Eduardo Filipe
SupremUMM
Já imaginou um pneu sem roda? Veja o Eagle360, um novo protótipo da Goodyear.
Goodyear marca pontos no Salão Automóvel de Genebra com a apresentação do pneu "do futuro".
Radicalmente diferente de tudo a que estamos habituados, o Eagle360, pretende substituir o regular formato de pneus em "donut" e é-nos apresentado num formato esférico que vem inovar toda uma noção de estética , segurança e mobilidade.
Estas esferas altamente aderentes têm a sua ligação ao veículo através de levitação magnética, sem qualquer atrito, sem rodas e sem necessidade de amortecedores, elas prometem causar à partida uma deslocação bastante mais suave e muito menos ruidosa que a dos veículos com os pneus convencionais.
A tecnologia "active" permite que o pneu se mova conforme necessário o que, adicionado à constante superfície de piso do pneu em contacto com a estrada acaba por reduzir substancialmente o risco de deslizamento e consequentes eventuais acidentes.
Com a rotação multidireccional, o Eagle360 permite ao veículo uma deslocação lateral que, como facilmente imaginamos, é um mimo para as manobras mais complicadas nas vias mais estreitas ou nos estacionamentos com as margens de manobra mais reduzidas.
No entanto, ainda não se sabe se esta tecnologia pode ser adaptada aos veículos de duas rodas. Pela nossa parte ficamos curiosos relativamente ao incremento da aderência e da inclinação lateral que esta solução lhes podia trazer. Já para não falar na tracção integral!
Veja abaixo o interessante vídeo disponibilizado pela Goodyear.
Goodyear marca pontos no Salão Automóvel de Genebra com a apresentação do pneu "do futuro".

Radicalmente diferente de tudo a que estamos habituados, o Eagle360, pretende substituir o regular formato de pneus em "donut" e é-nos apresentado num formato esférico que vem inovar toda uma noção de estética , segurança e mobilidade.
Estas esferas altamente aderentes têm a sua ligação ao veículo através de levitação magnética, sem qualquer atrito, sem rodas e sem necessidade de amortecedores, elas prometem causar à partida uma deslocação bastante mais suave e muito menos ruidosa que a dos veículos com os pneus convencionais.
A tecnologia "active" permite que o pneu se mova conforme necessário o que, adicionado à constante superfície de piso do pneu em contacto com a estrada acaba por reduzir substancialmente o risco de deslizamento e consequentes eventuais acidentes.

Com a rotação multidireccional, o Eagle360 permite ao veículo uma deslocação lateral que, como facilmente imaginamos, é um mimo para as manobras mais complicadas nas vias mais estreitas ou nos estacionamentos com as margens de manobra mais reduzidas.
No entanto, ainda não se sabe se esta tecnologia pode ser adaptada aos veículos de duas rodas. Pela nossa parte ficamos curiosos relativamente ao incremento da aderência e da inclinação lateral que esta solução lhes podia trazer. Já para não falar na tracção integral!
Veja abaixo o interessante vídeo disponibilizado pela Goodyear.