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Fazer um atrelado Ajuda please

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Até que medidas/peso/eixos é possivel fazer um atrelado sem ter documentos, ou seja, usando a matricula do carro que o puxa

 

brunomx

UMMzão
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6 Out 2008
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nao perferes comprar um??? dependendo para o que queres arranjo te um barato e em bom estado


abraçumm
Bruno Xavier;)...
BRUNO XAVIER

 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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-
Máximo 1 eixo e 350 kg penso eu... Nada como um expert que aqui venha para dar o esclarecimento.



Free2UMM
 

espanhol5

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14 Set 2009
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não a nada como um reboque pessado, faz como eu tira a cartinha de pesados e articulados e ja da para isso tudo ou sempre podes tirar a carta B+E

porque com um atrelado ligeiro com a matricula do carro não podes levar nem 1 carrito quanto mais um UMM... eh eh

Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10


Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..


Pedro Santos
961268217

GPS: +39° 49' 37.50", -7° 15' 50.03"
 
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21 Set 2009
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camarada, neste momento nem os reboques dos cães podem sircular sem documentos...
mas para já ainda não andam muito em sima disso, mas já esta na lei... tudo o que é rebocavel tem que ter numero de fabrico e documentos...

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas

Este tópico é interessante.
Recentemente andei a ler legislação pois tenho uma caravana que atraco ao UMM.

então resumidamente é assim:

Todos os atrelados têm que estar homologados!
Podem usar matricula do veiculo rebocador desde que o peso bruto não ultrapasse os 300kg, no livrete do veiculo rebocador, tem que estar o peso máximo rebocavel, e no seguro tem que estar descriminado o atrelado...
Mais de 300kg, o atrelado tem que ter matricula própria e tudo o que isso obriga.

Pode-se conduzir com a Carta B conjuntos de veículos cujo Peso Bruto não exceda os 3500KG.
Só no UMM temos 2720KG o que vos deixa pouca margem para o atrelado.
Caso o Peso Bruto do conjunto exceda os 3500 KG é necessário Carta de Condução Categoria B+E


Assim sendo penso que é mais fácil comprar um já homologado, senão tens de ir ao IMTT.
Atenção as multas são bastantes elevadas, bem como a condução de veículos cuja categoria não está autorizada (ex. conjunto cujo P.B. exceda 3500KG com a Carta B dá 500€)


Abraço
Vitor Rato
 

Benjamim

UMM
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28 Ago 2006
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Estar incluido o atrelado no seguro?! Mesmo não tendo matricula própria?! E se tiver N atelados...o da mota, o do barco, o dos cães, etc...têm de estar todos no seguro? Paga-se mais para constarem no seguro?!

Ficam as perguntas...pode ser que alguém apareça para responder.

quote:Originally posted by vpmrato

Boas

Este tópico é interessante.
Recentemente andei a ler legislação pois tenho uma caravana que atraco ao UMM.

então resumidamente é assim:

Todos os atrelados têm que estar homologados!
Podem usar matricula do veiculo rebocador desde que o peso bruto não ultrapasse os 300kg, no livrete do veiculo rebocador, tem que estar o peso máximo rebocavel, e no seguro tem que estar descriminado o atrelado...
Mais de 300kg, o atrelado tem que ter matricula própria e tudo o que isso obriga.

Pode-se conduzir com a Carta B conjuntos de veículos cujo Peso Bruto não exceda os 3500KG.
Só no UMM temos 2720KG o que vos deixa pouca margem para o atrelado.
Caso o Peso Bruto do conjunto exceda os 3500 KG é necessário Carta de Condução Categoria B+E


Assim sendo penso que é mais fácil comprar um já homologado, senão tens de ir ao IMTT.
Atenção as multas são bastantes elevadas, bem como a condução de veículos cuja categoria não está autorizada (ex. conjunto cujo P.B. exceda 3500KG com a Carta B dá 500€)


Abraço
Vitor Rato

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Txi... granda sarrabulho que esta porcarias dos atrelados gera... ja sei.. quero levar coisas vou de longo, quero transportar carros chamo o pronto socorro e quero dormir vou para o hotel, nao vale a pena usar atrelados LOOOL

 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Mauro,

E' o "portugalinho" que tu tens.
Para se fazer uma coisa e' uma complicacao tremenda.

