• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Kit Embraiagem Cournil / Alter I

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
Não sei se será o local indicado para colocar este tópico, mas caso os moderadores do forumm o pretendam mudar para as dicas ficará ao vosso critério.

Quanto a esta dica já existem por aqui users que têm conhecimento, mas após uma pesquisa não encontrei nunhum tópico referente a um kit alternativo para o Cournil e Alter I com caixas de ferro.

Durante esta última semana deitei mãos á obra e substitui o kit completo da embraiagem.

O Kit de embraiagem compativél com as nossas máquinas é do Land Rover S III.
Eu no meu caso coloquei o Kit completo incluido o rolamento de encosto o qual sofreu uma pequena adaptação, o seu diametro interior era maior em relação ao original do Cournil, neste caso recorrendo ao torneiro foi colocado um casquilho de forma a ficar com o mesmo diametro interno por forma a deslizar na luva do veio primário.
Mas se eventualmente não quiserem aplicar o rolamento do LR podem optar por colocar o rolamento da Peugeot J9

Rolamento J9

Disco Embraiagem

Quanto á prensa esta não tem o rebordo tipo anilha onde vai asentar o rolamento mas com a substituição do rolamento pelo da J9 ou da LR acaba por compensar essa diferença.

Quanto á prensa teremos de fazer uma pequena alteração na furação que alinha a prensa no volante do motor, essa furação deve ser alargada de 5 para 8 mm.
Na imagem seguinte está assinalado com as setas a vermelho.

Actualmente quando carrego no pedal de embraiagem sinto o pedal mais macio.

Vamos a valores:
Com o kit velho desloquei-me a uma casa de peças onde foi pedido 250€ pelo kit novo.

Como já tinha conhecimento desta alternativa graças ao Tiago Delgado emcomendei o Kit do LR SIII pela net, por 116€ com iva e portes incluidos.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
excelente post Dias
informação valiosa para os proprietários de UMM´s com cx ZF
o kit é de que marca?
abraço

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Devera ser Britpart.

Mas Jorge, confirma tambem e claro este topico "poupa" dinheiro a muitos Alteres I.
Se for o caso.

A ideia que se tinha que alguns UMM's usam ou partilham pecas LR esta ai presente.
E' explorar a caixa de direccao dos Alter I que as tantas deve de gastar "do mesmo".
Mas deve de haver mais casos.

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
quote:Originally posted by JummP

excelente post Dias
informação valiosa para os proprietários de UMM´s com cx ZF
o kit é de que marca?
abraço

Boas

tenho que ver qual a marca, a referencia é : STC8363
existe o site para efectuar compras online que é o seguinte:
http://www.pecaslandrover.com/peca/?id=484&ordem;=950http://www.pecaslandrover.com/peca/?id=484&ordem=950

Partilho da mesma opinião do Aloevera, ainda na semana passada encomendei 2 amortecedores a óleo traseiros do LR S III ficando por 60€ o par (iva e portes incluidos), têm o mesmo tamanho (abertos e fechados) que os originais do Cournil, só no olhal é que existia uma pequena diferenca, os do LR têm mais 3 mm, mas cabem perfeitamente nos nossos UMMs.
Após uma pesquisa no site parece-me existir mais material compativel, como por exemplo as bombas principal e secundárias de embraiagem, entre outros.

Não esquecer: os valores apresentados no site são sem iva e portes.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Bom trabalho!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by aloevera

A ideia que se tinha que alguns UMM's usam ou partilham pecas LR esta ai presente.
E' explorar a caixa de direccao dos Alter I que as tantas deve de gastar "do mesmo".

Já anteriormente tinha sido referida por mim uma peça LR para o Alter II.

Dias, obrigado pela partilha.;)

Free2UMM

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by PedroUMM

Ok Pedro!

Podemos sempre registar isso na conservatoria caso seja preciso!
:cool:

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006

quote:Originally posted by PedroUMM

Ok Pedro!

Podemos sempre registar isso na conservatoria caso seja preciso!
:cool:

Ò que caraças pá... Eu escrevo em alfabeto grego? Vê lá se metes o tico e o teco a trabalhar ou então deixa de fumar daquelas cenas maradas...

O que escrevi serve para descrever que sim, os UMM's também partilham de peças Land Rover. As peças em questão até têm algo em comum visto que a peça LR que utilizei numa reparação foi o Bendix do motor de arranque.

Free2UMM

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas!

Excelente reportagem amigo Dias!;)
Ainda bem que contigo também resultou e poupaste muitos €€!
Sem dúvida que a embraiagem fica mais macia, tornando assim a condução muito mais agradável!;)
Fico contente de ter ajudado!:)

UMM abraço,

Delgado

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
excelente Dias

já agora para completares a informação, que penso ser muito util
coloca aqui a referencia dos amortecedores que compraste

obrigado

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007

excelente Dias

já agora para completares a informação, que penso ser muito util
coloca aqui a referencia dos amortecedores que compraste

obrigado

Boas Jorge
deixo a página onde poderá ver o tipo de amortecedor e a sua referência.

http://www.pecaslandrover.com/peca/?id=526&ordem;=6050http://www.pecaslandrover.com/peca/?id=526&ordem=6050

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
a Britpart é tipo low-cost(concorrencia) maioritariamente de peças land rover, não é?(corrijam-me se estiver enganado)
pergunto isto, até mais ao Aloevera, pois como está no país deles (LR)
terá uma ideia de qual o feedback em relação á qualidade relativamente ao material de origem LR

Registo
9 Dez 2008

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008

a Britpart é tipo low-cost(concorrencia) maioritariamente de peças land rover, não é?(corrijam-me se estiver enganado)
pergunto isto, até mais ao Aloevera, pois como está no país deles (LR)
terá uma ideia de qual o feedback em relação á qualidade relativamente ao material de origem LR

Jorge

hoje mesmo recebi a sexta edicao do catalogo de pecas BRITPART, foram adicionadas mais 230 referencias a um catalogo de muitas mas muitas referencias.

A BRITPART esta para a Land Rover como algo semelhante a VALEO em certos segmentos e certas referencias para muitas marcas automoveis, acessorios com uma optima relacao preco/qualidade.

A britpart noutras referencias LR ate e' material de qualidade superior em relacao a "concorrencia".

Noutros casos nem tem concorrencia...
como e' o caso destes discos que o protummble de estrada vai usar:

Pessoal nao esquecer que os "Series" tb podem ser doadores do OverDrive....que tu mesmo Jorge aplicaste ou tentaste aplicar no teu Alter I ...um outro companheiro ca no forum UMM tb aplicou um que lhe mandei.

E' sempre bom estar atento a "concorrencia".

Boas compras
CP

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
E não esquecer ainda que os Séries podem tambem ser "dadores" de partes da transmissão para os UMM's que usam eixos GNK.

Free2UMM

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas!

Visto que já me colocaram esta dúvida por PM.
Aqui vai um esclarecimento para completar a dica do Dias.

Atenção, que o rolamento da J9, é de aplicação directa à forquilha do UMM Cournil / Alter I.
Logo, trabalha directamente com o kit de embraiagem Land Rover, sem necessidade de alterações!;)

Se alguém estiver com dificuldades em arranjar este rolamento de encosto, eu tenho disso!

cUMMps,

Delgado
91 080 77 16 / 91 866 58 33

Top Inferior