• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Jipe dos Pobres a "OXana 4L"

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Pessoal não tem nada a ver com UMM´s, mas é um jipe. ;)

Fica apenas em jeito de apresentação e como muitos sabem, cumpri a promessa que devia à minha mulher.

Ofereci-lhe de uma vez por todas a merecida 4L que ela tanto desejava.

Como muitos de vocês sabem ela é merecedora desta prenda. Em 2015 tinha uma mota que já não usava, e prometi que a vendia para lhe oferecer uma 4L, acabei vender a mota e por restaurar o UMM atmosférico, e a 4L sem vir. Prometi que era depois de turbinar o UMM atmosférico, o UMM deixou de ser turbinado e a 4L continuou embargada. Meti na mona que era de pois de comprar um UMM Turbo, comprei o UMM Turbo no Algarve com o apoio dela, e a p#ta da 4L sem aparecer, restaurei o UMM Turbo todo e a 4L continuava apenas nos anúncios do OLX.
Na passada semana comprei uma 4L sem lhe dizer nada e ofereci-lhe em jeito de gratidão por sempre me ter apoiado em tanta mudança com UMM´s.

Foi escolhida a dedo para ser oferecida como prenda de anos. Está completamente original e num excelente estado de conservação tanto de interiores como de chapa.
Estou neste momento a preparar uma valente revisão de mecânica a fim de poder ser usada intensivamente como carro diário.

Prestem atenção à matricula, e tentei encontrar coincidências ;)

Aqui ficam as fotos:

83275492_2838160882890008_8815995784693547008_o.jpg

83488835_637330473692422_9195977288036909056_n.jpg

84079167_2670354116408436_2832097174374842368_n.jpg

4L OX 4.png

4L OX 5.png

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Grande Máquina Moutinho, tive algumas e dá um pau a conduzir, para quando essa máquina começa a trabalhar ás quatro rodas, é caso para se pensar, não...!!! :alien:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Bonita história, e bonita carrinha😊
Também tenho a minha dose de histórias com 4L, todas boas, com exceção de um encontro mais íntimo com um Alfasud, que deu origem a dois novos ocupantes numa sucateira 😎

Não falo nas sinpar mas uma lona de tejadilho vinha a calhar para quem gosta de cabelos ao vento😀

Parabéns e votos de óptimas voltas.

Ah, já esquecia, o título deve estar errado: pobres? E não podres!

Última edição:

RC UMM

UMM
Registo
4 Nov 2010
Boas amigo Moutinho, boa compra, parece estar em condições. Na família tivemos uma também ainda com o banco a frente junto( condutor e passageiro da frente) aquilo ia em 4 para todo o lado. Bons passeios.

Cumprimentos Ruben C.

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Bonita história, e bonita carrinha😊
Também tenho a minha dose de histórias com 4L, todas boas, com exceção de um encontro mais íntimo com um Alfasud, que deu origem a dois novos ocupantes numa sucateira 😎

Não falo nas sinpar mas uma lona de tejadilho vinha a calhar para quem gosta de cabelos ao vento😀

Parabéns e votos de óptimas voltas.

Ah, já esquecia, o título deve estar errado: pobres? E não podres!
Obrigado pelo aviso do titulo, enganei-me mesmo.
A lona no tejadilho faz parte do projecto, mas de momento a dona não tem coragem para tal alteração devido ao seu excelente estado de conservação. Este é o "preço" de comprar um carro em excelente estado, acaba-se por nunca fazer o que se quer pelo receio de estragar o que está bom.
É por isso que eu gosto de carros em mau estado, fazemos as alterações que queremos sem o sentimento que estamos a estragar.

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Grande Máquina Moutinho, tive algumas e dá um pau a conduzir, para quando essa máquina começa a trabalhar ás quatro rodas, é caso para se pensar, não...!!! :alien:
Não faz parte dos meus planos, e além disso não precisa.
Agora também há a modernice dos SUV´s com aspecto de jipalhão de luxo e são 4x2, por que raio uma 4L ia precisar dessas alterações, quando o desempenho em TT de uma 4L dá 10 a 0 a qualquer SUV moderno!

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Finalmente bandido, nem sei como a tua mulher te aturou tanto. Parabéns pela compra.

A capota de lona é porreira, mas tem alguns inconvenientes. Tendo um UMM de lona também não fará tanto sentido.

Agora é desfrutar. Sempre me fez confusão o espaço atrás. Parece-me curto para um adulto. Confirmas?

Já te apercebeste da curiosidade da distância de eixos assimétrica? A roda traseira de um lado está mais afastada uns 5 cm do que do outro lado. Tinha uma explicação para isso, mas não me lembro.

Registo
1 Out 2008
Boa Tarde. Pela Experiência , de 1 amigo/conhecido …! , ele mandou vir um Kit 4x4 , e meteu na 4L , mas depois , não tinha motor para puxar pelas 4x4 …!, depois meteu outro motor , acho eu do Renault 9 , mais potente , ai já puxava , bem , de seguida , os Travoês , nãp obedeciam , a mais peso e Potencia , e acabou por a Vender , não me perguntem , a quem , pois perdi-lhe o rasto …!. Cummpstt.

