• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Identificação Luzes/Manómetros Cournil

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Ora muito boa noite Camaradas, depois de um tempinho distante, confesso que já estava com saudades disto. E vou começar já a chatear o povo que aqui anda. 🤣 ... quem tem um Cournil a ver se me pode ajudar aqui a identificar as luzes dos Manómetros.

Começando por este menino:

5617AA25-467E-44FE-AAC2-E0E173EC8CFE.jpeg
1- Não faço ideia
2 - indicador dos piscas...

Passando para o mais complicado :

23429A13-6A4C-45FF-8C2B-465092F185B8.png
1- Carga Bateria !? Como é que é medida a carga ? Ou alternador ?
2- Maximos Ligados
3-Nível Combustível
4- nível óleo motor ?
5- temperatura motor !? O sensor que está por cima do motor ? Que só tem um pino !?
6- não faço ideia???

Agradeço desde 😊

Cumprimentos.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Por acaso não tenho manual do condutor do cournill. Só tenho manual de mecânica. Podes orientar pelo esquema eletrico.

pelo esquema eletrico tens os seguintes fios:

Conta km:
- avisador mudança direção
- fio neutro
- iluminação de quadro de bordo

outro manometro:
- avisador do alternador (1 fio que vem do regulador)
- avisador pressão óleo ( 1 fio que vem de um sensor do bloco)
- avisador temperatura h2o (1 fio que vem de um sensor do bloco)
- indicador nível combustível (1 fio que vem do depósito)
- indicador dos máximos (1 fio que vem de um conector que vai para as luzes da frente)
- indicador segurança de travagem / travão de mão (1 fio que vem do deposito óleo dos travões e 1 fio que vem de manocontacto de assist. travão?, deduzo que seja do travão de mão)
- fio positivo

entre os manometros tens:
- fio neutro

Última edição:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Ora muito boa noite Camaradas, depois de um tempinho distante, confesso que já estava com saudades disto. E vou começar já a chatear o povo que aqui anda. 🤣 ... quem tem um Cournil a ver se me pode ajudar aqui a identificar as luzes dos Manómetros.

Começando por este menino:

Visualizar anexo 15820
1- Não faço ideia
2 - indicador dos piscas...

Passando para o mais complicado :

Visualizar anexo 15821
1- Carga Bateria !? Como é que é medida a carga ? Ou alternador ?
2- Maximos Ligados
3-Nível Combustível
4- nível óleo motor ?
5- temperatura motor !? O sensor que está por cima do motor ? Que só tem um pino !?
6- não faço ideia???

Agradeço desde 😊

Cumprimentos.
Olá Hugo,

assim de memória!

1- Não faço ideia Tenho ideia que é dos máximos
2 - indicador dos piscas... Sim

1- Carga Bateria !? Como é que é medida a carga ? Ou alternador ?Julgo que é do alternador.
2- Maximos Ligados Agora fiquei baralhado!!
3-Nível Combustível
4- nível óleo motor ?Sim
5- temperatura motor !? Sim O sensor que está por cima do motor ? Que só tem um pino !?
6- não faço ideia??? óleo travões/embraiagem

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Viva, acho que já estou mais ao menos desenrascado e já está praticamente tudo a funcionar, só estou na duvida agora e com o manómetro do Km que raio é aquele indicador ao lado dos piscas .... se for os máximos como diz o @Cournil Lisboa entao no outro manómetro é o indicador de luzes ligadas !? Mínimos e médios ?

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Viva, acho que já estou mais ao menos desenrascado e já está praticamente tudo a funcionar, só estou na duvida agora e com o manómetro do Km que raio é aquele indicador ao lado dos piscas .... se for os máximos como diz o @Cournil Lisboa entao no outro manómetro é o indicador de luzes ligadas !? Mínimos e médios ?
Pelo que eu percebi do esquema, não tem qualquer função.

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Olá Hugo,

assim de memória!

1- Não faço ideia Tenho ideia que é dos máximos
2 - indicador dos piscas... Sim

1- Carga Bateria !? Como é que é medida a carga ? Ou alternador ?Julgo que é do alternador.
2- Maximos Ligados Agora fiquei baralhado!!
3-Nível Combustível
4- nível óleo motor ?Sim
5- temperatura motor !? Sim O sensor que está por cima do motor ? Que só tem um pino !?
6- não faço ideia??? óleo travões/embraiagem
6- Óleo travões / embraiagem ? Mas a embraiagem não tem não tem nenhum sensor 🤔
6 pressão de oleo do motor
2 nivel de oleo do motor
Se me recordo ainda dos velhos tempos da "guerra"...!!!:D:alien:
Sr Eduardo, o 6 tem que ser da luzes, tem a imagem por baixo 🤪

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Por acaso não tenho manual do condutor do cournill. Só tenho manual de mecânica. Podes orientar pelo esquema eletrico.

pelo esquema eletrico tens os seguintes fios:

Conta km:
- avisador mudança direção
- fio neutro

outro manometro:
- avisador do alternador (1 fio que vem do regulador)
- avisador pressão óleo ( 1 fio que vem de um sensor do bloco)
- avisador temperatura h2o (1 fio que vem de um sensor do bloco)
- indicador nível combustível (1 fio que vem do depósito)
- indicador dos máximos (1 fio que vem de um conector que vai para as luzes da frente)
- indicador segurança de travagem / travão de mão (1 fio que vem do deposito óleo dos travões e 1 fio que vem de manocontacto de assist. travão?, deduzo que seja do travão de mão)
- fio positivo

entre os manometros tens:
- fio neutro
@HUGO_NSS, acho que não te apercebes-te, mas eu tinha editado o meu post à posteriori. Tinha colocado os fios que vão para cada manómetro e de onde vêm. Se quiseres as cores dos fios, posso tentar arranjar.

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
@HUGO_NSS, acho que não te apercebes-te, mas eu tinha editado o meu post à posteriori. Tinha colocado os fios que vão para cada manómetro e de onde vêm. Se quiseres as cores dos fios, posso tentar arranjar.
Viva @herrdoctor acho que já me entendi com a coisa 😊 já só me falta os dos travões e do alternador, isso porque os dos travões esta sempre ativo e não apaga quando ligo o carro, e o do alternador porque não é do origem e tem uma ficha com 2 cabos, vou ter que ver qual deles ligar... é um vermelho e outro branco.... e da instalação pelo que me percebo só tem um e é branco e azul se não estou em erro
Já agora se alguém me sabe dizer, estes fios amarelos e vermelho que tem várias ligações ao quadrante para os vários manómetros pelo que percebo é da bateria, positivo... mas não me passa corrente .. tive que ir buscar corrente ao canhão ... 95278AB9-A42C-46FD-8FF4-8E5826758E07.jpeg

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Ora bem, se não me engano no conta km o nº1 é a luz avisadora da temperatura do motor.
Relativamente ao funcionamento da carga, o que está no painel é um amperímetro.
Deve ligar ao vermelho e basicamente indica o sentido da carga:

- Carga a vir da bateria para o consumo do veiculo
+ Carga a ir do veiculo para a bateria.

Basicamente é isto.

Quanto ao dos travões (6) pode ser ligado ao nível de óleo ou ao sensor de pressão do depósito de vácuo (antigos cournis e alter transição) ou servofreio.
No meu liguei ao nível de óleo dos travões.

Ramalhais

UMM
Registo
10 Mar 2016
Boas.
No meu a luz Nº1 (do velocimetro) é do alternado creio que vi isso no manual através do circuito elétrico.

Top Inferior