• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

ideias para combater a crise

Registo
6 Out 2007
estou a criar este topico para quem tiver umas ideias ou invençoes anti troika as possa aqui divulgar, eu por exemplo ja a algum tempo que ando de volta de umas invençoes minhas e que gostava agora de vos mostrar para que possa ter outras ideias, porque muitas cabeças juntas podem ter ideias brilhantes.

o meu projecto é sobre o aquecimento de casa, pois até ao ano passado era a gasoleo, mas visto que este esta a um preço muito alto ao qual muitas familias nao conseguem aceder, depois de umas pesquisas na net fiquei a saber que dava para aplicar outros tipos de queimadores como os de gas ou os de pellets.

essa ideia agradou-me mas depois de consultar o vendedor fiquei outra vez desmoralizado pois o preço do queimador de pellets passava dos 2500 euros e é aqui que a minha maluqueira entra.

e se eu fizesse um queimador (ao pessoal que trabalha neste ramo desculpem se eu tiver a estragar o negoçio eu so estou a colocar isto para partilhar ideias, nao percebo nada disto mas sou muito curioso) entao ao fim de muitas horas a pesquisar porque nunca vi um ao vivo a trabalhar saiu- me este prototico de queimador

http://s188.photobucket.com/albums/z252/hugoumm/?action=view&current=03032012007.mp4

depois de mais umas horas perdidas ficou assim ja ligado a caldeira

Registo
11 Jun 2008
Hugo, boa ideia de tópico!

para quem tem caldeira a gasoleo é uma boa ideia, contudo pouco entendo disso, portanto o meu contributo com ideias é pobre.. (tambem nao tenho disso cá em casa, usamos esquentador, mas ao preço que o gás está, tenho discutido sobre uma possivel alteraçao para
painel solar de aquecimento de agua com o meu pai)

na área da energia (é onde tou mais á vontade) em casa ja nao ha lâmpadas de incandescência (nem mesmo nos "palheiros" da lenha e galinhas, etc) é tudo economizadoras ou fluorescentes, o contador ja abrandou bastante! e nao me sai da cabeça em mudar em varias divisoes para LED e talvez um painel solar apenas para isso (dos pequeninos só para aguentar umas baterias para os LED´s para dar luz ambiente).. um dia destes... no resto, nao vejo grandes soluçoes de economia (arca, frigo, e tudo o que seja motores ou resistências)

em relação á água, ja economizamos ao máximo, pois apesar de termos poço, este ano nao me parece que ela abunde, portanto há que poupar!

venham daí as vossas ideias!

www.UMMistas.com

Registo
6 Out 2007
isto nao tem muito para detalhar, ou seja foi feito com material que tinha em casa, um motor com redutor que acho que era de uma batedeira, um semfin que fui eu que fiz, mais uns tubos umas soldas e tive de comprar uma placa electronica para controlar tempo de trabalho e de pausa.

eu criei este topico para apercebermo-nos que por vezes temos ao nosso alcançe muita coisa que trabalhada pode dar um grande projecto e gostava que o pessoal partilha se as suas aventuras e engenhos para que todos possamos aprender.

Anunes

UMM
Registo
11 Out 2010
De facto trata-se de uma ideia interessante e é uma forma de aproveitar os queimadores a gasóleo que cada vez mais se encostam devido a preço do gasóleo!
Em relação a esse sem-fim não sei qual é o débito do mesmo, no entanto e por experiência reduz o tempo de funcionamento e aumenta-lhe o número de vezes que é ligado. Isto é, imagina ao invés de ele ligar durante 15 seg. de minuto a minuto, deverá ligar durante 3 a 4 seg. de 15 em 15 segundos (estes tempos são meramente especulativos e devem ser aferidos de caldeira para caldeira) pois desta forma vais reduzir bastante a quantidade de pallets e aumentar a sua eficácia, uma vez quanto maior for a quantidade de oxigénio entre as partículas maior vai ser a sua combustão. Não sei se me faço entender! Imagina que deitas fogo a uma lista telefónica. Se a colocares a arder inteira ela arde lentamente e com pouca energia calorifica libertada. Se a colocares a arder folha por folha vais ter uma combustão muito maior e com muito mais energia libertada.
No que se refere aos materiais utilizados, para experimentar não está mal, mas não facilites, faz isso com a maior segurança possível.

