• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Fumo a sair por baixo do porta luvas

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Mensagens
98
Localização
Portugal
Bom dia pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.
Hora hoje vou deixar aqui o relato de uma situação que me aconteceu no meu UMM que ainda não percebi o motivo de tal coisa.
Vou tentar contar e explicar isto da melhor forma para que me possam dar a vossa opinião.

A uns dias atras fui acampar e levei o meu jipe. Ele foi bem carregado. Para alem das 4 pessoas que foram nele levou cerca de 8 grades de cerveja, mais uns bons kL de gelo para manter a cerveja fresca os três dias e toda e mais alguma coisa que se possa imaginar e levar para o acampamento. O UMM é grande e espaçoso mais iamos como se fossemos dentro de uma lata de sardinha.

Eu sou de Vila Real e fui acampar para Montalegre. Fui pela auto estrada tudo mt bem ate ao momento que começo apanhar as grande subidas em direção a Vila Pouca de Aguiar.
Eu ia numa 5ª por volta dos 100kmL e sabia que estava a puxar um pouco por ele, quando ele morria um pouco reduzia para uma 4ª puxava e metia novamente uma 5ª e foi nesse momento que ia em 5ª pe a fundo e a subir que começo aperceberem de um cheiro estranho tipo a queimado e um fumo branco a sair por baixo do tablie da parte do passageiro.

Nesse momento a minha reação foi abrir o porta luvas para tentar perceber de onde vinha o fumo e ate me passou pela cabeça que fosse algum instalação elétrica ou do radio que estivesse a derreter, e abrandar o jipe, deixando ir quase ate uma 2ª... Mas nunca parei seguindo sempre a viagem sempre a pensar o que poderia significar aquele fumo e de onde ele vinha para sair ali.

De realçar que mal tirei o pe do acelerador para o deixar abrandar o fumo parou logo, era um fumo não muito intenso da mesma maneira que foi o cheiro.
A temperatura dele estava no normal, tem um radiador novo agua nos valor normais...
Passado alguns km voltar a puxar por ele, em quanto ia em 2ª,3ª4ª tudo normal mas quando voltei a puxar a 5ª ele voltou a largar fumo pelo mesmo sitio.
Levando-me a não puxar tanto a 5ª e a ir com ele mais folgado.

Na viagem de regresso fiz tudo igual mas já não deitou qualquer fumo que eu me apercebesse e ja depois disso, ando com ele diariamente e nunca mais dei conta disso.

Agora gostava de perceber o que foi aquilo.
Já falei com alguns amigos e cada uma tem a sua historia...

A que me pareceu mais lógica foi: a que dizem que deve ser a embraiagem que ja não deve estar muito boa e forçando o jipe com o mesmo carregado tudo ajudava a ela não pega bem, e o fumo saindo do respiro da caixa facilmente entre para dentro. Mas mesmo assim acho estranho.
Porque o cheiro quase não se notava e não era parecido ao de embraiagem queimada nem algo parecido. E mesmo saindo o fumo pelo tal respiro que esta em baixo na caixa com o jipe em andamento ele devia ficar logo para trás.

Quais são as vossas opiniões ?
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.573
Localização
Cortegaça
Fumo dentro do carro vindo de fora só se entrar por buracos!
Se for esse o caso pode ter ocorrido algum derramamento de óleo do motor o que levou a libertar fumo depois do aquecimento provocado pelo esforço exigido!
Abre o capon e vê se há alguma fuga de óleo que escorra para a zona do coletor de escape, também pode ter acontecido alguém deixar sair óleo para fora a quando se acrescentou óleo no motor!
Penso que terá sido isso!
Gostei dessa relação de cerveja por pessoa!
8 grades de cerveja para 4 manos, é assim mesmo...😅
 

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Mensagens
98
Localização
Portugal
Boas Mário.
Óleo? Sè fosse isso fazia logo mal aquece s e não só quando cheguei às subidas mais fortes. E óleo por fora não havia nada ...
Em relação ao fumo entrar visto que o motor basicamente está por baixo da consola da sofagem pode não ser o mais difícil de acontecer.

Só mais um reparo Mário éramos 4 mas já estavam lá dois a espera... não erramos mt nas contas visto k só sobraram 17 cervejas. 😉
 

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Mensagens
334
Localização
Lisboa
Boas Bruno,

Como o Mário disse, também me parece óleo.
Não é só a temperatura da água do motor que importa, em esforço o óleo do motor também aquece (e bem).
Tens radiador de óleo?

Sugestão: não estiques tanto a 5°. Mais vale ir a 80 folgado, do que a 100 em esforço 😉
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.193
Localização
Barcelos
Ainda à pouco tempo contaram uma história parecida. Nessa situação foi o isolamento por baixo da chapa das velocidades que incendiou.

Ao puxar pelo carro, o escape aqueceu até ficar incandescente e como o isolamento já estava velho e a descolar estava encostado ao escape. Começou a arder, tipo cigarro, sem fogo à vista, mas remoendo aos poucos a proteção.

Ao acelerar o escape aquecia e aumentava o vento, o que ajudava ao fogo
 

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Mensagens
98
Localização
Portugal
Boas Bruno,

Como o Mário disse, também me parece óleo.
Não é só a temperatura da água do motor que importa, em esforço o óleo do motor também aquece (e bem).
Tens radiador de óleo?

Sugestão: não estiques tanto a 5°. Mais vale ir a 80 folgado, do que a 100 em esforço 😉

Boas , não só tenho radiador normal .
Bem se for só isso menos mal... pensei k fosse o metro a dar problemas
 
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
435
Localização
Estarreja-Aveiro
se ainda tiveres o isolamento de origem, está ai a origem do fumo... ele arde e arde bem... :ROFLMAO: faz um fumo branco intenso e arde sem chama visível, mas é difícil de apagar como caraças...
 
Top Inferior