Bem-vindo/a Convidado
O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.
Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!
Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.
Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.
A Administração, ForUMM.Eu isolei com fita de tecido. Os tubos de plástico acumulam muita sujidade dentro.Ando de volta da minha instalação eléctrica, mas estou na dúvida que isolamento usar ? O que costumo usar é uma fita de tecido.
Recomendam os tubos de plástico que vinham de origem?
Abraço
Eu isolei com fita de tecido. Os tubos de plástico acumulam muita sujidade dentro.
Na instalação do subwoofer e dos bancos elétricos, o eletricista usou uma calha quadrada própria para passar os fios para trás por baixo do carro. Ficam resguardados e depois de pintada de preto nem se dá por ela.
Eu continuo a apostar na fita de tecido. Não apodrece assim tão facilmente e sempre evita que os fios andem soltos e a rossar onde não devem. É a solução usada nos carros nos últimos 20 anos.Na minha terra existe um velho ditado que diz, "cada cabeça sua sentença "
Pedro os tubos de plástico acumulam muita sujidade , tudo bem...!!!
A fita de tecido molha se e anda dias assim até apodrecer...!!!
A calha quadrada se for das que se usam em casa, ou são muito bem seladas ou deixam entrar água e voltamos à mesma cena...!!!
Voltamos à "estaca zero" então qual o melhor e o mais indicado...!!!![]()
![]()
Eu usei com o objectivo de protecção mecânica. Evita a fricção dos fios entre si, a fricção dos fios com outros componetes da estrutura e a fricção dos fios com outros elementos, tais como sujidade.Ajudem-me lá a perceber a questão!
O isolamento dos fios, é para quê?
Protecção térmica?
Protecção mecânica?
Impermeabilização?
Todos os fios, estão expostos aos mesmos agressores?
Umas simples braçadeiras, de plástico durável, não servem em muitas ocasiões, se fôr só para os manter juntos?
@herrdoctor tens fotos dessa calha? hoje depois de tirar toda fita velha e começar a organizar a fiarada, experimentei depois de isolar com fita de tecido usar um tubo em espiral, mas não sei se estou a gostar e se vai ser prático.Eu continuo a apostar na fita de tecido. Não apodrece assim tão facilmente e sempre evita que os fios andem soltos e a rossar onde não devem. É a solução usada nos carros nos últimos 20 anos.
Em relação à calha, não tenho tido chatices com a sujidade. Mas sabes que o meu carro não é um carro de todo o terreno. De qualquer das maneiras, é uma solução prática, pois é fácil abrir e limpar, ao contrário da solução original.
Está é a solução que arranjei para o meu carro. Enquanto não houver uma solução wireless é a que vai ficar.
Se é a mais correta, na altura não pensei muito nisso, limitei-me a seguir as tendências actuais segundo os vídeos do YouTube.
![]()
Depois de ver várias soluções, acho que não existe nada perfeito que seja versátil a tudo.. É mais como o @Cournil Lisboa diz e adoptar várias soluções para cada local, e claro para o uso que será utilizado o UMMPela minha intuição, seguiria assim:
- calhas e tubos, nas linhas mais directas, em troços rectos, e deixando sempre a possibilidade de enfiamentos/desenfiamentos individuais.
- nas situações mais expostas, a gravilhas, a protecção mecânica é o mais importante!
- mas........, perto de linha de escape, ou de componentes que aquecem, o isolamento térmico é que manda!
- quanto à humidade, parece-me que a necessidade de isolamento é nos terminais de ligação, pois qualquer isolamento plástico de fábrica, garante o isolamento do cobre.
- E ainda, é importante, acautelar, a passagem em elementos articulados (por exº alimentação de fechaduras eléctricas)