• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

fazer uma colecção de UMM's

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Ora bem,

O que aqui vou propôr, é um exercicio complicado, quiçá impossivel :cool:

Admitindo que havia um saco💲, com um grande fundo, e um armazem de dimensões adequadas, um "rapazinho" ou uma "menina", sonhava em juntar um exemplar , original ou restaurado original, ilustrativo de todas as séries que foram feitas!
Curtos, longos, com e sem capota, turbos e atmosféricos, militares e bombeiros, trabalhos civis...desportivos, e versões mais luxuosas, e por aí a fora.....

Alguem já tentou fazer isso? Sabem de alguma colecção assim?

Quantos carros seriam?

Alguem quer escrever alguma coisa, ou postar uma imagem do modelo que gostavam de ver nessa colecção?

Última edição:

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Tenho um alter turbo com interior de 93 e capota em chapa que é uma das minhas versões preferidas para passeios com a malta.
Quero voltar a ter um cournil, mas para cavalo de trabalho, sem capota e sem bancos atrás.
Aquela versão que está naquele sonho é um longo, 3 portas, capota de chapa com aquele vidro quadrado, com mecânica 2000, interior 93 e a parte de trás para overland...

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Tenho um alter turbo com interior de 93 e capota em chapa que é uma das minhas versões preferidas para passeios com a malta.
Quero voltar a ter um cournil, mas para cavalo de trabalho, sem capota e sem bancos atrás.
Aquela versão que está naquele sonho é um longo, 3 portas, capota de chapa com aquele vidro quadrado, com mecânica 2000, interior 93 e a parte de trás para overland...

Não é bem essa a ideia do tópico!!
Estava a propôr fazer uma colecção, como se fosse de fábrica (ver imagem) ;)

5-land-cruiser-heritage-museum-fj28l-ronan-glon.jpg

Última edição:

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Militar.. Ainda hoje tenho presente na minha memória ir para o quartel com o meu pai e ver dezenas de UMMs estacionados no parque auto e dar umas voltas no UMM que estava estacionado junto à casa da Guarda.Screenshot_20200908_234441.jpg

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Paulo,

A ideia é engraçada, e realmente interessante do ponto histórico da marca, mas totalmente insustentável. Só vejo isso possível pela própria marca, que neste caso também só faria sentido se ainda hoje fabrica-se carros, pois assim teria capital para fazer tal museu.

Mas seria um museu pequeno onde resumia, um modelo de cada um que era fabricado em série, se vamos ao pormenor de modelos especiais, tinhas quase 50% dos carros em museu, pois a UMM fabricou vários carros de peças únicas ou poucas unidades de cada especiais, o caso do Papa-móvel, dos reboques, dos militares, com armas, sem armas, as ambulâncias militares, etc etc

Resumindo ter um exemplar de cada modelo de fabrico em serie dos que aparecem em catalogo já era um bom museu.

Dificilmente isso acontecerá porque o UMM e a malta dos UMM não vê este carro muito como clássico, e não se dedica a esses pormenores da originalidade, e dos frisinhos, e do parafusinho pipi, etc. O pessoal gosta destes carros para os usar, usufruir deles, e cada dono é uma cor diferente, e uma medida de pneus diferente, interiores melhorados, uns alteram para trial outros para campismo, outros para o dia-a-dia. É um carro que o espírito de utilização está muito vivo, e uma boa parte dos proprietários é o mecânico do próprio carro.

Museus é para a malta das 4L, que passam a vida a puxar o lustro ao pandeiro e só saem à rua nos encontros, isto se a bateria não estiver descarregada ou com as velas isoladas da falta de uso, convencidos que têm uma relíquia rara. Carros originais guardados não contam histórias a ninguém, e os que ainda existirem daqui a uns anos os nossos netos ou bisnetos vão se borrifar para eles.

Por isso, é conserva-los mas usufruindo deles.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Paulo, muito honestamente não vai resultar, existem meia dúzia de carolas que se dão ao trabalho de manter o forumm "activo e vivo" e os restantes só cá vêm quando sentem ou começam a sentir o "cu" apertado, portanto é um tópico para morrer, lamento dizer isto, mas como já por cá ando à "uns anitos" sei muito bem o que a casa gasta e como funciona...!!! (n) 😞:alien:

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Não se é user do forum.. Mas além da excelente iniciativa, parece ser proprietário de uma coleção UMM

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Não se é user do forum.. Mas além da excelente iniciativa, parece ser proprietário de uma coleção UMM

Existe aquele velho ditado que diz " quando a fartura é muita é caso para desconfiar" e outro que diz " ninguém dá nada sem esperar algo em troca", e como já tenho o cú calejado de tantos pontapés dado por "Amigos", já não vou nesses esquemas...!!!

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Olá Nuno,

Estamos no "reino da fantasia", onde tudo é possivel!:)

Do ponto de vista histórico, e documental, é óbvio que, com a marca por detrás, tudo era mais fácil. E ainda assim, marcas activas, muito ricas e mais poderosas, sabemos que nalguns casos descuraram o legado, e agora tentam recolher e preservar o que conseguem. Portanto, sabemos todos, que não é por aì.

