• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Fumo azul a frio!!!

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Boas pessoal,

Desde que tenho o meu UMM que tenho um problema de fumo azul, e tenho a impressão que vai aumentando.

Quando ponho o carro a trabalhar, a frio, ele fica uns bons segundos a mandar fumo azul em grande quantidade.. tipo chaminé .... depois começa a diminuir e deixa de mandar fumo.

Em andamento não noto nada de especial.

Também reparei que a quantidade de fumo que manda parece estar ligada ao tempo em que está parado, tipo:

- Ontem de manhã, após estar parado 24h, fez uma nuvem de fumo densa que parecia uma fogueira.

- Ontem à tarde, após 4h parado, fez só um pouco de fumo.

- Num arranque após 30 min de estar parado não faz nada...

Sei que fumo azul é óleo, agora se alguém tiver alguma ideia de se possa dar a passagem?...

Obrigado

Baratumm

UMMzito
Registo
26 Jan 2020
Bom dia,

Cheira te a Óleo? o fumo é mesmo azul? não mexeste no ponto da bomba Injetora?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O carro em frio custa mais a pegar do que seria considerado normal?
Se sim é problema pode ser da BI, não significa que esteja estragada mas não está a fazer bem o seu trabalho!

Jmpp25

UMM
Registo
4 Abr 2021
Poderá ser vedantes de valvulas. Normalmente quando estão ressequidos têm esse sintoma a frio.😉

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Fumo azul normalmente significa óleo na combustão. O óleo pode entrar na combustão pelos guias das válvulas ou pelos segmentos. Ou um ou outro devem ter desgaste.

Verifique o cheiro do fumo, normalmente tem um cheiro característico. Vá confirmando também o nível do óleo, embora o fumo azul apareça mesmo com pouco consumo de óleo.

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
O motor pega bem mesmo a frio e tem um trabalhar regular.

Realmente acho que tem um cheiro esquisito, mas não reparei se é a óleo...

Obrigado pelas pistas, acho que vou começar pelas válvulas...

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Bom, já encomendei os vedantes das válvulas para atacar isso que começa-me a incomodar... não tanto pelo fumo, mas pelo cheiro que bota....

Andei a fazer umas pesquisas sobre como mudar os vedantes e vi que era possível sem tirar a colaça (pelo menos em tipos vários motores).

Mas quando estive a ver o catalogo das peças, na imagem das valvulas deu-me a impressão que nestes motores os vedantes ficam em baixo, as válvulas tem que sair para os mudar.

Alguém me pode confirmar isto?

De uma forma ou de outra tem que ser feito, mas assim já estou a contar com o que tenho que fazer e já me organizo em função.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Podes tirar a tampa das válvulas para verificares se o teu motor tem os vedantes das válvulas em cima!

• Like
Reações: bjc

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Suponho que dá para ver, mas caso não dê já fica dado o primeiro passo para começares a fazer o trabalho...
20201105_102823.jpg

• Like

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Bela foto :)

Pois vai ter que ser...

Vou ver se dá para espreitar entre as molas. De uma maneira ou de outra eles vão ter que sair, a questão é de não perder muito tempo a desmontar uma mola no sitio e acabar por ter que tirar a colaça.

Registo
17 Mar 2017
é possível trocar os vedantes no sitio, dã é uma trabalheira desgraçada :LOL:
trabalhas 1 cilindro de cada vez, com o pistão no PMS, precisas de uma chave\alavanca de valvulas para soltar as molas, um iman pequeno e uma pinça, para desmontar e recolocar as meia luas de retenção das molas.... os resto é calma e paciência....

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Sempre deve ser menos do que tirar a colaça fora 😁

Era exactamente assim que estava a pensar proceder. O que me deixou na duvida foi esta imagem:

- Proveniente do catalogo das peças, onde dá a entender que a junta de borracha fica na parte inferior/interna da colaça.

colaça.jpg

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
é possível trocar os vedantes no sitio, dã é uma trabalheira desgraçada :LOL:
trabalhas 1 cilindro de cada vez, com o pistão no PMS, precisas de uma chave\alavanca de valvulas para soltar as molas, um iman pequeno e uma pinça, para desmontar e recolocar as meia luas de retenção das molas.... os resto é calma e paciência....

Eu apenas acrescento a esta excelente dica que o trabalho tem de ser feito em método de cirurgia neurológica para evitar falhas!
Convém trabalhar com a zona de trabalho o mais limpa e desimpedida possivel para facilitar as manobras, sem esquecer que deve ser usado um pano aberto a tapar toda a área do bloco do motor!
No pano fica apenas um pequeno orificio que será usado para trabalhar em cada válvula, isto porque se cair alguma meia lua ela não terá grandes hipóteses de entrar para o fundo do bloco através dos inúmeros buracos abertos para refrigeração e lubrificação do motor!
Como foi referido anteriormente, é um trabalho para se fazer nas calmas e com muita paciência.
Pode ser feito com a ajuda de um amigo para manter a moral em cima mas nada de minis durante o trabalho...🤣🤣🤣

• Like
Registo
17 Mar 2017
o gajo que desenhou o catalogo de peças, deve ter sido depois de almoço :LOL: :ROFLMAO:

quanto ás minis durante esta operação, se forem moderadas são bem vindas... porque isso vai demorar :cool:

• Haha

Jmpp25

UMM
Registo
4 Abr 2021
Apenas fiz um trabalho destes, mas aconselho a tirar a cabeça fora e trabalhar com segurança na bancada, se pressas e aproveirar para rodar válvulas e limpar a cabeça😉 a nível de despesa seria mais uma juntabe os respetivos parafusos. A nivel de trabalho seria os apertos certos e os graus devidos. Mas acho que se trabalha melhor com a cabeça fora

• Like

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Bom, comecei os trabalhos para resolver este problema de fumaça azul.

Acabei por modificar ligeiramente o meu plano de substituir os vedantes das válvulas sem tirar a colaça e encontro-me atualmente com o motor ás peças em cima de uma bancada 😅

IMG_20210922_133206.jpg

Primeiras impressões, segundo o mecânico:

- o motor já teria sido aberto, ate porque os segmentos estão novos.
- em dois pistões, as aberturas dos segmentos estavao quase alinhadas, o que poderia causar uma passagem de óleo excessiva para a câmara.

Penso que isso possa explicar um ligeiro cheiro a óleo queimado quase constante, mas não sei se explica a grande nuvem de fumaça no arranque a frio.

Agora ainda falta atacar o desmantelamento da colação para ver o estado das válvulas e vedantes...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Devem ser vedantes das válvulas resequidos!
Dois segmentos alinhados têm mais perdas de compressão do que de óleo, também ajudam claro...
Esse motor não era desse UMM pois não?
Parece ser de um 505!

• Like

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Boas!
Ja viste a BI e os injetores, no que diz respeito a esse fumo?
Falo por experiencia própria.
Abraço

• Like
Top Inferior