• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Guerra na ex-Guiné Portuguesa

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Assunto: Guerra na ex-Guiné Portuguesa...

OBRIGATÓRIO VER Até dói a alma.

Um pequeno filme de 14 minutos que retrata a guerra colonial.
Façam o favor de ver Só lamento que os “heróis” da actualidade não tivessem visto este filme em ante-estreia como nós o vimos.
Para os que estiveram, para que não esqueçam....
Para quem não esteve, que fique com uma ideia do diálogo dramático, em fundo, dos camaradas com o ferido moribundo.
Isto não é filme.
Foi uma “pequena” amostra do real.
E já lá vão 50 anos...(o filme começa depois de um pequeno anúncio publicitário) ESTE DOCUMENTO HISTÓRICO FEITO POR UMA EQUIPA DE TELEVISÃO FRANCESA,EM PLENOS ANOS SETENTA DO SÉCULO PASSADO.
É o único filme feito na Guiné que apanhou uma sequência real de guerra.
Os jornalistas franceses que seguiam nesta patrulha, mandada executar para que eles tomassem conhecimento com o dia a dia das NT estacionadas em BULA, um pouco a N do Rio Mansoa, apanharam um"cagaço", mas registaram algo que mais nenhum registou. Se não estou errado ia também uma jornalista.
A emboscada que as NT sofreram, não estava "no programa", mas isto era o que podia acontecer sempre que se saía para o mato e neste caso julgo que foi para os lados do CHOQUEMONE, uma das zona quente onde o IN tinha "acampamento(s)", na área entre BULA-BISSORÃ-S. VICENTE (já no Rio Cacheu).
O Spínola, com o seu ajudante de campo (era ainda o Almeida Bruno) e o Cmdt do Batalhão de BULA foram lá, mal tiveram conhecimento do que tinha acontecido.
http://www.ina.fr/playlist/sport/ma-premiere-selection.248492.fr.html

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Uma guerra sem sentido para salvar algo que não era nosso. Perderam-se vidas desnecessáriamente para salvar ninguém sabe o quê.

Muitos morreram lá e o Estado, já democratizado não lhes deu o devido valor.

As únicas colónias que deviam ter ficado sobre a nossa alçada era Cabo Verde e São Tóme e Principe, pois quando foram descobertas eram iguais aos Açores e à Madeira.

Um Abraço a todos os ex-combatentes.

Abraço

Deus um dia disse-me: “José estás a ir para um mau caminho” e eu respondi: “Senhor, não se aflija, estou de UMM!”

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Vi o vídeo e confesso que me arrepiei todo, principalmente porque vejo ao minuto 8:50 uma cara que me é bastante "familiar"!

Se as minhas suspeitas se confirmarem a pessoa a que me refiro é o pai de um grande amigo meu que infelizmente veio da Guiné com uma perna amp***da por causa de uma mina!

matos neves

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Vi o documentário.
toda a realidade daquela guerra, tenha sido na Guiné em Angola ou Moçambique, foi bem documentado
Também eu estive por lá. Acompanhei de perto. Pertenci em Angola, como Furriel Miliciano a duas Companhias de Comandos, 6.º e 11.ºCComandos. Terá valido a pena.? Não sei. Era a minha terra de naturalidade,era a terra de minha mãe a terra do meu filho, talvez por isso meu ponto de vista tenha sido diferente.
Quem deu a notícia da 1.º baixa do meu grupo, foi o na altura, 1967, capitão Almeida Bruno.
Era bom passarem mais documentários daquela guerra. Sem tabus nem falsas questões.
Desculpem o desabafo.

MNeves

Top Inferior