• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

jantes 15 ou 16

Registo
2 Ago 2018
Mensagens
1.486
Localização
Abrantes/Albergaria-a-Velha
Boa noite!

tenho no meu UMM alter 2 turbo uns fedima 235/75 15 queria meter novos pneus gostaria da vossa opinião qual os melhores para todo terreno se jante 15 ou 16 e melhores medidas?

Cumprimentos Rui
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Boas Rui

Antes de colocar alguma questão era bom ler bem as regras do forumm onde diz que a primeira coisa a fazer é a apresentação pessoal e a seguir a do UMM .


 

CFreixo

Iniciado
Registo
15 Dez 2020
Mensagens
38
Olá
Estou com um dilema idêntico...
O meu alter tem as jantes 16 em anexo com pneus Fedima 205/90 - 215/85...


Queria trocar as jantes mas estou com algumas dúvidas:
- Qual é o ET das jantes que tem?
- devo meter jantes 16 ET-20, manter os mesmos pneus e homologar?
- ou devo meter jantes 15 ET-30 e meter 235/75/15??? Estes já estão homologados

A minha ideia era jante mais aberta as rodas saírem um pouco mais para fora... Para estrada ou estradão de terra batida sem grandes aventuras de trilhos duros...

Aberto a novas opiniões...
Desde já obrigado
 

Anexos

  • IMG_20201227_160135.jpg
    IMG_20201227_160135.jpg
    41,1 KB · Visualizações: 101
  • IMG_20201227_155958.jpg
    IMG_20201227_155958.jpg
    41,3 KB · Visualizações: 231
  • IMG_20201227_160004.jpg
    IMG_20201227_160004.jpg
    61,4 KB · Visualizações: 102

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
A UMMáquina é um Atmosférico, portanto não convém esforçar muito o motor com mais esforço na tracção, portanto o 205. 16 ou os 235.15 é o "quante baste"
Se essas jantes achas que são feias, adquire umas Mangels e a coisa fica mais "catita" :cool: :alien:
 

CFreixo

Iniciado
Registo
15 Dez 2020
Mensagens
38
A UMMáquina é um Atmosférico, portanto não convém esforçar muito o motor com mais esforço na tracção, portanto o 205. 16 ou os 235.15 é o "quante baste"
Se essas jantes achas que são feias, adquire umas Mangels e a coisa fica mais "catita" :cool: :alien:

Obrigado pela opinião, qual o offset das Mangels???
A minha ideia não é por pneus maiores, é apenas puxar um pouco o pneu mais pra fora, "tipo bolachas" que não pretendo colocar... Eu até gosto nos pneus que tem, no entanto não estão homologados e a declaração actual não tem essa medida para escolher...
Uma possibilidade era manter estes pneus e comprar jante com offset menor, mas lá está, os pneus continuavam a não estar homologados...
Por isso pensei na jante 15 com offset -30, que já deve puxar o pneu mais a fora e leva os 235 do livrete...
Obrigado pela opinião, qual o offset das Mangels???
A minha ideia não é por pneus maiores, é apenas puxar um pouco o pneu mais pra fora, "tipo bolachas" que não pretendo colocar... Eu até gosto nos pneus que tem, no entanto não estão homologados e a declaração actual não tem essa medida para escolher...
Uma possibilidade era manter estes pneus e comprar jante com offset menor, mas lá está, os pneus continuavam a não estar homologados...
Por isso pensei na jante 15 com offset -30, que já deve puxar o pneu mais a fora e leva os 235 do livrete...

Outra situação é com esta jante e este pneu a máquina entra na garagem e roçar / a fazer festas na parte de cima, e acho que com jante 15 o assunto ficava resolvido
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Obrigado pela opinião, qual o offset das Mangels???
A minha ideia não é por pneus maiores, é apenas puxar um pouco o pneu mais pra fora, "tipo bolachas" que não pretendo colocar... Eu até gosto nos pneus que tem, no entanto não estão homologados e a declaração actual não tem essa medida para escolher...
Uma possibilidade era manter estes pneus e comprar jante com offset menor, mas lá está, os pneus continuavam a não estar homologados...
Por isso pensei na jante 15 com offset -30, que já deve puxar o pneu mais a fora e leva os 235 do livrete...