Sufocam-se ideias, possiveis mini empresas que poderiam fabricar o que pretendes.

Felizmente ca por inglaterra as coisas nao sao tanto assi.

Os ingleses sao uns burros do caracas.
Por isso nao querem eles entrar no "clube dos complicados e burocratas" = Uniao Europeia.

E hoje e' dia mesmo de eles dizerem em bruxelas...arranjaram este caldo/confusao economica...entao resolvam-no.

E tu tao simplesmente dizes...so querias fazer um atrelado. E' triste.

Deixa ver se um dia Portugal pode beneficiar da liberdade de poder dizer que pode fazer o que os outros nao podem fazer (como e' o caso da inglaterra).

Boa sorte
E
Haja paciencia
CP

 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas

Benjamim

Todos os veículos ou equiparados que circulem na via pública têm de estar seguros (excluem-se bicicletas e carrinhos de mão) mas em caso de sinistro o condutor é responsável pelos danos causados.

Todos os reboques deverão estar incluidos no seguro !
Sinistros com Reboques acontecem com mais frequência do que se pensa!
As maiores causas de sisnistro com reboques são:

- Capotamento do Reboque - uma vez que regra geral são muito leves, estes tendem a "virar" quando se curva rapidamente ou com maior velocidade.
- desacopolamento do veículo tractor - acontece quando o reboque se "desliga" do engate do veículo rebocador. Neste caso o reboque fica "à deriva" até que se imobilize quer pela perca de "balanço" quer pelo accionamento automático do travão de inércia.

A lei é clara: Reboques com mais de 750 KG de Peso Bruto têm de ter sistema de travagem.

Pelo atrás exposto podes ficar a pensar nos reais motivos de ter o reboque no seguro.
Para além de ser obrigatório, quem pagará os danos em caso de sinistro ???

O custo da inclusão do Reboque não é muito elevado (falamos de valores +- 20 ~ 30 € / ano) para uma roulotte com 860 KG Peso Bruto, outros casos são vistos caso a caso (podendo ser mais baratos ou mais caros conforme as características dos mesmos).

Não vale a pena falarmos de "N" reboques, dos cães da moto de àgua e afins. Quando houver sinistro que é responsável pelos danos causados ??

Como segurar o Reboque ?
- O método que as seguradoras gostam mais é incluir o Reboque na apólice do veículo rebocador. Se tivermos mais do que um veículo rebocador teriamos de o incluir em todos....
- Fazer uma apólice apenas para o reboque e no(s) veiculo(s) rebocador(es) devemos acrescentar a "alinea F" - Veículo faz serviço de reboque

Em caso de sinistro a resolução apenas com uma companhia é sempre mais célere.

Espero ter ajudado.

Abraço
Vitor Rato
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Citando o Vitor:

O método que as seguradoras (em Portugal)gostam mais é incluir o Reboque na apólice do veículo rebocador

Pois e' ca por Inglaterra todo o veiculo rebocado leva com a matricula do veiculo rebocador...seja ele qual for.(camioes "TIR" e tudo)
E o seguro funciona exactamente como o "preferido" em Portugal = adicionado a apolice "normal" do veiculo.

E porque e' que anda esta confusao toda de "livretes" e imposicoes, em vez de protestarmos ja faziamos chegar algo as entidades governantes como sugestao de utilizacao de "outros modelos" de resolucao de situacoes?

Ou o pessoal o que gosta e' mesmo de burocracia para "sufocar" e atrofiar o que se pretende fazer de verdade?



 
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