• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Gás de botija em casa

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Boas!

Tenho em casa uma botija de gás butano da galp (13kg) para alimentar uma placa e um esquentador e a coisa é muito fraca. Não posso cozinhar e tomar banho que a água mal aquece, e tenho que trocar as botijas meias porque deixam de dar pressão ao esquentador. Será possível simplesmente trocar de botija e respectivo redutor? Irão cravar-me uma inspecção? Estou em casa alugada, o redutor já cá estava, só comprei a respectiva botija... Será que aceitam trocar uma de butano por uma de propano sem ter que pagar nova tara? E também aceitam trocar directamente o redutor?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Eles trocam tudo. Só não sei se o problema virá daí.
De gás não percebo, mas já troquei de garrafas entre tipo de gás e há lojas que até trocam os redutores.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

Registo
19 Jan 2012
alex depois da inspecção feita podes fazer tudo o que queiras em casa... As inspecções são só para obras novas ou alterações de gas de botija para gas canalizado... Tinha um problema no Algarve em que mudei de botija para gas canaliado (pois andar de bilha as costas nas férias não sabe bem) e aí fui obrigado a ter uma inspecção de fugas e gases... Depois foi aprovado pela gas can, e quando acabo as férias tiro sempre o esquentador de gas natural e meto o de gas propano/butano para não haver problemas de abusos quando alugo a terceiros..

Mas é assim antes de pensares em mudar qualquer coisa verifica os giglers dos bicos de fogão e do esquentador pois devem estar entupidos.. Já me aconteceu o mesmo e com meia dzia de tostões ficou novo... Quase de certeza que tens "lixo" na instalação

cUMMps

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boas,
Tens as bilhas na rua?
Se sim, ai está o problema. O Butano, com o frio "liquidifica" na botija e depois não sai.
Com o propano, resolves o problema de gastar a botija até ao fim.
Quanto ao redutor, não são de valor igual, e portanto duvido que to troquem. Se o fizerem diz-me onde que tambem preciso :) aqui disseram-me que não.
Seja como for, como o engate nas botijas é o mesmo, troquei apenas a botija, e estou a usar um redutor de butano. Já tenho isto assim há 2 anos sem stresses.

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Obrigado pelas respostas.

A botija está na cozinha, a 1 metro da placa do fogão e do esquentador.

Podem-me explicar como se fosse muito burro, como limpar os giglers dos bicos do fogão e do esquentador?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Chamaeleo

UMM
Registo
14 Ago 2007
Eu não colocava propano dentro de casa é perigoso.

Depois tens de fazer alterações no fogão e esquentador, quando mudares de butano para propano.

Paulo Gomes
Fernão Ferro

Registo
29 Abr 2012
Boas , pelos sintomas que apresentas podes ter um problema no redutor de pressão que pode estar a restringir o caudal ou/e a pressão de débito.Se trocares de marca muitas vezes os agentes suportam o custo do novo redutor mas mesmo que tenhas de o pagar compensa bem os 50% de gás que desperdiças.O problemas dos injetores tambem é pertinente mas normalmente isso é sintoma de redutor nas couves .Aproveita e verifica a validade das mangueiras .
Eu aconselhava uma revisão por profissional.

Alcobaça

[email protected]

Registo
19 Jan 2012
por ex: tens 4 bicos de fogão certo? tiras ou desmontas um bico de fogão e por baixo disso tens lá uma pecinhas em latão.. (isso são os giglers) ao limpares ou mudades o primeiro vais logo ver a diferença... (tenho malta conhecida que a vida deles é fazer essas buscatadas nas casas das velhas e limpam dinheiro para caraças ao fazer esses serviços de oito tostões)

No esquentador tiras a parte frontal e dependendo da manca tens lá tambem essas pecinhas de onde sai o gas... mas isso é tão barato que não vale apena limpar mas sim meter novo...Mas se tiveres tempo e paciencia podes sempre limpar com uma agulha ou algo que tire a porcaia de laa..

cUMMps

Registo
14 Dez 2011
Já me aconteceu o mesmo e era o redutor que nao debitava o caudal correcto.
Troquei o redutor sem custos e problema resolvido.