A titulo particular, sei de colecções com dezenas de modelos diferentes "originais", da mesma marca, avaliadas em vários milhoes de €!!!. Será que há alguem assim, com muitos UMM's em estado "original"?

Em colectivo (FORUMM, Clube.....), não vejo razão, para mais tarde, ou mais cedo, não aparecer uma exposição de carácter temporário, com viaturas cedidas pelos proprietários. Basta a motivação e o interesse de algum sponsor, de alguma forma ligado aos valores do TT, da marca, da industria nacional, etc......

As peças especiais, os protótipos enriquecem sempre esses "acontecimentos", pela singularidade das peças expostas. Até porque, normalmente, são modelos que poucos viram ao vivo.

Quanto à originalidade, estou mesmo convencido, que voltaremos a esse tema, cada vez com maior interesse.
Basta pensar, no parâmetro "Interesse histórico", já em marcha, como diferenciador e valorizador da peça.
Se reparares, muitos participantes do Forumm quando falam em recuperar, sonham com o restauro original. Depois, por falta de conhecimento documental, falta de acesso a peças originais, e gosto/jeito pessoal, começam as "invenções" (melhores ou piores, não está em causa).
Numa perspectiva radical, não me passa pela cabeça, que o proprietário do Papamóvel, caia no disparate de o destruir, para poder utilizá-lo noutra qualquer função!!!!...

Paulo, muito honestamente não vai resultar, existem meia dúzia de carolas que se dão ao trabalho de manter o forumm "activo e vivo" e os restantes só cá vêm quando sentem ou começam a sentir o "cu" apertado, portanto é um tópico para morrer, lamento dizer isto, mas como já por cá ando à "uns anitos" sei muito bem o que a casa gasta e como funciona...!!! (n) 😞:alien:

Eduardo,

já me vais conhecendo...., e sabes que não faço porque sim, mas porque tenho interesse legitimo.
Para mim, é fácil, juntar as imagens e acabar já o tópico, mas gosto da participação e de motivar outros a alinhar.

É a minha "veia" de ajuntador, a que alguns chamam, de forma pomposa "coleccionador" a falar!
Adorava ser o dono do armazem cheio, ou pelo menos ter a chave à minha guarda ;)

Última edição:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Existe aquele velho ditado que diz " quando a fartura é muita é caso para desconfiar" e outro que diz " ninguém dá nada sem esperar algo em troca", e como já tenho o cú calejado de tantos pontapés dado por "Amigos", já não vou nesses esquemas...!!!

Infelizmente, concordo com o Eduardo, nesta "leitura da coisa". Estamos por cá, para partilhar, basta aparecer:cool:!!

Registo
11 Dez 2010
Para esta coleçãozinha, acho que seriam muitos e variados, como se tem dito.
Mas uma coisa eu gostava de um dia ver realizado... Ainda que pareça impossível, gostaria de ver realizado um mega encontro/ajuntamento/desfile/exposição de muitos, muitos, muitos umm's espalhados por aí... seria um sonho de um dia brutal... sonhos!!!

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Para esta coleçãozinha, acho que seriam muitos e variados, como se tem dito.
Mas uma coisa eu gostava de um dia ver realizado... Ainda que pareça impossível, gostaria de ver realizado um mega encontro/ajuntamento/desfile/exposição de muitos, muitos, muitos umm's espalhados por aí... seria um sonho de um dia brutal... sonhos!!!
Bruno "o sonho comanda a vida, e o homem quando sonha o mundo pula e avança "

Um dos sonhos inicialmente quando se começou a fazer o Acampamentumm era precisamente esse...!!!
Durante o fim de semana do 10 de Junho juntar ou pelo menos tentar, o maior número de UMMs existentes em Portugal.
Os anos vão passando, as edições vão se fazendo enquanto eu e a Mena formos vivos, e não vou entrar em mais pormenores...!!!
Uma coisa é certa, vou continuar a sonhar...!!!

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018

Um dos sonhos inicialmente quando se começou a fazer o Acampamentumm era precisamente esse...!!!
Durante o fim de semana do 10 de Junho juntar ou pelo menos tentar, o maior número de UMMs existentes em Portugal.
Os anos vão passando, as edições vão se fazendo enquanto eu e a Mena formos vivos, e não vou entrar em mais pormenores...!!!

"Longa viagem começa por um passo."
-- Provérbio Chinês

E fica a secção do Dakar, fechada ;)

(pergunta, para quem souber: o Team SG Gigante que participou no Dakar em 1987 era uma equipa oficial, ou só era apoiada pela UMM? )

1983-UMM-213.jpg

img_944x629$2016_12_31_21_01_31_24192.png

Neca172

UMM
Registo
4 Jan 2017
Estou enganado ou na foto do UMM n.213, o offset das jantes traseiras é maior em relação as da frente?
Se estiver correto é um promenor interessante.

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Falando em coleção, parece que uma empresa de passeios turísticos colocou á venda 6 unidades, de anos e modelos diversos, entre eles um longo de 9 lugares.

Registo
11 Dez 2010

E eu vou querer estar lá com o meu unicórnio quando o vírus deixar. 💪😎👌

Top Inferior