Bruno Sousa
UMMzito
Bom dia pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.
Hora hoje vou deixar aqui o relato de uma situação que me aconteceu no meu UMM que ainda não percebi o motivo de tal coisa.
Vou tentar contar e explicar isto da melhor forma para que me possam dar a vossa opinião.
A uns dias atras fui acampar e levei o meu jipe. Ele foi bem carregado. Para alem das 4 pessoas que foram nele levou cerca de 8 grades de cerveja, mais uns bons kL de gelo para manter a cerveja fresca os três dias e toda e mais alguma coisa que se possa imaginar e levar para o acampamento. O UMM é grande e espaçoso mais iamos como se fossemos dentro de uma lata de sardinha.
Eu sou de Vila Real e fui acampar para Montalegre. Fui pela auto estrada tudo mt bem ate ao momento que começo apanhar as grande subidas em direção a Vila Pouca de Aguiar.
Eu ia numa 5ª por volta dos 100kmL e sabia que estava a puxar um pouco por ele, quando ele morria um pouco reduzia para uma 4ª puxava e metia novamente uma 5ª e foi nesse momento que ia em 5ª pe a fundo e a subir que começo aperceberem de um cheiro estranho tipo a queimado e um fumo branco a sair por baixo do tablie da parte do passageiro.
Nesse momento a minha reação foi abrir o porta luvas para tentar perceber de onde vinha o fumo e ate me passou pela cabeça que fosse algum instalação elétrica ou do radio que estivesse a derreter, e abrandar o jipe, deixando ir quase ate uma 2ª... Mas nunca parei seguindo sempre a viagem sempre a pensar o que poderia significar aquele fumo e de onde ele vinha para sair ali.
De realçar que mal tirei o pe do acelerador para o deixar abrandar o fumo parou logo, era um fumo não muito intenso da mesma maneira que foi o cheiro.
A temperatura dele estava no normal, tem um radiador novo agua nos valor normais...
Passado alguns km voltar a puxar por ele, em quanto ia em 2ª,3ª4ª tudo normal mas quando voltei a puxar a 5ª ele voltou a largar fumo pelo mesmo sitio.
Levando-me a não puxar tanto a 5ª e a ir com ele mais folgado.
Na viagem de regresso fiz tudo igual mas já não deitou qualquer fumo que eu me apercebesse e ja depois disso, ando com ele diariamente e nunca mais dei conta disso.
Agora gostava de perceber o que foi aquilo.
Já falei com alguns amigos e cada uma tem a sua historia...
A que me pareceu mais lógica foi: a que dizem que deve ser a embraiagem que ja não deve estar muito boa e forçando o jipe com o mesmo carregado tudo ajudava a ela não pega bem, e o fumo saindo do respiro da caixa facilmente entre para dentro. Mas mesmo assim acho estranho.
Porque o cheiro quase não se notava e não era parecido ao de embraiagem queimada nem algo parecido. E mesmo saindo o fumo pelo tal respiro que esta em baixo na caixa com o jipe em andamento ele devia ficar logo para trás.
Quais são as vossas opiniões ?
Hora hoje vou deixar aqui o relato de uma situação que me aconteceu no meu UMM que ainda não percebi o motivo de tal coisa.
Vou tentar contar e explicar isto da melhor forma para que me possam dar a vossa opinião.
A uns dias atras fui acampar e levei o meu jipe. Ele foi bem carregado. Para alem das 4 pessoas que foram nele levou cerca de 8 grades de cerveja, mais uns bons kL de gelo para manter a cerveja fresca os três dias e toda e mais alguma coisa que se possa imaginar e levar para o acampamento. O UMM é grande e espaçoso mais iamos como se fossemos dentro de uma lata de sardinha.
Eu sou de Vila Real e fui acampar para Montalegre. Fui pela auto estrada tudo mt bem ate ao momento que começo apanhar as grande subidas em direção a Vila Pouca de Aguiar.
Eu ia numa 5ª por volta dos 100kmL e sabia que estava a puxar um pouco por ele, quando ele morria um pouco reduzia para uma 4ª puxava e metia novamente uma 5ª e foi nesse momento que ia em 5ª pe a fundo e a subir que começo aperceberem de um cheiro estranho tipo a queimado e um fumo branco a sair por baixo do tablie da parte do passageiro.
Nesse momento a minha reação foi abrir o porta luvas para tentar perceber de onde vinha o fumo e ate me passou pela cabeça que fosse algum instalação elétrica ou do radio que estivesse a derreter, e abrandar o jipe, deixando ir quase ate uma 2ª... Mas nunca parei seguindo sempre a viagem sempre a pensar o que poderia significar aquele fumo e de onde ele vinha para sair ali.
De realçar que mal tirei o pe do acelerador para o deixar abrandar o fumo parou logo, era um fumo não muito intenso da mesma maneira que foi o cheiro.
A temperatura dele estava no normal, tem um radiador novo agua nos valor normais...
Passado alguns km voltar a puxar por ele, em quanto ia em 2ª,3ª4ª tudo normal mas quando voltei a puxar a 5ª ele voltou a largar fumo pelo mesmo sitio.
Levando-me a não puxar tanto a 5ª e a ir com ele mais folgado.
Na viagem de regresso fiz tudo igual mas já não deitou qualquer fumo que eu me apercebesse e ja depois disso, ando com ele diariamente e nunca mais dei conta disso.
Agora gostava de perceber o que foi aquilo.
Já falei com alguns amigos e cada uma tem a sua historia...
A que me pareceu mais lógica foi: a que dizem que deve ser a embraiagem que ja não deve estar muito boa e forçando o jipe com o mesmo carregado tudo ajudava a ela não pega bem, e o fumo saindo do respiro da caixa facilmente entre para dentro. Mas mesmo assim acho estranho.
Porque o cheiro quase não se notava e não era parecido ao de embraiagem queimada nem algo parecido. E mesmo saindo o fumo pelo tal respiro que esta em baixo na caixa com o jipe em andamento ele devia ficar logo para trás.
Quais são as vossas opiniões ?