Amigo Eduardo
A compressão que se dá entre o cimo de cada pistão e a sua respectiva cabeça, teoricamente, não se deverá passar para o cárter, aparecendo no topo do motor e passando para o exterior através desse tubo de descarga.
Ela ainda poderá passar pelas válvulas e suas guias, mas isso é em muito pouca escala e só quando o motor acabou:dizzy_face:, ou está em vias

disso.
Quando as camisas e pistões ovalizam e/os segmentos se vão desgastando essa compressão passa-se e o fumo aparece.
Mesmo num motor novo algum vapor aparece no topo, mas muito, muito pouco.
Quando um motor está como descreve, algo está errado. Como já foi dito, ou essa folga e já demasiadamente grande, ou os segmentos estão folgados nas suas caixas, ou ainda um dos primeiros segmentos de um ou mais pistões estão partidos.
Se confirmar esse facto (esse motor provavelmente também já consome algum óleo) apenas uma rectificação geral, ou um motor em bom estado são a solução.
No entanto ouça mais algumas opiniões.
UMM abraço
João
"Conduza UMM pedaço da nossa história"