois fios ligados e outros dois desligados, um deles com corrente permanente. Alguém tem a ordem ou o esquema?
Terei montado alguma coisa mal? Alguém me consegue ajudar por favor?
 

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carlosmelo

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6 Mar 2021
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Socorro!
O meu Alter 1 de 2 escovas tinha os tirantes e cabeçotes dos limpa vidros cheios de folga. Substitui tudo direitinho e tenho um problema maior, pelo menos uma das escovas dá a volta completa e não consigo que não o faça!
Além disso reparei que a ficha do limpa vidros tem apenas dois fios ligados e outros dois desligados, um deles com corrente permanente. Alguém tem a ordem ou o esquema?
Terei montado alguma coisa mal? Alguém me consegue ajudar por favor?
Não tendo a certeza do que vou dizer mas na tentativa de ajudar, tem as várias velocidades do motor? Questiono pois poderia os outros fios serem disso. Consegue tirar foto aos tirantes?
Amanhã posso ver como o meu está ligado. Ele está demonstado é fácil.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Vamos lá por partes, se uma escova dá a volta completa e a outra não, o problema não está no motor mas sim numa má montagem ...!!!
 

EduardoVale

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26 Dez 2019
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Vamos lá por partes, se uma escova dá a volta completa e a outra não, o problema não está no motor mas sim numa má montagem ...!!!
Sim, são duas coisas distintas! O motor funciona bem mas quando desmontei vi que só tinha dois fios ligados tendo a ficha quatro.
O que me preocupa é o facto de a escova dar a volta e perceber o que está mal!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Sim, são duas coisas distintas! O motor funciona bem mas quando desmontei vi que só tinha dois fios ligados tendo a ficha quatro.
O que me preocupa é o facto de a escova dar a volta e perceber o que está mal!
Se o motor estava a funcionar e tudo estava a trabalhar, as duas fichas devem servir para outras ligações noutros carros, pois esses motores não foram fabricados exclusivamente para a UMM...!!!
Desmontar sistemas de limpa pára brisas no UMM é complicado, ou se sabe o que se está a fazer, ou o melhor é estar quieto, e levar a quem sabe.
Por norma antes de desmontar alguma coisa pela primeira vez faço marcações e agora com as "modernices" tiro fotos.
Algum tirante das escovas foi trocado por isso ou dá meia volta ou uma inteira, se não houve por aí mais algum "espírito santo de orelha" como se costuma dizer...!!!:cool::alien:
 

EduardoVale

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26 Dez 2019
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Se o motor estava a funcionar e tudo estava a trabalhar, as duas fichas devem servir para outras ligações noutros carros, pois esses motores não foram fabricados exclusivamente para a UMM...!!!
Desmontar sistemas de limpa pára brisas no UMM é complicado, ou se sabe o que se está a fazer, ou o melhor é estar quieto, e levar a quem sabe.
Por norma antes de desmontar alguma coisa pela primeira vez faço marcações e agora com as "modernices" tiro fotos.
Algum tirante das escovas foi trocado por isso ou dá meia volta ou uma inteira, se não houve por aí mais algum "espírito santo de orelha" como se costuma dizer...!!!:cool::alien:
Pois, foi tudo montado como estavam os antigos, os tirantes são do mesmo tamanho, teoricamente era para estar tudo OK. A escova não dá sempre a volta é só quando se lembra, cá para mim as folgas já eram de origem e como tal sem folgas não trabalha...bem 😂😂!
É um facto que mexer nisto é um berbicacho...
 

Eduardo Filipe

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Alguma coisa está aí a falhar, quando desmontei o meu primeiro nos anos 80, também me vi em "papos de aranho" para o colocar novamente a funcionar, aquilo parecia um "bicho mau" a funcionar, mas depois de várias tentativas lá consegui colocar aquilo tudo de novo a funcionar...!!! :cool: :alien:
 

EduardoVale

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26 Dez 2019
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É isso, acho que vou ter um domingo porreiro... Tentativa e erro, há de resultar!
Fico com a ideia que num dos lados tem curso a mais, vou inverter a posição dos tirantes para começar, pode ser que resulte.
Quanto às ligações creio que já por ali andou algum artista porque as minhas escovas não vão para a posição de descanso param onde eu as paro e creio também que os fios pertenciam ao motor até porque um deles tem carga permanente com a ignição ligada!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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É isso, acho que vou ter um domingo porreiro... Tentativa e erro, há de resultar!
Fico com a ideia que num dos lados tem curso a mais, vou inverter a posição dos tirantes para começar, pode ser que resulte.
Quanto às ligações creio que já por ali andou algum artista porque as minhas escovas não vão para a posição de descanso param onde eu as paro e creio também que os fios pertenciam ao motor até porque um deles tem carga permanente com a ignição ligada!
Então se as escovas não param no local certo é o motor que está avariado, desmonta o motor, eles têm uma patilha lá dentro de contacto que costuma torcer, e não o faz como deve ser...!!! :cool: :alien:
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Esse sistema é de duas escovas não é? O ideal era tirares uma foto de como montaste, assim podíamos detectar o erro.
 

