• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Levantar UMM Cournil

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
Bem pessoal é o seguinte, quero mandar espertar as minhas molas, e muito tenho lido e relido estes topicos e ainda tou com umas duvidas.

O meu caso é o seguinte:

O que eu pertendo é espertar as minhas molas ao maximo.

Ao espertar as molas ao maximos tenho algum problema com transmissões? ou diferencial ? terei que meter algumas bolachas nas transmissoes?

A nivel dos amortecedores ja sei que poderam ficar sem curso mas isso é o menos pois tambem pretendo muda-los mais tarde.

Também ja ouvi falar na barra de direcção tenho algum problema com isso se as espertar as molas ao maximo?

O meu Umm tem sete molas a frente e umas nove a traz !!!

Penso que ja não é presiso colocar mais laminas certo???

Atraz n terá molas a mais ???

Alguem me pode dar umas dicas do que fazer .

cUMMp a Todos

Registo
8 Jun 2006
Amigo hrpm669

Penso, e quem pensa não sabe:), que isso de "espertar molas ao máximo" não deverá existir(y). Ou se deixa estar como já estão, ou se manda repor como estava originalmente, ou compram-se novas.

Senão vejamos. Os pendurais deverão ficar "mais ou menos" na vertical, tendo o carro as 4 rodas no chão, como elas (molas) estão fixas no outro extremo não podem ser tecnicamente "mais arqueadas".

A única coisa que poderá fazer, será talvez mandar colocar mais umas quantas folhas de mola, tendo o cuidado de arranjar logo de seguida um bom ortopedista...:p

Uma coisa com que se deverá preocupar é lubrificar essas molas com vaselina líquida, ou parafina (não use óleo), para tal levante o UMM um eixo de cada vez e barre as molas por dentro e por fora com ajuda de um pincel largo , e mande trocar todos os "sinoblocos" das molas e chassis, numa casa de confiança.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
Eu quando falo de espertar ao maximo n sei bem qual e o maximo, mas penso que dará para levantar acima da medida original...

Mas também n sei, venham dai mais opinioe...

cUMMp

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Olha que as molas quanto mais aspartadas maior é o risco de virem a partir, tudo se quer com conta peso e medida, se precisam de asperto!! Convém que se faça... mas dentro do que é considerado normal...
Já aqui li alguns tópicos, onde as molas depois de aspartadas ( Talvez demasiado)...Quase sempre acaba por partir uma ou outra!!!

Alter 2 turbo
UH-26-51

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
Vou falar com a casa das molas ver o que eles me dizem sobre o assunto...

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
Há ainda gente que solde uma mola helicoidal para as molas não pasmarem, o que acham desta alteração... Aprovam ???

cUMMp

Registo
8 Jun 2006
Amigo hrpm669

Todos nós compramos velas, injectores, carvões para motor de arranque e alternador, "sino blocos" para molas, caixas azuis, escovas de limpa pára-brisas, pneus, pastilhas de travão, mas NUNCA(y) uma simples mola:astonished:.

As molas de um carro são as únicas peças, que mesmo que ele esteja parado, estão sempre a funcionar !!!:astonished: Portanto é lógico que se "gastem", silenciosamente:blush:, muito lenta e silenciosamente.

Se em novas duram 80.000/100.000km, depois de serem recurvadas têm tendência a durar menos (e cada vez menos). Não há nada a fazer. A solução mais duradoura é comprar novo se houver, ou mandar fazer.

Pôr molas em cima de molas é errado, feio e irá estragar mais do que fazer alguma coisa de bem. É a minha simples opinião:blush:. Ninguém manda pôr bancos sobre bancos para o carro ser mais "fofo", nem um motor sobre outro para "aquela lesma" andar mais:).

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

amsumm81

Iniciado
Registo
6 Ago 2007
Bom dia,

Existe uma forma relativamente simples de "subir" o Cournil e esta está ao alcance de qualquer um que possua alguns dos dotes mínimos necessários a executar serviços de serralharia civil. Faça uma inversão: passando os brincos para o local do chassi onde está o outro ponto (fixo) de ancoragem das molas, e passando, também, esse mesmo ponto fixo para o local onde neste momento tem os brincos.

Quanto ao esperto de molas esqueça isso e compre umas novas mas parabólicas em vez de semi-elipticas, vai notar a diferença imediatamente.

Não acrescente nenhuma mola helicoidal à sua suspensão as melhorias são apenas aparentes no entanto se está a pensar em rebocar cargas extremas é boa ideia instalar uns sacos de borracha que após insuflados permitem não deixar derrear o chassi até ao fundo! São uma solução muito boa para quem reboca caravanas e outras cargas que tal.

Cumprimentos,

AMS UMM 4x4 Cournil

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
agradeço as respostas amigos.

