• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Isenção de IUC clássicos. Alteração ao código IUC 31/03/2020

Alemao

UMMzito
Registo
30 Out 2019
Caros amigos, provavelmente muitos já têem conhecimento, mas foi publicada esta alteração ao código do IUC que aqui deixo o link para analisarem. Julgo que alguns dos nosso UMM´s podem ser englobados nesta nova lei, naturalmente mediante o cumprimento de alguns requisitos.

Um abraço a todos

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Caros amigos, provavelmente muitos já têem conhecimento, mas foi publicada esta alteração ao código do IUC que aqui deixo o link para analisarem. Julgo que alguns dos nosso UMM´s podem ser englobados nesta nova lei, naturalmente mediante o cumprimento de alguns requisitos.

Um abraço a todos

Pois......mas lendo bem, só se deve aplicar ao Rui (blaid ninja) e mais alguns.....
É que um dos critérios, é que os carros não podem fazer + de 500km/ano o_O

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Não se aplica muito a UMM's. Um grande parte do pessoal gosta de circular com eles quer em estrada ou TT, e a grande maioria não se entusiasma muito com a originalidade ou genuíno.

Por exemplo no mundo das 4L já terá mais entusiastas aderir.

Registo
2 Ago 2018
Já deu para entender se não levas de um lado, levas do outro. lolol
Eu ainda não entendi muito bem, mas já deu para perceber que tens um UMM famoso pela parte negativa!!!
É assim tinha um atmosferico que ia comecar a restaurar mas surgiu oportunidade trocar por este turbo mais acerto da minha parte e fiz só que como quando se compra um carro nós nunca sabemos como vem e tem alguns afazeres , e tenho andado a fazer com calma e como o tempo permite e não ando muito com ele por ainda andar a fazer algumas coisas com os poucos conhecimentos que tenho e outras entrego a profissionais . Nem a vida profissional permite lhe dedicar muito tempo tinha 3 trabalhos e agora tenho 2 mas sinceramente não tenho muito tempo e pronto não lhe dedico o tempo que queria .

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
É assim tinha um atmosferico que ia comecar a restaurar mas surgiu oportunidade trocar por este turbo mais acerto da minha parte e fiz só que como quando se compra um carro nós nunca sabemos como vem e tem alguns afazeres , e tenho andado a fazer com calma e como o tempo permite e não ando muito com ele por ainda andar a fazer algumas coisas com os poucos conhecimentos que tenho e outras entrego a profissionais . Nem a vida profissional permite lhe dedicar muito tempo tinha 3 trabalhos e agora tenho 2 mas sinceramente não tenho muito tempo e pronto não lhe dedico o tempo que queria .

Oh Rui, cada um faz o que pode, e tem o que pode! E mesmo assim, sabe Deus......
Que fique claro, que nunca foi intenção minha, brincar com essas circunstancias.
Só alinhei na brincadeira do Eduardo, porque estava convencido que era mais "esquisitice tua" a melhorar o carro, que outra razão qualquer.
Respeito muito, as disponibilidades de cada um.:)

Quanto à isenção IUC, o que acrescento é a minha própria experiência: O meu carro, está certificado pelo ACP, mas realmente para beneficiar desta isenção, só se tivesse o carro para ir comprar o jornal ao fdsemana....... Não é expectável que um carro como os nossos, só faça 500Km num ano....

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010

Não vale a pena chorares o mal já está feito, foste logo enrab...,na compra, compraste gato por lebre, e não digo mais nada porque a culpa agora foi minha....!!!

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
estive a ver link, mas nao vi nada tipo seguros por causa dos km? e na avaliaçao?

A kilometragem fica registada na certificação, e é fácil, fazer as contas..........
A menos que eles se deixem enganar, com as mexidelas no conta-quilómetros......
Vai haver gente a tentar, digo eu......

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Pelo que li penso que os UMM´s não estão abrangidos, salvo as excepções do modelos que estão registados como "ligeiros de passageiros" e não os "ligeiros mistos".

