• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

LEDs

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
O Águia Negra postou aqui no fórum um conjunto de óticas LED.

Existe também um kit com as resistências mas não estou a encontrar.

Este conjunto inclui a luz de nevoeiro o que possibilita retirar a que anda pendurada. Sabem dizer-me se este tipo de alteração é motivo para chumbar na inspeção?

Cumprimentos,

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Se estiver de acordo com as homologações nacionais, não.
Ou seja tem de ter as marcas e ser comprado em Portugal.
No entanto depende sempre da casmurrice do técnico do centro.
Isto porque podes comprar na CEE (Europa) com os certificados TUV, válidos para os diferentes países, e depois cá embirram com isso.
É a legislação portuguesa a "disfuncionar".

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Obrigado. Em Portugal não encontro, só mesmo na Irlanda. Apesar de preferir manter o carro original era sempre uma boa opção ...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Cuidado, com os LED nos UMM's, dá direito a multa e provavelmente inspecção B. Eu tive essa ideia e fui fortemente alertado pelo electricista. Desisti e deixei ficar o original.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Em alternativa podes sempre utilizar os originais e colocar lâmpadas LED..Só no farol principal é que não dá. porque fica vistoso de mais.

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Já substitui algumas por LEDs mas o queria mesmo era retirar o farol de neveiro que anda pendurado.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Já substitui algumas por LEDs mas o queria mesmo era retirar o farol de neveiro que anda pendurado.

No Belchior (cournil) optei por os esconder entre o parachoques e a carroçaria..Depois Posto o resultado final, quando a empreitada estiver em curso.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O meu UMM é de 90 está sem farol de nevoeiro desde que me lembro de andar nele.
Nunca me pediram nem perguntaram por tal coisa!
Será que agora é obrigatório?

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
De acordo com a legislação, somente veículos matriculados após Novembro de 1989 (portaria assinada em 14 de Outubro de 1989 + 20 dias para entrada em vigor da referida portaria) passam a ter de ser equipados com este dispositivo de iluminação, à retaguarda.
Antes disso era "Bar Aberto".
O Cournil nem Nevoeiro nem Marcha-Atrás..Era tudo opcional, aliás é isso que vem no manual do condutor.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
De acordo com a legislação, somente veículos matriculados após Novembro de 1989 (portaria assinada em 14 de Outubro de 1989 + 20 dias para entrada em vigor da referida portaria) passam a ter de ser equipados com este dispositivo de iluminação, à retaguarda.
Antes disso era "Bar Aberto".
O Cournil nem Nevoeiro nem Marcha-Atrás..Era tudo opcional, aliás é isso que vem no manual do condutor.

Obrigado pela partilha dessa informação.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Algo está errado.

"Com excepção dos motociclos, tractores e reboques agrícolas, os veículos automóveis e reboques matriculados após 27 de Maio de 1990 devem possuir uma ou duas luzes de nevoeiro de cor vermelha à retaguarda. "

O meu é de Abril de 1990, nunca levou farol de nevoeiro à inspecção (partiam-se todos no monte e anulei a ligação), nunca chumbou por isso, nem nunca tive algum alerta. Mesmo a policia já fez uma vistoria em estrada ao UMM e nada comentou acerca disso.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Algo está errado.

"Com excepção dos motociclos, tractores e reboques agrícolas, os veículos automóveis e reboques matriculados após 27 de Maio de 1990 devem possuir uma ou duas luzes de nevoeiro de cor vermelha à retaguarda. "

O meu é de Abril de 1990, nunca levou farol de nevoeiro à inspecção (partiam-se todos no monte e anulei a ligação), nunca chumbou por isso, nem nunca tive algum alerta. Mesmo a policia já fez uma vistoria em estrada ao UMM e nada comentou acerca disso.

O meu UH é de fevereiro, talvez seja por isso que nunca me perguntaram nada!
Pelo sim pelo não coloco luz de nevoeiro à retaguarda, pelo menos fica mais seguro andar na via pública.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Vi a legislação um pouco de esguelha..Mas sim Aldeia, deverá ser essa a data a ter em mente 27 Maio 1990.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Isso é fácil, tira uma luz de marcha atrás e coloca lá a luz de nevoeiro. Só tens que mudar o fio da Luz de nevoeiro e comprar um vidro vermelho.

• Like
Reações: VCR

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Isso é fácil, tira uma luz de marcha atrás e coloca lá a luz de nevoeiro. Só tens que mudar o fio da Luz de nevoeiro e comprar um vidro vermelho.

Boa ideia e até tenho tudo que é preciso para fazer a alteração mas ... será que depois não tenho problemas na inspeção?

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Nesse caso vou avançar para a alteração. Já tinha substituído as lâmpadas de macha atrás por umas LED bem mais fortes, passo bem sem uma. Obrigado pela ideia Pedro Faria

Top Inferior