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Intercooler à frente

GPatuleia

UMM
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28 Abr 2020
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Boa tarde a todos,

Na minha pick-up cabine dupla estou a equacionar a relocalização do intercooler para a frente do radiador. Quem já o fez e qual a opinião relativamente a esta alteração? A minha ideia seria aplicar um radiador de duas bocas a sair para o mesmo lado do lado direito do radiador. Estaria a equacionar um intercooler dos SEAT Ibiza TDI mas com maior volume.
image2-740x740.jpeg
Teoricamente este trabalho traz vantagens e desvantagens, a meu ver:

Vantagens
- Intercooler a trabalhar com ar mais fresco, logo mais performance
- Mais espaço para trabalhar na baía do motor

Desvantagens
- Devido à posição central do motor as tubagens teriam que ser bastante compridas o que poderá diminuir a resposta do turbo

A pergunta é feita para quem fez ou está a equacionar fazer, e não para aqueles que vêm desdenhar e achar que é uma patetice e não têm nada de construtivo para partilhar.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Boa tarde a todos,

Na minha pick-up cabine dupla estou a equacionar a relocalização do intercooler para a frente do radiador. Quem já o fez e qual a opinião relativamente a esta alteração? A minha ideia seria aplicar um radiador de duas bocas a sair para o mesmo lado do lado direito do radiador. Estaria a equacionar um intercooler dos SEAT Ibiza TDI mas com maior volume.
Visualizar anexo 13288
Teoricamente este trabalho traz vantagens e desvantagens, a meu ver:

Vantagens
- Intercooler a trabalhar com ar mais fresco, logo mais performance
- Mais espaço para trabalhar na baía do motor

Desvantagens
- Devido à posição central do motor as tubagens teriam que ser bastante compridas o que poderá diminuir a resposta do turbo

A pergunta é feita para quem fez ou está a equacionar fazer, e não para aqueles que vêm desdenhar e achar que é uma patetice e não têm nada de construtivo para partilhar.
Postas as coisas dessa maneira. então venham de lá os "entendidos" na matéria, ou não...!!! 😚 :alien:
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Queres ter mais ar fresco no intercooler sem grandes alterações?
Basta colocares um electoventilador na parte inferior do intercooler de origem a forçar a aspiração de ar fresco do exterior, para além de conseguires o que pretendes ainda ganhas um extra com essa alteração visto que o ventilador debaixo do intercooler vai ventilar toda a zona do turbo e coletores de escape e admição, evitando o sobreaquecimento dessa zona do motor!
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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Queres ter mais ar fresco no intercooler sem grandes alterações?
Basta colocares um electoventilador na parte inferior do intercooler de origem a forçar a aspiração de ar fresco do exterior, para além de conseguires o que pretendes ainda ganhas um extra com essa alteração visto que o ventilador debaixo do intercooler vai ventilar toda a zona do turbo e coletores de escape e admição, evitando o sobreaquecimento dessa zona do motor!

que ventoinha já agora?

eu gosto bastante do Intercooler do 325tds
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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que ventoinha já agora?

Tem de ser uma ventoinha pequena o suficiente para caber na parte inferior do intercooler, mas ao mesmo tempo potente.
Fiz essa aplicação no meu UMM, coloquei uma ventoinha que veio do radiador de uma moto.
A que arranjei na altura veio de uma MV Agusta mas não faltam opções no mercado de peças usadas...
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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Tem de ser uma ventoinha pequena o suficiente para caber na parte inferior do intercooler, mas ao mesmo tempo potente.
Fiz essa aplicação no meu UMM, coloquei uma ventoinha que veio do radiador de uma moto.
A que arranjei na altura veio de uma MV Agusta mas não faltam opções no mercado de peças usadas...

O @NMoutinho também acho que colocou de uma mota, agora qual já não sei.
 

GPatuleia

UMM
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28 Abr 2020
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Pessoal agradeço as dicas. Há imensas ventoinhas pequenas que dá para aplicar no intercooler original. Mas estão a desviar-se do tópico. A ideia é falarmos da alteração da posição do intercooler para a frente do radiador...
 

Passarinho

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Gonçalo, na minha opinião só tens a ganhar com a montagem do intercooler na dianteira do carro. O intercooler original está muito mal concebido, quer em dimensões quer em posicionamento. O teu raciocínio sobre a extensão das tubagens tem lógica, mas na prática não sentes diferenças.

