Amigo Horta
Se escorre acima da união entre o bloco e o carter as paredes do bloco devem estar limpas de sujidades e brilhantes (por onde o óleo escorre)
Se o fio de óleo vem da frente ou de trás (no eixo longitudinal), como já foi dito, suspeite dos retentores da cambota:astonished:.
Se pinga em força com o motor a trabalhar, deverá vir dos retentores ou de uma qualquer zona onde exista pressão de óleo (veja as tubagens/filtro/apoio do filtro etc.) e pelo que descreve:thinking: poderá não ser do carter (da sua junta)
A junta do carter não é dificil de cortar (em cartão destinado a juntas), tendo por molde a própria tampa. Pode exagerar na largura da mesma (+ 0,5cm ou pouco mais para cada lado, na sua largura, não tem mal). Compre na loja do Ping Long Tang
um vasador (há conjuntos baratos) para fazer os furos dos parafusos (martele sobre uma madeira dura).
Antes de montar a tampa e antes de por o silicone etc. etc., alise (martelando cuidadosamente
) os furos da tampa, por onde passam os parafusos de aperto (sirva-se de um pedaço de metal que se encaixe nesse rebordo). Se reparar esses furos estarão deformados:dizzy_face:, devido ao aperto e esmagamento da anterior junta, ou seja, estão concavos (para quem olha para a face exterior da zona de aperto). Toda a face de aperto que fica voltada para o bloco/junta deverá ficar, antes de ser apertada, plana.
Quanto aos parafusos de aperto deverão levar anilhas de cobre (justas, nunca anilhas de mola ou estrela) e serem bloqueadas com liquido fixador especial.
Dê noticias, UMM abraço
João