Como ja referi aqui neste topico tenho sete molas a frente o que me parece bem ou seja n será necessario colocar mais nenhuma, atraz e que me esta a fazer alguma confusão, n acham que nove molas é muito ???? devo tirar alguma ???

cUMMp a todos

amsumm81

Iniciado
Registo
6 Ago 2007
Boas,

Se calhar uma imagem pode ajudar a ver que a inversão dos brincos levanta o UMM mantendo as molas de origem, basta só tentar visualizar a distância ao solo dos centros de ancoragem antigos comparativamente aos novos (após inversão):

De qualquer forma não há bela sem senão, ao subir o UMM deve ter em conta que:
1. O ângulo do pinhão do diferencial deverá ser rectificado tendo em conta a nova posição (mais alta) da caixa de velocidades, é claro que, pode sempre baixar o motor e as caixas de forma a manter os ângulos de origem.
2. As rótulas de direcção ficarão também num ângulo desfavorecido, deverá equacionar inverter a sua posição de montagem na barra de que liga a caixa de direcção ao diferencial ou, pode fazer um espaçador ou ainda arranjar um pendural mais longo.
4. Os tubos de travão (borracha) terão de ser maiores.
5. Terá de rectificar o curso dos amortecedores (por exemplo pode recolocar os apoios).
6. Os veios de transmissão também devem ser observados de forma a garantir que têm curso nos 2 sentidos!
De certeza que me esqueci de alguma coisa... mas como vê antes de iniciar qualquer alteração deve pesar o impacto da mesma em todo o sistema (no UMM todo) e não apenas no resultado esperado. Volto a afirmar que mantendo os pontos de ancoragem de origem e comprando uma molas parabólicas com apenas 3 folhas (olhal tipo militar) obtém os resultados que pretende: segurança, conforto e um pequeno aumento que não provoca grandes impactos no sistema.

AMS UMM 4x4 Cournil

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Qual é a diferença entre molas parabolicas e semi-elipticas?

Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós

Registo
2 Mai 2007
boas
quem me conheçe por aqui sabe que ja inventei muito no umm e no fim de tudo isto so tenho uma opiniao:

e origem com ums bloqueios envergonham boas maquinas a vontade...

E pensa que a bola do diferencial continua a mesma distancia do solo :dizzy_face:

AbraçUMM

Alter II Turbo Intercooler + ARB :)
Helder Marques
[email protected]

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
já sem bloqueio o umm e uma boa maquina então com bloqueio imagino.:)

Acho que para quem leva isto do tt a um nivel mais "extremo", ter o jipe bem altinho so faz com que n se estrague material... alem de o jipe ficar com outra pinta, isto e a minha opinião...:)

Tal como o Pedro tambem gostaria de saber a diferença entre este dois tipos de molas e onde se podem arranjar....

molas parabolicas e semi-elipticas?

cUMMp

amsumm81

Iniciado
Registo
6 Ago 2007
Boas

Como é óbvio o objectivo da imagem é meramente ilustrativo, note que nunca afirmei se tratar de um UMM. Uns cálculos suportados em aspectos de geometria rudimentar permitem visualizar e fundamentar aquilo que tenho vindo a afirmar. Observe ainda, que não advogo a favor desta solução apenas apresento-a como hipótese. Sou, isso sim, a favor da substituição por molas parabólicas, apesar de as diferenças entre as semi-elipticas e as parabólicas serem muitas. Sendo que, o factor, que talvez seja o mais importante, de distinção entre as duas seja o contributo estrutural para todo o sistema de suspenção que umas têm em relação às outras. Por isso permita-me que faça outra sugestão: quem for realizar esta substituição acrescente pelo menos uma barra de tracção (basta uma semelhante à do Cournil Dakar) por forma a compensar.

Cumprimentos,

AMS UMM 4x4 Cournil

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas

em relação ao esperto das molas etc não é que seja entendido na materia, mas para mim acho que esteticamente fica porreiro, realmente a carroçaria fica um pouco mais alta mas tens que ver que os diferenciais ficam la em baixo na mesma.

posso dar uma sugestão, arranjar uns brincos maiores e uns pneus tambem um bocado mais altos, fica espetacular e a meu ver mais fiavel e economico.

peço que me corrijam se estiver errado.

Cumprimentos

TelmoUMM

Alter I
JN-44-88

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
obrigado mario

resumindo e concluido o que achas mais fiavel e poupadinho? a minha ideia ou a ideia inicial deste topico.

TelmoUMM

Alter I
JN-44-88

jjvaz

Iniciado
Registo
21 Out 2008
Boas;

Penso k para conseguir algum resultado positivo, muitas ideias até agora descritas, são dispendiosas e outras ainda .... nem sei o k dizer, penso k entre outros comentários o ******* terá a sua razão. Bem, mas s a finalidade é elevar o jipe, a melhor forma k eu já vi (com provas dadas e kuando digo já vi, é pork vi) um nosso colega com um cournil, penso k já lá vão 4 anos, em k ele lhes deu uma boa tareia com um martelo a condizer para levar à curvatura sensivelmente original, talvez só um poukinho + e uns brincos tambem um poukinho maiores. Depois desta operação uns pneus tambem um poukinho maiores, i em relacao à altura tá 5 estrelas.

Ideias como alterar posicao dos brincos, colocar molas elicoidais, i ainda outras k tais, nao sao baratas i tambem nao é facil, tem k s ter em conta algumas alteracoes nao tao acessiveis kuanto isso e medidas a condizer.

Nao sei como sao arkeadas as molas nas casas especializadas, mas tambem as k konheco, passado um ano estao novamente seladas. Penso, penso eu, k devem ser akecidas, com isto perdem a consistencia/caracteristicas do aço original e daassssss... la se foram as laminas. Por isso, i pelo seguro, amarrar no martelo e malhar nelas, mas cuidado, elas tambem sao agrecivas kuando somos brutos...lol

V@z

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
boas pessoal , hoje fui ver d o preço para arquear as molas do UMM nume casa de molas em Viseu, e a resposta foi a seguinte 30 e poucos euros pelos dois feixos da frente caso forem desmontados, caso leve o jipe a casa levam 70 e pouco euros . parece me bem..

Depois meto fotos quando mandar arquear as minhas.

se alguem presisar o contacto eu arranjo...

cUMMp

Top Inferior