Já agora qual a temperatura a que consegues a água à saída da caldeira, com esse sistema manhoso?

*******, não concordo contigo quando referes que o sistema a gás fica mais caro que a pallets, pois isso não é verdade. o sistema de aquecimento central a gás é o mais caro de todos. Isto é. Sem dúvida o mais barato na aquisição mas o mais caro na factura mensal de energia para aquecimento.
Em relação ao sistema de bombas de calor é sem dúvida o melhor, mas também é o mais caro na aquisição sendo o seu período de retorno bastante elevado na minha opinião.

Um abraço a todos!
ANunes

Registo
6 Out 2007
como esta e ainda muito provisorio consegui por as aguas sanitarias a 60 graus e o aquecimento para 4 devisoes tambem a 60 graus.

com a placa electronica regulo o tempo de trabalho que esta nos 15 segundos e o tempo de pausa é de 2 minutos.

Registo
6 Out 2007
mario a minha ideia quando criei este topico era aproveitar as caldeiras que temos em casa e nao investir em novos equipamentos.

porque por exemplo eu ja queimei lenha na minha caldeira a gasoleo, pode ser uma parvoisse mas ao preço que esta o gasoleo nem mais um litro queima.

Sifred

UMM
Registo
1 Fev 2011
No pais onde vivo gasta-se muito em aquecimento, nem se põe em causa o gasto que o conforto representa face as temperaturas que vivemos todas noites.
Uma época de inverno representa um gasto de 3.000€ em aquecimento com gasoleo (exp. própria) numa casa com 3 andares aquecidos.
O sistema de pellets reduz esse gasto em metade e paga-se num ano.

Quanto ao teu projecto, só tenho a dizer que admiro a coragem de engenhocas como tu que metem mãos ao trabalho e resolvem problemas em vez de se queixarem do preço das coisas. Nao percebo nada do sistema mas o mesmo deve ser bem testado para nao por ninguém em perigo.

De resto os sistemas são parecidos, havendo casos aqui de aplicações de pellets em sistemas q antes funcionavam a gasoleo. A manutenção é completamente diferente e a limpeza da cinza é obrigatória!

Boa sorte!

SiFrEd - Ricardo Sifredo Loureiro
A liberdade tem um nome - UMM - E o meu chama-se shUMMaka

Anunes

UMM
Registo
11 Out 2010
Para provisório e com esse sistema arcaico não está muito mal! 60º já é muito bom!
Mas se pensares em levar a ideia para a frente, coloca isso com maior segurança!
Em relação ao tempo de funcionamento/débito de pallets, se a placa electrónica der, tenta colocar menos tempo de funcionamento e mais activações! Eu conheço um revendedor e aplicador de uma marca bastante conhecida de caldeiras a pallets, que no acto da aplicação faz uma reprogramação nova, para um modelo idêntico ao que te mencionei no post acima e além dos consumos serem inferiores, fica com um rendimento muito superior.

*******, após observar o teu anexo, concordo com tudo o que mencionas o qual também reforça o que disse anteriormente! Apenas quero salientar que nunca penses colocar piso radiante e o mesmo trabalhar apenas 8 horas por dia, pois apesar de ser possível nunca vais ter rendimentos qualquer que seja o sistema. Agora a gás nem que tivesse um rendimento superior, nunca colocaria isso numa casa minha! Agora bomba de calor sim, sem dúvida, mas é um preço exorbitante.
Eu neste momento estou a construir uma moradia e ando a pedir preços dos vários sistemas. Mas como os €'s começam a acabar vou optar por colocar uma caldeira a lenha com termo-sifão, com radiadores de parede e uma pré instalação para a cave para colocar uma caldeira a pallets no futuro, pois agora tenho bastante lenha. Gostava de colocar bomba de calor, mas não há hipótese!

