• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Georeferenciação (para topógrafos)

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Boas.

Antes de mais revelo que não sou topografo, mas no âmbito do meu curso adquiri alguns conhecimentos na área e sei fazer um levantamento topográfico. Contudo tenho um levantamento para georeferenciar, só que essa matéria não foi aplicada (falou-se por alto) no meu curso e tenho tido algumas dificuldades em obter informação.

Sei qual é o método, mas não encontro as coordenadas dos pontos conhecidos. Já pensei em usar um GPS bom, mas acho que não é rigoroso o suficiente.

Alguém me pode dar uma ajudita?

UMM abraçUMM

j.aldeia

Registo
6 Out 2007
boas
fala com o Jorge(UMMaia)
ele é topografo e acho que te pode ajudar.

UMM abraço

o Portugues pode mudar de casa,de mulher,de amigos,etc,mas de clube NUNCA...UMMISTAS SEMPRE!!!!!!!!!!!!!! UMA MAQUINA MONSTRUOSA

Registo
15 Fev 2009
Ora aqui está uma pergunta interessante.

Também gostava de seguir esta discussão, talvez no hotspot? Parece que estaremos todos lá.

cumps,

JC

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Participa no Manual de referencia http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=A_Biblia_UMM
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

jjtd

UMM
Registo
15 Fev 2009
Viva amigos eu trabalho num gabinete de topografia e não sei bem qual é a dúvida, mas deduzo que é transformar por exemplo um desenho de Datum 73 para datum lisboa, se assim é existe este site que usamos com frequência e que converte a dita coordenada!!!
http://www.igeoe.pt/utilitarios/coordenadas/trans.aspx
Depois em autocad (nós usamos o 3D civil que converte automaticamente) tens de fazer uma linha com os dois pontos o inicial e o achado nesse site, basta um!!
seleccionas o desenho de um ponto para o outro e fica geo refenciado no outro datum, se puder ajudar em algo é apitar!!

"Se as vacas passam nós também passamos"!

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Obrigado a todos.

O googe Earth não dá. O sistema é mesmo o Datum 73. O que necessito é pegar num levantamento feito com cotas "abstratas" e georeferenciá-lo para obter as cotas e a posição real.

É uma boa ideia falar disso no hot-spot, eu não tenho grandes pressas.

UMM abraçUMM

j.aldeia

jjtd

UMM
Registo
15 Fev 2009
Estamos a falar de que região?? Para ficar mesmo certinho só com um GPS de topografia, ou fazer uma estação livre com uma estação total mas para isso tens de ter dois marcos geodésicos à vista e em cota é um falhanço! Para ficar mais ou menos tens as cartas militares que facilmente são calibradas para ficar a funcionar a falhar ao metro!!

"Se as vacas passam nós também passamos"!

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Pois parece que é mesmo assim, Entretanto o amigo Jorge (UMMAIA) já me facultou alguma informação importante. De momento só me safo com a estação livre, talvez tenha que começar a pensar num GPS de topografia! Pena é que sejam quase dados......

UMM abraçUMM

j.aldeia

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Boas amigo Aldeia
Faz o favor de me mandares tudo o que precisas (pormenorizado e detalhado) pois em principio sou capaz de te safar.(sem pressa)
Envia para: [email protected]

Abraço

Azimutte

Registo
30 Mar 2006
Já agora tenta tambem o Jones Catarino pois acho que ele tb trabalha na area.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

Top Inferior