Já devias ter avançado ontem com essa alteração!!
 

MarioMachado

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Pessoal agradeço as dicas. Há imensas ventoinhas pequenas que dá para aplicar no intercooler original. Mas estão a desviar-se do tópico. A ideia é falarmos da alteração da posição do intercooler para a frente do radiador...
A meu ver não se justifica.
O que eventualmente se ganha na alteração de posição é perdido pelo aumento de volume de ar que o turbo terá de transportar por causa dos tubos precisarem de serem prolongados...
A aplicação de tubos rigidos é uma mais valia mas isso implica muito trabalho e equipamento adequado para fazer essas novas linhas!
Mas como tudo na vida, "há que arregaçar as mangas" e avançar ou aguardar pelo testemunho de alguém que já o tenha feito...
 

GPatuleia

UMM
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28 Abr 2020
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Gonçalo, na minha opinião só tens a ganhar com a montagem do intercooler na dianteira do carro. O intercooler original está muito mal concebido, quer em dimensões quer em posicionamento. O teu raciocínio sobre a extensão das tubagens tem lógica, mas na prática não sentes diferenças.

Já devias ter avançado ontem com essa alteração!!

Nos nossos carros a posição do Intercooler e as suas características dão sempre a sensação que aquilo não foi mais que um "afterthought" por parte da Peugeot e da UMM. Aquela canalização do ar até ao Intercooler parece tudo menos eficiente para além de que ter um intercooler mesmo em cima de colectores de escape/admissão é uma ideia péssima. Depois há o aspecto prático da coisa, ter ali o Intercooler é mais uma tralha à frente cada vez que queremos fazer manutenção no UMM...
A meu ver não se justifica.
O que eventualmente se ganha na alteração de posição é perdido pelo aumento de volume de ar que o turbo terá de transportar por causa dos tubos precisarem de serem prolongados...
A aplicação de tubos rigidos é uma mais valia mas isso implica muito trabalho e equipamento adequado para fazer essas novas linhas!
Mas como tudo na vida, "há que arregaçar as mangas" e avançar ou aguardar pelo testemunho de alguém que já o tenha feito...

A ideia é utilizar o máximo possível de tubagens em inox. Irei mandar fazer as tubagens à medida. Qualquer casa de escapes faz isso não é nada complicado.
 

MarioMachado

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31 Out 2008
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Nos nossos carros a posição do Intercooler e as suas características dão sempre a sensação que aquilo não foi mais que um "afterthought" por parte da Peugeot e da UMM. Aquela canalização do ar até ao Intercooler parece tudo menos eficiente para além de que ter um intercooler mesmo em cima de colectores de escape/admissão é uma ideia péssima. Depois há o aspecto prático da coisa, ter ali o Intercooler é mais uma tralha à frente cada vez que queremos fazer manutenção no UMM...


A ideia é utilizar o máximo possível de tubagens em inox. Irei mandar fazer as tubagens à medida. Qualquer casa de escapes faz isso não é nada complicado.

Olha Gonçalo, se tens onde fazer a tubagem em inox já é uma mais valia, mas isso pode até ser pouco percetível no desempenho e performance do motor!
Para teres ganhos significativos terás de ir mais longe e colocar um turbo com geometria variável, aí sim vale a pena e só tens a ganhar, mas vai para um turbo do tipo 2052V ou similar.
 

migumm

UMM
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claro que um turbo de geometria oferece outros ganhos incomparáveis quanto a mim será a melhor opção, vale bem o investimento so quem nunca conduziu um umm sem geomitria é que pensará o contrário!!
Contudo, a alteração da posição do intercooler também e fundamente pois a localização original é praticamente obsoleta!! óbvio que se aumentado o tamanho da canalização tens que contar que irá demorar um pouco mais a encher!!! mas depois de teres a pressão no ponto vai manter-se o caudal e a resposta esperada.

cummps Miguel Esteves
 

GPatuleia

UMM
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Gonçalo, na minha opinião só tens a ganhar com a montagem do intercooler na dianteira do carro. O intercooler original está muito mal concebido, quer em dimensões quer em posicionamento. O teu raciocínio sobre a extensão das tubagens tem lógica, mas na prática não sentes diferenças.

Já devias ter avançado ontem com essa alteração!!

