• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

injecção directa - esclarecimento

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
Amigos,

ouço várias vezes falar na tecnologia de injecção directa nos motores diesel como sendo uma criação da VW, nos inicios da decada de 90 (1993), com os motores TDI.

No entanto, encontro muitos veiculos, como Nissans cabstar de 1990 e toyotas dynas de 1987 já anunciavam esta tecnologia.

Afinal, trata-se da mesma coisa? que injecção directa é esta que as marcas niponicas apregoavam?

exemplo:



alguém inteirado desta matéria pode esclarecer??


Cumprimentos,

Passarinho

(o primeiro "postador" do ano!)


 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Não te quero enganar mas o 1º veiculo de serie comercializado com injecão direta foi um Fiat com tecnologia Bosch em meados de 80, a VW acho que só lá para 89 ou 90 é que começou a vender carros com essa tecnologia, se não me engano até foi o R5 da audi e só depois é que passou para os 1.9.
No caso da injeção direta a gasolina já era utilizada comercialmente antes da 2ª guerra.
Se estás a falar da famosa sigla TDI essa em muitos paises até está registada para uso exclusivo da VW
Só uma coriosidade, ainda hoje a VW em Salzgitter fabrica uma variante do motor R5 para aplicações maritimas.

Em relação ao tipo de injeção direta dos japoneses ou dos alemães é quase a mesma coisa, em vez de teres uma camara de pré combustão por cima ou de lado do cilindro onde o combustivel é injectado tens uma especie de donut escavado no topo do pistão ou simplesmente uma cova com um alto ao meio onde o combustivel é injectado e "serve" de camara de pré combustão.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 
Registo
23 Jul 2010
Mensagens
977
Localização
Portugal
Fonte: Autopédia

Durante décadas, a tecnologia automóvel foi incapaz de desenvolver motores de injecção directa onde o gasóleo é finamente pulverizado directamente para dentro dos cilindros. Para colmatar esta impossibilidade, os diferentes construtores optaram por uma solução de recurso denominada injecção indirecta onde o gasóleo é injectado para uma pré-câmara. Esta pré-câmara (normalmente de geometria esférica) encontra-se ligada ao cilindro por um pequeno orifício. Foi preciso esperar até 1989 para que surgisse o primeiro sistema de injecção directa em motores Diesel para automóveis. Fora desenvolvido pela Bosch e equipava o Audi 100 2.5 V6 TDi. Fruto das vantagens que apresenta, nomeadamente ao nível dos consumos, rapidamente os restantes construtores começaram a acompanhar a aposta do Grupo VW que durante a década de 90 dominou o mercado com as suas versões TDi. Ao iniciarmos este novo século são já muitas as marcas que aderiram aos motores com injecção directa, como a BMW, a Mercedes, a Renault, a Toyota, o grupo PSA ou a Fiat (este último igualmente pioneiro nesta tecnologia com o Fiat Croma TD). Especialistas no ramo apontam para que em menos de cinco anos os motores de injecção indirecta desapareçam de vez do mercado automóvel.

não percebo nada mas o google percebe de tudo...



 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Mas estão ai umas pequenas gralhas, segundo o que fui consultar aqui nuns manuais de uma formação, o primeiro carro a ser vendido foi o croma em 1986, no universo VW só em 89 a Audi começou a vender o 100 com um r5 de injeção directa, tanto um como o outro com tecnologia Bosch.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
quote:Originally posted by streetpreacher

Mas estão ai umas pequenas gralhas, segundo o que fui consultar aqui nuns manuais de uma formação, o primeiro carro a ser vendido foi o croma em 1986, no universo VW só em 89 a Audi começou a vender o 100 com um r5 de injeção directa, tanto um como o outro com tecnologia Bosch.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Em relação a veiculos sem serem de passageiros a utilização de injeção directa começou no inicio da decada de 60, aqui o manual que eu tenho não especifica nada pelo que me leva a concluir que os primeiros motores utilizados não tinham tecnologia da Bosch mas sim de outro fabricante.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Agora numa pesquisa rapida no google para tentar saber quem teve o primeiro motor, encontrei relatos de que a MAN em 1923 produziu, montou e apresentou no Show de Berlin o primeiro motor diesel de injeção directa num camião, mas que só ficou disponivel a sua venda ao publico em 1927.
Mais um pouco e até o Adão e a Eva tinham um carro diesel com injeção directa:)

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
544
Localização
Portugal
Penso que o que gera a confusão neste caso é o facto da real questão não ser quem foi o primeiro a inventar a injecção directa, mas sim quem terá sido o primeiro a desenvolver e a tornar a injecção directa realmente eficiente e dominante. E aí sim, a VW tem o mérito.
É a mesma questão que, por exemplo, o mistério do Biodiesel, ou o uso de óleo vegetal, fala-se muito como se fosse uma invenção, uma coisa nova, mas ninguém se lembra que o senhor Rudolf Diesel, quando inventou e patenteou o motor, fê-lo precisamente usando óleo de origem vegetal.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
544
Localização
Portugal
Pois, está certo, tens toda a razão, mas pronto, a cara que toda a gente vê e compra é a VW, o comum dos mortais não sabe o resto, aquilo é tudo VW e tá a andar :p

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
531
Localização
Portugal
Mais uma achega:D
Quem não se lembra destas camionetas???

Já eram Injecção directa,com motor 3500cc de origem Fiat, e estamos a falar dos finais da decada 60, principio de 70, sei porque o meu Pai teve uma, era uma máquina cheia de força, e já tinha cx de 5 velocidades:p


 
Top Inferior