UMM ALTER "FENIX"
Os anos passam o UMM fica!!!!!!

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Boas.

Sem querer assustar-te a inspecção é obrigatória antes da primeira utilização e é obrigatória a sua renovação a cada 5 anos, para qualquer instalação de gás. Quem tem gás de garrafa contorna isso com facilidade, o problema poderá vir caso haja algum acidente. Por falta de inspecção, em caso de acidente a responsabilidade civil passa a ser do titular da casa ou contrato gás.

Nós trabalhamos muito nessa area e recomendamos sempre que seja consultada a legislação em vigor e a segui-la à risca.

Outra coisa a ter em conta é a segurança e uma instalação de gás requer cuidados especiais, tais como a troca de mangueiras a cada dois anos por diversas razões que se reportam e são motivadas quer pela composição química do gás, quer pelo envelhecimento da própria mangueira. As tubagens do esquentador e do fogão também requerem limpeza de tempos a tempos. O redutor carece também de manutenção regular.

Nós não recomendamos gás propano para uso numa habitação pois é um gás quimicamente muito mais sujo e que por si só encurta a vida útil dos equipamentos mas fora isso não existe qualquer problema desde que seja propano da garrafa azul(propano comercial). Propano industrial NUNCA pois é totalmente inodoro.

Se estiveres numa zona com gás natural e se puderes faz a mudança pois é muito mais pratico e seguro. Nós também recomendamos sempre os nossos clientes a usarem esquentadores ventilados e com detector de monóxido de carbono.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boas,
Se tens a botija dentro de casa, tambem não te aconselho a pores propano. Sempre ouvi dizer que era muito mais perigoso.
Além disso, se está dentro de casa, não há razão para o gas não chegar ao fim dentro da garrafa, a não ser que tenhas realmente um redutor a funcionar mal.
Eu tenho tudo na rua, a botija e o esquentador... Não tenho fogão a gas, é electrico...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

msUMM

UMM
Registo
14 Jul 2007
Para além dos reparos efectuados deverá também ser equacionada a verificação dos aparelhos de queima se são adequados para gas butano ou seja os bicos poderão ser de propano e não de butano.

UMM abraço
MS

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Alex, acho que já tudo foi dito, mas para resumir acho que o problema está apenas no redutor!
Claro que se trocares mangueiras e limpares os bicos/injectores do fogão ficarás bem mais descançado.
Com uma butija de butano dentro de casa e apenas a um metro ou dois do fogão/esquentador não tens problemas desde que tudo esteja a funcionar bém!
Não troques de tipo de gáz, dentro de casa não podes usar propano, ou seja na prática até podes, mas por questões de segurança não o deves fazer, se por acaso houver algum acidente com a utilização de propano no interior de uma abitação as companhias de seguros fogem logo a essa responsabilidade!
Abraço.

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Ok

Agradeço a todos os conselhos. Vou começar por uma limpeza e depois então se necessário, avançar para a troca de tubagens e redutores.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Registo
26 Out 2007
Olha se tens um redutor para as 2 coisas ai esta o problema mete saida direta para um te e depois no te um redutor para cada mas vais sempre ter o problema de congelar podes resolver o problema com uma botija de propano mas so na altura do inverno agora limpar o esquentador nao faças isso depois avarias isso quase de certeza e la vai o dinheiro que poupavas no arranjo o fogao esta bom de certeza ,isso e problema que te falei quase de certeza ,nao brinques com gas que isso nao admite erros as vezes custa a propria vida

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943
Email:[email protected]

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Pois é alcanenea já nem me lembrava dessa.
Tal como em sistemas de aquecimento o T deve estar masi próximo dos aparelhos que do emissor e as curvas nunca devem ser maiores que 90º além de ter de haver uma distância mínima de 40 cm's na maioria dos casos entre curvas.

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro=Mafra/Ericeira

Top Inferior