Outra situação é com esta jante e este pneu a máquina entra na garagem e roçar / a fazer festas na parte de cima, e acho que com jante 15 o assunto ficava resolvido
Convém confirmares a altura total do pneu. O facto de diminuir o diametro da jante, não significa necessariamente que estas a diminuir a altura do carro.
 

CFreixo

Iniciado
Registo
15 Dez 2020
Mensagens
38
Convém confirmares a altura total do pneu. O facto de diminuir o diametro da jante, não significa necessariamente que estas a diminuir a altura do carro.

A minha ideia é que uma jante 16 com pneu 215/85 será sempre mais alta que uma jante 15 com pneu 235/75...

usando as contas do aldeia no outro post neste momento devo ter de altura (215*0.085)*2+40.64=77.19
Com 15 (235*0.075)*2+38.10=73.35

Desta forma o carro poderá baixar em media 4 cm, o que pela altura da garagem basta baixar meio cm e o ferro do meio deixaria de fazer festas. mas ao mesmo tempo estaria a colocar 2 cm mais largo de cada lado, com mais 2/3 cm do offset estaria a alargar em 4/5 cm de cada lado para o exterior do carro...

será que estou errado?
 

Gunas

UMM
Registo
13 Out 2020
Mensagens
490
O pneu 215/85 R16 tem um diâmetro 771.9mm, o pneu 235/75 R15 tem um diâmetro 733.5 mm.
 

CFreixo

Iniciado
Registo
15 Dez 2020
Mensagens
38
O pneu 215/85 R16 tem um diâmetro 771.9mm, o pneu 235/75 R15 tem um diâmetro 733.5 mm.
foi as contas que fiz pelas formulas do "Aldeia", isto em altura...

em Largura a ideia é 215 para 235 mais 2cm de largura com Offset -30 mais 3 cm, logo para cada lado mais 5 cm
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Sim, mas se alterares de um 215/85/16 para um 235/75/16 também baixas o carro em cerca de 1,5cm e manténs a mesma jante. O que queria dizer é que tens que fazer as contas ao conjunto pneu + jante e não só à jante. Nas medidas imperiais nao fazes contas à jante. Um pneu 33, terá sempre 33 de altura independentemente da jante.

Atenção que se for um pneu recauchutado altera a altura do pneu.
E no caso das contas que fizeste, o pneu é 4 cm mais baixo, mas só baixa o carro 2 cm.

Mas como queres alterar os pneus e o offset a melhor coisa é trocar o conjunto completo.
 

CFreixo

Iniciado
Registo
15 Dez 2020
Mensagens
38
Gostava de alterar o offset para o pneu poder sair um pouco mais para fora... E até pensei inicialmente comprar jante 16 com offset mais baixo e manter os mesmos pneus e numa próxima por os 235/75/16, mas não sei se não será demasiado para um atmosférico...
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Instala a jante de 15 com pneus 235/75R15. É o melhor compromisso para um atmosférico. Se quiseres maior podes ir para os 31, 10.5R15, mas já notas o UMM mais pastelão.

As jantes originais 16'' acho que não têm offset nenhum, daí ficarem dentro.

Se tens jantes 16'' tapadas e queres meter discos atrás então terás um problema no futuro, que será muito mais fácil de resolver com as jantes de 15'.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
O Aldeia já disse tudo, agora o melhor é pensar bem e colocar o carro de modo a não investir muito no futuro em termos de coração cansado 😎 :alien:
 

CFreixo

Iniciado
Registo
15 Dez 2020
Mensagens
38
Instala a jante de 15 com pneus 235/75R15. É o melhor compromisso para um atmosférico. Se quiseres maior podes ir para os 31, 10.5R15, mas já notas o UMM mais pastelão.

As jantes originais 16'' acho que não têm offset nenhum, daí ficarem dentro.

Se tens jantes 16'' tapadas e queres meter discos atrás então terás um problema no futuro, que será muito mais fácil de resolver com as jantes de 15'.

Vai ser mm essa escolha, vou meter jante 15 com pneus 235/75/15
Tenho "namorado" por pc umas 7*15 ET-30, mas quero ir velas ao vivo

Assim consigo alargar, baixar, não ter que mexer no livrete e não sobrecarregar a maquina...

Obrigado
 
Top Inferior