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Pelo que li penso que os UMM´s não estão abrangidos, salvo as excepções do modelos que estão registados como "ligeiros de passageiros" e não os "ligeiros mistos".
la diz Esta revisão vem trazer ainda uma nova isenção, destinada aos veículos pesados (peso bruto superior a 2500kg) mistos ou de mercadorias, desde que obtenham Certificado de Veículo de Interesse Histórico

goncabar

Iniciado
Registo
30 Out 2019
A kilometragem fica registada na certificação, e é fácil, fazer as contas..........
A menos que eles se deixem enganar, com as mexidelas no conta-quilómetros......
Vai haver gente a tentar, digo eu......

Boa tarde,
Desculpem desencantar este tema com quase 2 anos, estava aqui a ler este post em que refere o limite de 500 KM por ano e efectivamente existe essa informação no que diz respeito à isenção do IUC:

Mas quem faz essa comunicação? São os centros que fazem as inspecções de 4 em 4 anos? É que por exemplo no cpaa tem a seguinte descrição:

"Ou seja, o único limite é a razoabilidade. Só quando se verificar que a média de quilometragem anual sugere um uso diário e utilitário do veículo, é que os técnicos poderão, eventualmente, questionar a legitimidade da atribuição do estatuto de V.I.H.

Caso houvesse um limite baixo de quilometragem para os veículos Certificados, isso inviabilizaria a participação em muitos dos ralis históricos que se realizam em Portugal, sendo que alguns deles se estendem por várias centenas de quilómetros. Seria, portanto, um contra-senso, tendo em conta que um dos objectivos da Certificação de V.I.H. é, precisamente, o de promover a liberdade de utilização dos mesmos.

Assim, a quilometragem nunca será um obstáculo à utilização do V.I.H., nem ao acesso aos privilégios da certificação, nomeadamente, à isenção do IUC."

Sei que é um tema recente, mas alguém tem alguma experiência que comprove o contrário?

Abraço e Obrigado!
Gonçalo!

Registo
8 Mar 2021
Interessante puxarem este assunto sobretudo com estes dados a cerca do limite de quilometragem.
O ano passado quando comprei o meu Cournil falei com o ACP por ser sócio e esta foi a informação partilhada na altura que suponho esteja ainda atual no que respeita ao limite de quilometragem. Eles falam em 5.000 km anuais e não os ridículos 500 km...
Não faço aqui publicidade nem recebo comissão por novos sócios... Apenas partilho o que me foi enviado...

Anexos

• Apresentação ACP Clássicos-2019.pdf
    413,6 KB · Visualizações: 322

goncabar

Iniciado
Registo
30 Out 2019
Interessante puxarem este assunto sobretudo com estes dados a cerca do limite de quilometragem.
O ano passado quando comprei o meu Cournil falei com o ACP por ser sócio e esta foi a informação partilhada na altura que suponho esteja ainda atual no que respeita ao limite de quilometragem. Eles falam em 5.000 km anuais e não os ridículos 500 km...
Não faço aqui publicidade nem recebo comissão por novos sócios... Apenas partilho o que me foi enviado...

Olá Paulo,

Pelo que percebo no documento que envias-te diria que esses 5000 KM são relativos aos seguros. A minha questão é mais em relação à isenção do IUC e ai sim parece que o que vale são os 500KM.
Isso é para quem quiser colocar o carro numa vitrine...

Olá Tiago,

Essa opinião é por causa dos KM ou pela exigência das certificações?
É que se fosse um número razoável de KM anuais... ao menos tirava o "fardo" e stress de ter que inspeccionar o carro todos os anos...passava a ser só de 4 em 4... por outro lado se a exigência fosse 4 vezes maior do que na inspecção anual perdia todo o interesse :)

Última edição:

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Eu acredito piamente que os 500 kms foram uma gralha na redação do DL, e que não a terão alterado por ridículo.

De qualquer forma, se todas as entidades certificadoras estão contra os 500kms, não serão elas a obstacularizar, e, creio, muito menos a reportar ao fisco a kms dos carros!
Até porque serão inspectores automóveis, não agentes tributários.

Top Inferior