• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Jerrican, legal ou ilegal?

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Gostaria de saber se é legal andar com jerrican´s com gasoleo ou gasolina num jipe. O jerrican deve estar no seu interior ou exterior?

Há alguma homolgaçao para os mesmo?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Pelo pouco que sei, isso é uma questão um pouco em águas de bacalhau...daquelas que nem a policia na estrada te sabe responder e podes ter problemas ou não, dependendo de quem te manda parar.

Transporte de pequenas quantidades à partida não há problema, pois podes sempre alegar que é combustivel para um tractor agricola, uma motosserra, uma moto4 ou qualquer outra geringonça que circule a combustivel. Se andares com grandes quantidades, podes ter problemas porque para todos os efeitos transportas matérias perigosas sem licença/autorização.

Acho que também já vi algures jerricans que obedecem a algumas normas de segurança para transporte de combustivel.

Quanto a andar no interior ou exterior, acho que o unico problema é mesmo se o transportares no exterior, não ultrapassar as medidas do veiculo...acho que não podes, como existem UMM do exército, transportar os jerricans nas laterais do carro...por este ficar mais largo.

Mas isto é mais uma opinião do que resposta. Creio que não há nada na legislação a responder a isto. Desde que se tenha sempre em conta o facto de se estar a transportar uma materia perigosa e o factor contrabando (para quem quer ir a Espanha comprar gasoleo e traze-lo em 'jerricans'), não deverá haver problema.

cUMMprimentos
Benjamim

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
ora bem, depois de ler este tópico comecei por fazer uma pesquisa na net e no forum auto hoje encontrei esta resposta que foi dada a um membro do forum quando tentou saber á cerca desta questão, a escrita seguinte é desse membro:

Contactei á cerca do transporte de combustivel, por exemplo comprar combustivel num local mais barato, e fazer o seu transporte na minha viatura privada...

a resposta dada, e agradeço a atenção dada á minha questão, foi esta:

Citação:
(...)
Acusamos a recepção do documento em referência, o qual mereceu a nossa melhor atenção.
Sobre o assunto tratado no seu e-mail em referência, encarrega-me o Exmº. Tenente - General Comandante - Geral de informar V. Exª. que de acordo com o Regulamento Nacional do Transporte de Mercadorias Perigosas por Estrada, as prescrições deste último não se aplicam ao transporte do carburante contido nos reservatórios de um veículo que efectue uma operação de transporte e que se destine á sua propulsão ou ao funcionamento de qualquer dos seus componentes.

O carburante pode ser transportado em recipientes para carburante portáteis (como, por exemplo, jerricanes), num máximo de 60 litros por unidade de transporte (Veículo ou conjunto de veículos).

Contudo deverá V. Exª. fazer-se acompanhar do respectivo documento de transporte.

Com os melhores cumprimentos,
(assinatura)

Quanto ao documento de transporte quer referir-se á factura ou guia.

fica aqui o link do tema :http://forum.autohoje.com/road-book/50359-ajuda-transporte-de-combustiveis.html

Eu no meu caso já transportei em pequenas quantidades e em jerricans apropriados para o efeito com homologação, agora em garrafões de plástico ou garrafas é proibido por não oferecer condições de segurança, podemdo ser transportado no interior da viatura ou no seu exterior (caixa aberta)

Eu no UMM tenho este jerrican aplicado no lugar da roda suplente e nunca me chatearam a cabeça (IPO) por exceder as dimensões do veiculo, se eu lá tivesse o pneu suplente sairia ainda mais das dimensões do veiculo, talvez por isso nunca me terem implicado no IPO.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

[email protected]

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

www.n-gestus.blogspot.com

www.lamastt.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Muito Obrigado pela pesquisa/resposta a esta questão

Vou imprimir e vai andar comigo anexado ao CarteirUMM

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

Top Inferior