Já agora, tens fotos de algum trabalho desses? Partilha para se tirar ideias 😉
 

badumm

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Boas @GPatuleia,

Posso dar a minha opinião com base no que tinha no meu UMM.
O intercooler estava posicionado à frente, com "quilómetros" de tubagem, e por esse motivo, o turbo original demorava a encher, literalmente só enchia quase no corte.

A minha opção, com base no uso que dou ao meu UMM, foi eliminar o intercooler e aplicar um turbo mais pequeno, para encher mais depressa e ter mais baixas.

Com esta última alteração, fiquei muito satisfeito. Fiquei com o UMM muito responsivo e com bastante força.

Espero ter ajudado :)
 

Passarinho

UMMzão
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Gonçalo,

Posso enviar-te fotos da montagem do intercooler que tenho no meu umm.

Penso que fizeste a aplicação do sistema de arrefecimento original do alter turbo na tua picareta, não foi? nesse caso a aplicação de um intercooler frontal torna-se mais complexa, tive que avançar a radiador do óleo para junto da grelha para conseguir "ensanduichar" o intercooler entre os 2 radiadores água / óleo.

Tens que escolher um intercooler que seja dimensionado para o espaço que vais conseguir disponibilizar. Dificilmente irás encontrar um de aplicação directa, vais ter que ter sempre corte e reconfiguração dos bocais de entrada / saída.
 

Passarinho

UMMzão
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A meu ver não se justifica.
O que eventualmente se ganha na alteração de posição é perdido pelo aumento de volume de ar que o turbo terá de transportar por causa dos tubos precisarem de serem prolongados...
A aplicação de tubos rigidos é uma mais valia mas isso implica muito trabalho e equipamento adequado para fazer essas novas linhas!
Mas como tudo na vida, "há que arregaçar as mangas" e avançar ou aguardar pelo testemunho de alguém que já o tenha feito...

Mário,

Quando puderes espreita o capot de um megane ou laguna DCI e verás que o construtor francês não teve grandes preocupações com a extensão dos tubos. E se depois de veres o circuito do intercooler sentares no carro e fores dar uma volta não vais sentir de certeza ausência do turbo.
 

Aldeia

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Eu também optei por colocar à frente. Já tive por cima do motor e também não era mau, mas em estrada parece-me que à frente é melhor, apanha mais ar.
 

MarioMachado

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Mário,

Quando puderes espreita o capot de um megane ou laguna DCI e verás que o construtor francês não teve grandes preocupações com a extensão dos tubos. E se depois de veres o circuito do intercooler sentares no carro e fores dar uma volta não vais sentir de certeza ausência do turbo.

Filipe.
Esses carros que falas e muitos outros mais recentes turbo-alimentados tem todos uma coisa em comum!
Um turbo de "GEOMETRIA VARIÁVEL"...
Por outro lado se fores ver por baixo do capon dos mesmos construtores franceses e de outros paises mas de modelos mais antigos em que a pressão do turbo é controlada pelo acionamento de uma válvula "Ast-gate" vais ver que os intercoolers ficaram todos colocados debaixo do capon alguns apertados diretamente ao motor para reduzir a estenção da tubagem entre o turbo e intercooler...
Eu mesmo também já pensei em colocar um intercooler na parte da frente, tanto que já cá tenho um, mas como percebi que só terei proveito dessa alteração quando ele for acompanhada pela substituição de um turbo adequado, resolvi não avançar, até porque o meu jipe tem um notório bom desempenho com a tal ventoinha no intercooler de origem...
 

herrdoctor

Pedro Faria
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Essa foi uma das minhas grandes questões. Na altura ponderei colocar, se não estou em erro, um intercooler de um fiat bravo, porque a entrada e saída eram do mesmo lado e era possível colocar à frente sem ter que mexer no radiador do óleo.

Em relação ao atraso na resposta, acho que deve ser insignificante, pois a partir do momento em que existe ar dentro dos tubos, aumentando a pressão de um lado, a pressão aumenta quase instantaneamente no outro lado. Um pouco à semelhança do que acontece com uma mangueira de água, a partir do momento em que existe água dentro da mangueira, quando aumentamos o débito na torneira, este aumenta logo na outra ponta. Penso eu...


Acabei por optar pela opção original, porque penso que mesmo não sendo a ideal, penso que funciona. À velocidade que o UMM atinge, acho que os ganhos de o colocar à frente não serão significativos. Mas, mais uma vez, posso estar enganado.
 
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