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"imitação" tecto duplo - RESOLVIDO!!

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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Amigos,

como a maioria dos utilizadores deste forumm já deve ter tido conhecimento, dia 29 arranca uma caravana de UMM's a caminho de terras Africanas, até Marrocos, da qual eu faço parte.

Uma das minhas maiores preocupações tem sido a demanda por uma solução que me permita baixar a temperatura dentro do UMM que vou levar, uma vez que é todo preto e gosta muito de me ver a transpirar (seja pelos mais diversos motivos.....)

Considerei várias hipóteses, desde a aplicação de um ar condicionado (que não está posto de parte, mas não para esta aventura que agora se aproxima..), forrar o tejadilho com vinil branco ou reflector.. A solução mais eficaz que me aconselharam foi a aplicação do tradicional tecto duplo.

Nesse sentido, lembrei-me de uma grade de tejadilho que tenho arrumada lá para casa e que poderá ser porreira para esse fim!

Seguem umas fotos da dita grade, ainda montada num UMM:


















Qual a vossa opinião acerca do material a utilizar para forrar a grade para fazer de chapéu?

tinha pensado em placas de contraplacado, aí com 3 mm de espessura, possivelmente até apertadas por baixo dos ferros em vez de apertarem por cima, por forma a não terem tendência a descolarou a saltarem fora...

o que acham?

 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Filipe,

Se a pergunta e', "Como reduzir a temperatura no interior do UMM" entao ai vai uma resposta:

1 - Tens que pensar qual e' a maior fonte de calor no interior do UMM ou fonte de calor que esteja perto do habitaculo, e' o motor e transmissoes.

2 - E que fazer para suprimir a producao de calor dessa fonte?...muito pouco, pois podias fazer remocao do tablier e todos os componentes na zona desde o "torpedo" (zona inferior do para brisas / carrocaria) ate a pedaleira e a toda a largura dessa area, insonorizavas com material adequado e revestias a material termico-reflector, principalmente nesta area tem que ser material de espessura razoavel e de composicao muito especifica (uma tela de celula fechada e se possivel com uma camada "sandwich" de metal dissipador "no meio") e' uma tela flexivel.


EDIT: fotos adicionadas referentes a tela que falo na linha de cima




3 - No chao do veiculo tambem teras que aplicar material neste caso flutuante e nao "colado" mas de caracteristas semelhantes ao te cima pois tens a caixa de velocidades a gerar calor, e ainda influencia do motor e zona da linha de escape. Usando os verdadeiros materiais teras diferencas na passagem de calor para o interior da cabine SEM DUVIDA nenhuma. o problema e' mesmo teres o correcto fornecimento.


Agora se a pergunta e': Como usar uma grade de tejadilho para reduzir a influencia do sol no comportamento da temperatura no habitaculo UMM"

1 - A resposta sera simples, muito pouco iras obter na reducao da temperatura no interior do UMM ao montares uma grade de tejadilho como na foto mesmo que apertando placas de "contraplacado".

E aqui deixo uma nota especifica, se usares a grade tal e qual esta nas fotos pensa bem se os pontos de solda estarao de boa saude pois com as vibracoes TREMENDAS em toda a viagem e especificamente em zonas semelhantes a da foto da assinatura do Jorge Portela a coisa parte toda e racha em pontos que menos esperas pois a idade da estrutura e fraca proteccao a corrosao nao ajuda em nada e as constantes torcoes e "saltos" tambem.

Ao carregares com peso seja de mercadorias ou items que precises para esta tua viagem so vais aumentar o stress da estrutura ja por si so fragilizada com a idade.
Lembro que podes bem apanhar chuva durante tao longa viagem....e contraplacado se nao for o "maritimo" vais gastar dinheiro mal gasto, ao mesmo tempo o maritimo e' bem pesado devido as caracteristicas de fabrico + mercadoria...voltas a linha de cima.