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Eu sei que isto é o forUMM, mas pronto eu partilho na mesma as minhas aventuras.
A viatura é mesmo para usar diariamente, pelo menos será o carro diário da minha mulher.
Sem manutenção não há fiabilidade, toca de agarrar o boi (OX) pelos cornos.
O carro esteve parado alguns anos, como se sabe tudo o que é vedantes e borrachas está tudo com boa aparência, mas falsa, claro!
O ultimo dono uso-a pouco mais de 6 meses e uns 1000 km, foi o suficiente para tudo vir ao de cima, fugas em tudo o que é vedantes, radiador da sofage entupido, óleo com borra, apoios de motor duros, amortecedores pasmados, correias ressequidas, pneus gretados.
Nada que não estivesse à espera, na verdade comprei uma carcaça e chassi em bom estado com a mecânica a necessitar de atenção.
Como para trocar a junta do cárter só é possível com o motor fora, não há cá m#rdas.

Fiz uns 500 km, nada de anomalias na pressão do circuito de refrigeração, compressão impecável, caixa de velocidades um mino, pega bem a quente a frio também, nada fumos estranhos. O que me leva a crer que isto só preciso de atenção, pois os níveis de óleo da caixa e motor desciam consideravelmente, com o chão da garagem de testemunha.

Motor, caixa, transmissões, amortecedores, barra estabilizadora, radiadores, etc etc. Tudo fora.
O que está bom mantém-se o que é duvidoso tem que se substituir.

Comecei pelos vedantes da caixa e motor.
As peças são relativamente baratas e vai-se arranjando de tudo, uns amortecedores andam na casa dos 25€ cada, transmissões 45€ cada, bomba de água 40€, tubos de agua 7€ cada, apoios 10€ cada, etc etc por isso não se pode chorar muito, se não fosse para manter a viatura direita não valia a pena comprar.

Ficam as fotos:
20200213_222256.jpg20200212_205728.jpg20200212_232208.jpg20200213_210003.jpg20200208_161019.jpg20200208_191737.jpg20200208_192703.jpg20200209_143437.jpg20200209_191144.jpg20200211_211554.jpg20200211_234825.jpg20200212_195636.jpg

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Finalmente bandido, nem sei como a tua mulher te aturou tanto. Parabéns pela compra.

A capota de lona é porreira, mas tem alguns inconvenientes. Tendo um UMM de lona também não fará tanto sentido.

Agora é desfrutar. Sempre me fez confusão o espaço atrás. Parece-me curto para um adulto. Confirmas?

Já te apercebeste da curiosidade da distância de eixos assimétrica? A roda traseira de um lado está mais afastada uns 5 cm do que do outro lado. Tinha uma explicação para isso, mas não me lembro.

João o espaço a trás e generoso, para os teus putos ou para o meu. :LOL: Ou acreditas-te em algum momento que dois "artistas" como nós cabemos lá?!!! É que nem na frente quanto mais atrás.
O carro é claustrofóbico, tu e eu na frente provavelmente vamos no roça roça com os braços. :LOL::LOL::LOL::LOL:
Penso que um dos motivos para os tectos de abrir do twingo terem tanto sucesso nas 4L é ajudar a quebrar a sensação de sufoco.

A questão dos eixos é mesmo assunto banal entre os "4elistas", ainda não verifiquei pois desmontei o carro antes de me lembrar disso, mas é bem provável esse desfasamento, já li algures a justificação, mas também não me lembro.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Já andas-te a mexer por onde podias :cool:

Assim está bem, ficas a conhecer e já vais colocando o que não está "direito" como devia de ser.

Tenho um Twingo lá em casa com tecto de abrir e não lhe acho muita piada sinceramente....

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Tu deves ser como um gajo que eu conheço :alien: que tem "bichos carpinteiros" e não consegue estar quieto um momento.
Força com isso companheiro e bota lá fotos para esta malta ver e aprender a fazer o mesmo (botar fotos):)

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Aprecio a tua coragem em mexer na máquina, eu não seria capaz. Por mim podes continuar a publicar a recuperação da 4L, estou a gostar de ver.

Tiago, o Twingo da primeira geração é dos pouco carros pequenos que gosto, então com tecto de lona, melhor ainda. Óptimo para observar as estrelas e "começar filhos"...

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Aprecio a tua coragem em mexer na máquina, eu não seria capaz. Por mim podes continuar a publicar a recuperação da 4L, estou a gostar de ver.

Tiago, o Twingo da primeira geração é dos pouco carros pequenos que gosto, então com tecto de lona, melhor ainda. Óptimo para observar as estrelas e "começar filhos"...

Começa a meter coisas na cabeça do pequeno que ainda vais ser padrinho :oops:

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019

es Tu é eu, desmontar é fácil e sempre a andar, agora a montar.... 😅

até te digo mais, temos la esse Twingo na garagem ja parado a mais de um ano, o único que andou com ele fui eu para o meter lá dentro. O antigo dono nem sabia abrir o tecto.

Prefiro a 4L, um dia ainda se junta aos outros que temos cá em casa ( Fiat Cinquacento, Opel Astra F Cabrio, Talbot Samba Cabriolet, Fiat 600, VW Polo Coupe MK2 com 40mil km, etc...) 😅
E só somos 3 na família.

Última edição:

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016

Sinto-me muito mais à vontade em mexer no UMM, pois já conheço desde os 17 anos, mas a 4L não deixa de ser um carro simples, tambem tremo a perninha quando estou abrir alguma coisa que não conheço, mas faz parte da aventura, o carro precisa de atenção e eu preciso de o conhecer esta é a melhor forma de ir dominando a matéria.
E desengane-se quem acreditar que o carro é para mim, a minha mulher anda encantada, anda em pulgas para andar com ist, por isso estou a fazer uma manutenção tão profunda. E é fina para eu não me agarrar muito ao carro andou a encomendar coisas da china, tipo autocolantes às florzinhas, pestanas para os faróis, para se identificar o carro mesmo à menina, portanto a coisa vai ficar abixanada, por isso não vou andar muito com a viatura...

Top Inferior