Um abraço a todos!
ANunes

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas Hugo
Ideias são sempre bem vindas, eu por norma também tenho algumas ideias interessantes as quais levaria a poupar muitos euros, ainda não as coloquei em prática porque também necessita de algum investimento.
Energias alternativas, como cobaia tenho a minha AC (autocaravana).
à cerca de 1 ano fiz um painel fotovoltaico, o qual funciona na perfeição ( de momento está a carregar baterias), pode ser visualizada a foto reportagem no forumcampingcarportugal (http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?f=17&t=4843 ).
Como baixar a factura da Luz:
Podem ser aplicados paineis fotovoltaicos ligados em série por forma a ter os 240 a 250V, mas esta opção fica um pouco dispendiosa.
Com 2, 3 ou 4 paineis também é possivel, mas neste caso terá de ter os acomuladores de energia regulador de carga e um inversor de corrente (12V para 220V). Os paineis fotovoltaicos têm o seu pico de produção energética durante o dia e com sol, para manter a produção de energia de dia nos dias chuvosos e a noite pode ser ligado em paralelo um gerador eólico, não esquecer que quer sejam paineis fotovoltaicos ou energia eólica quantos mais Wats produzir melhor porque faz uma reposição da carga nos acomuladores mais rápida.
Quanto á iluminação da habitação podem optar pelas lampadas economizadoras ou por leds (as luzes de leds que apliquei são boas para luz ambiente).
Água:
Principalmente no autoclismo podemos reduzir a despeza da água, colocando uma garrafa de 2 litros de água no seu interior, sendo assim aumenta o seu volume interno diminuindo a quantidade de água, por exemplo se o autoclismo tiver uma capacidade de 5 litros, ao colocar no seu interior uma garrafa de plástico cheia de água, passa o autoclismo a ter apenas 3 litros, fazendo as contas:
se durante 24h utilizou apenas uma casa de banho 8 vezes poupou 16 litros de água... 16 litros por dia multiplicando por 30 dias dará 480 litros ... no final do mês a factura será mais leve.

Gás natural:
tendo espaço é uma boa opção, produzir biogás, este pode ser utilizado para aquecimento da habitação (convertendo a caldeira de gasoleo para gás),para cozinhar, aquecimento de águas sanitárias.
Como armazenar o biogás:
a minha ideia seria aproveirar um compressor de ar e o reservatório ( no minimo de 100 litros)... tenho parte destes projetos ainda em mente os quais gostaria de por em prática (principalmente este último.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

Registo
6 Out 2007
boas dias, sim senhor grandes ideias que andam ai, era mesmo isto que eu queria que o pessoal mostrasse, tambem ja tinha pensado nos paineis fotovoltaicos, mas nao tenho tido tempo para por em pratica.

Registo
30 Mar 2006
E porque não dás um passo em frente no teu projecto?
Para um controlo mais eficaz porque não trocar essa carta temporizadora por uma que monitorize as temperatura da agua e da caldeira para comandar o motor do sem fim.
Com um arduino, dois ou tres sensores de temperatura um para o deposito das pellets e um relé para o motor e o resto é programação.
Se quiseres avançar diz qq coisa que eu até te posso dar uma ajuda.
Tb de considerar seria um PLC Siemens logo com entradas analogicas que até é muito facil de programar e arranjas no ebay a preços muito simpaticos.
Se quiseres até sou capaz de te arranjar um Logo digital ao preço unicamente dos portes de envio, mas ai terias de trabalhar com termo-contactos em vez de sensores de temperatura.
Bem feito ficavas com isso automatizado e só necessitarias de alguns ajustes pontuais consoante as necessidades.

Espero ter ajudado para te deixar mais confuso.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

[Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Olá Hugo, como gostas de engenhocas procura na net "gas de Brow" ou "Brows gas" muito cuidado pelo perigo! mas não deixa de ser curioso... Já andei com umas ideos de colocar um motor a trabalhar com esse combustivel mas fiquei pela ideia apenas..

Carripana on the way ...

Top Inferior