Levares essa mesma armacao "vazia" e com algum tipo de painel estilo "chapa de aluminio" poderas reduzir no peso e dar algum reforco a toda a estrutura se estas novas chapas forem devidamente aplicadas e reforcadas entre elas e a grade.
Teras algum obstaculo a luz directa do sol? sim...mas olha que nao sera esse o ponto principal da producao de calor no habitaculoo UMM.

Conselhos para nao te meteres em despesa agora na recta final:
- Boa ventilacao do habitaculo
- Calcoes
- Robe para a sauna se tiveres um no kit de sobrivencia
- Boa disposicao
- E deixa la o "aranhico" que para quem nao tem nada essa grade ate pode dar jeito, mas para teres mais uma preocupacao extra para esta viagem nao aconselho. E de regresso quando tiveres que fazer desmontagem geral aproveita e volta a ler estes pontos e "investe", passando por fabricar uma grade "nova" e isolar a cabina toda do UMM

Tambem deixo aqui um link que na altura do debate neste topico foi criado e vale a pena passar por la para mais explicacoes e pontos de vista:
https://for-umm.pt/oldthreads/28022


Boa sorte e boa viagem


 

JummP

UMM
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9 Jan 2007
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amigo Passarinho

deixo uma dica para os dias de mais calor no deserto

Conduz o máximo de tempo que puderes com os vidros fechados,
quando a temperatura dentro do UMM atingir cerca de 50 graus e
estiveres quase a desmaiar, abre os vidros ao mesmo tempo
e vais ver que sentes uma corrente de ar fresco :D:cool:

repetir qb e hidratar com chá quente :D
 

mafagaios

UMM
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17 Jun 2011
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Já pensaste em pladur :p
Agora sem brincadeiras, o melhor que podes fazer sem gastar € é aplicar umas tábuas tipo contraplacado, por experiência não leves nada fofo, tipo espuma pois se desconfiarem de algo rasgam isso tudo, garrafas de álcool e tabaco, esconde mt bem senão ficas sem elas lol qualquer coisa liga-me pois já lá fui MUITAS vezes em várias épocas do ano. abc

Ricardo Guimarães
 

msUMM

UMM
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14 Jul 2007
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Viva Passarinho!
Penso que não vale a pena complicar... principio do boné na cabeça...
Colocas um tecido tipo tenda de campismo fixado à grade de tejadilho é mais leve que o contraplacado e se chover não à stress!
Assim a tua máquina não precisa de bronzeador....
UMM abraço
MS
 

silvio

UMM
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29 Abr 2012
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Amigo passarinho: Passa bastante cola sobre o UMM e cola penas de passarinho.

cUMMprimentos
Sílvio
 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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e onde vou arranjar as penas??

ainda não aderi á metrosexualidade para poder dar o meu contributo :)

 
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1 Jun 2015
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Ja que vais para Africa o melhor é colocares umas folhas de palmeira por cima da grade que serve ao mesmo tempo de camuflagem se te vires de aflitos...!!!

 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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As mulheres têm cada ideia maluca.,!!!

Com um depósito de 50 l de água e uns dispersores montados em volta da grade, com uma bomba a apanhar a água que cai para as calhas de volta ao depósito e tens o problema resolvido...!!! e esta hem...

 

MarioMachado

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31 Out 2008
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quote:Originally posted by Eduardo Filipe

As mulheres têm cada ideia maluca.,!!!

Com um depósito de 50 l de água e uns dispersores montados em volta da grade, com uma bomba a apanhar a água que cai para as calhas de volta ao depósito e tens o problema resolvido...!!! e esta hem...




E depois dizes que as mulheres è que tem cada ideia maluca!:D:D



 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Se o problema é o preto do tejadilho, pinta de branco com umas jantes brancas fica bem.

Outra hipótese é capota de lona mas de cor clara que ainda te vai ajudar bastante a reduzir peso.

Essa estrutura parece porreira mas isso depois de forrado vai dar mais uns bons kg ao jipe...
Cumprimentos.

 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Ainda dizem que não existem, eles é que não os procuram...!!!

Tens que registar a patente antes de partires para as Africas, senão sujeitas te a ficar sem ela...!!!

 
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