EduardoVale

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26 Dez 2019
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Esse sistema é de duas escovas não é? O ideal era tirares uma foto de como montaste, assim podíamos detectar o erro.
Bom dia! Sim é o esquema de duas escovas, junto fotos! Este sistema tem dois tirantes sendo um ligeiramente mais comprido que o outro, o mais comprido está montado do lado do condutor.
Envio também foto do motor, a ficha tem 5 pins estando ligados apenas o primeiro e o terceiro (da direita da foto para a esquerda) IMG_20210307_094052.jpg
Obrigado IMG_20210307_094113.jpgIMG_20210307_094005.jpg
Não tendo a certeza do que vou dizer mas na tentativa de ajudar, tem as várias velocidades do motor? Questiono pois poderia os outros fios serem disso. Consegue tirar foto aos tirantes?
Amanhã posso ver como o meu está ligado. Ele está demonstado é fácil.
Bom dia!
Seguem fotos.
Obrigado pela ajuda. IMG_20210307_094113.jpg
Não tendo a certeza do que vou dizer mas na tentativa de ajudar, tem as várias velocidades do motor? Questiono pois poderia os outros fios serem disso. Consegue tirar foto aos tirantes?
Amanhã posso ver como o meu está ligado. Ele está demonstado é fácil.
Bom dia! Sim é o esquema de duas escovas, junto fotos! Este sistema tem dois tirantes sendo um ligeiramente mais comprido que o outro, o mais comprido está montado do lado do condutor.
Envio também foto do motor, a ficha tem 5 pins estando ligados apenas o primeiro e o terceiro (da direita da foto para a esquerda) IMG_20210307_094052.jpg
Obrigado IMG_20210307_094113.jpgIMG_20210307_094005.jpg
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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Estive a pensar bem no assunto e como costumo fazer para acertar as escovas a parar no sitio certo.
Colocar o motor a trabalhar colocado no sitio dele sem nada ligado, ao parar ele fica posicionado como se as escovas estivessem para cima.
Neste caso existem dois tirantes compridos e um mais curto que é o que liga ao perno estriado do motor.
Colocar as escovas no modo parado em cima e colocar e apertar o tirante mais curto no motor.
 

EduardoVale

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26 Dez 2019
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Estive a pensar bem no assunto e como costumo fazer para acertar as escovas a parar no sitio certo.
Colocar o motor a trabalhar colocado no sitio dele sem nada ligado, ao parar ele fica posicionado como se as escovas estivessem para cima.
Neste caso existem dois tirantes compridos e um mais curto que é o que liga ao perno estriado do motor.
Colocar as escovas no modo parado em cima e colocar e apertar o tirante mais curto no motor.
Boa noite!
Antes de mais obrigado pelas dicas. Depois de um domingo de trabalho consegui resolver os problemas, fica o registo para alguém que possa precisar:
1)As escovas davam uma volta de 360° porque a posição dos tirantes estava errada e a ordem de encaixe no veio excêntrico também, além disso precisava de um pequeno ajuste nos cabeçotes de modo a ficar o mais alinhado possível.
2) As escovas não paravam na posição de repouso.
Isto acontecia porque há gajos que deviam ser impedidos de mexer em qualquer carro.
Eu tinha apenas dois fios ligados ao corpo do motor e tinha dois cortados e isolados sem estarem ligados à lado nenhum. Um destes tinha corrente permanente e outro não.
Depois de abrir o motor, desempenar e dar um pouquinho de mola às tais patilhas e seguindo a ordem de ligação que alguém tinha deixado aqui no fórumm ficou a trabalhar na perfeição.
Bem haja.
CUMMprimentos
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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Ainda bem que o problema foi resolvido, e fica aqui o alerta, mexer num conjunto destes não é para qualquer um... e só eu sei o que passei a acertar, na primeira vez que desmontei um...!!!
 

EduardoVale

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Em conversa com o @Eduardo Filipe surgiu este tema. Será que este motor da 4L dá nesta configuração de escovas do UMM

Visualizar anexo 34743
Bom dia Companheiro.
Obrigado pela tua ajuda, o meu xaruto é uma peça especial, envio te em anexo o meu esquema que é basicamente o esquema do cournill mas em cima. Para já resolvi, arranjei cabeçotes e tirantes novos afinei tudo vamos ver se desta vez consigo que esta porra não se embrulhe toda.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
UMM Abraço.
 

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