• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Fazer track gps

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
O caso é o seguinte:

Queria fazer um track gps para o I EncontrUMM em São Paio de Mondego. Só que não tenho GPS!

1 - Marcando pontos no google earth (com comentários para ajudar a navegação e condução), dá para depois exportar para os gps?

Mesmo assim, queria passar por trilhos recentes que ainda não aparecem no google earth. Como posso fazer?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Da experiência que tenho, podes marcar o percurso no Google Earth (é mesmo no Google Earth e não Google Maps...e não sei neste momento como está o google earth pois nao o uso há algum tempo) e depois exportas/gravas para um ficheiro .KMZ

Tenho um Garmin Etrex Vista Cx e consigo na boa passar ficheiros KMZ do Google Earth para o formato do GPS e envio par ao mesmo para usar!

Aqui fica um site que realiza conversões entre vários tipos de ficheiros. O que descrevi é a transformação de um KMZ para GPX.

O dificil/chato é mesmo marcar o track no Google Earth, pois se bem me lembro tens de marcar por rectas, ou seja, para teres um track com alguma precisão e fiabilidade tens de ter semi rectas curtas e muitos pontos, para que no GPS acompanhe de forma mais fiavel possivel as linhas dos mapas.

Alguma dúvida, dispõe.

cUMMprimentos
Benjamim

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Já agora, uma forma bem mais simples, prática e eficiente é pedir um GPS emprestado ou arranjar mais um companheiro, pegares no UMM e fazer o track. Além da facilidade com que geras o track GPS (basta meter o bicho a gravar), fazes um reconhecimento no local e percebes logo, caso haja algum problema no percurso!

E olha que os há bastantes! :p

Ainda a semana passada estive a marcar um raid (para escuteiros) e primeiro tirei os pontos pela carta militar. Carta militar de 2009, toda pipi e tal...uns dias a seguir fui por precaução reconhecer os pontos no terreno e dei com pontos impossiveis de alcançar, caminho que existem na carta e já não existem na realidade (é o que dá andar com uma carta hiper recente) e outros, que no meu caso, para colocar balizas, os pontos que tinha marcado não serviam para o efeito. Muito do raid alterou com a visita dos locais.

Creio que não sou só eu a achar isto, que o reconhecimento e mesmo a marcação inicial, ser feita no terreno dá muito geito e poupa-se muito trabalho, mudanças e outras chatisses! E AINDA CURTEM UMA TARDE OU DIA INTEIRO DE TT! :D

cUMMprimentos
Benjamim

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Pois, e quanto poderá custar um GPS desses? Ninguém com um em segunda mão para vender?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
quote:Originally posted by snipers

Benjamim, carta militar de 2009?!?!??!?!

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
espirito aventura
www.gallumms.blogspot.com

Yap, cartas 389-Sobral de Monte Agraço e 390 - Vila Franca de Xira, versão 2009!

Ao que parece o Instituto Geográfico do Exército tenciona ter todo o território nacional actualizado em cartas militares até final de 2010. Se és utilizador de cartas, fica atento!

Para mais informações, ver na loja online do iGeoe (http://www.igeoe.pt/), informação impressa, cartas de 2009 e ver as disponiveis até ao momento!

[Peço desculpa o off-topic. Mas também podem realizar o track utilizando apenas carta militar... à old school :D]

cUMMprimentos
Benjamim

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Dessa não sabia, acho muito bem as cartas militares estão bastante desactualizadas... excelente noticia.

Por acaso fazer tracks pela carta militar não é nada mal, porque depois se trabalharmos com algum programa para ler a carta é muito mais fácil... tal como o compegps, ozi, pathaway etc.

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
espirito aventura

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Por acasotambém me vai ser fornecida uma carta militar da freguesia, mas penso que estará desactualizada assim como a escala não ajudará...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Obrigado Ricardo, está a sacar!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Tenho tanta sorte que o percurso, embora não seja grande apanha 4 mapas, e parece haver buraco entre eles...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Afinal, um bocado de corta e cola e tenho o mapa feito! Obrigado

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
quote:Originally posted by alex

Afinal, um bocado de corta e cola e tenho o mapa feito! Obrigado

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

Entre cartas militares, se forem numeros contiguos não pode haver qualquer 'buraco' :p O unico senão é quando são as originais, têm as margens normais com legendas e coordenadas e por vezes dificulta um pouco a união das mesmas, mas de resto, eliminando as margens, são continuas, sem buracos!

Creio que o link aqui colocado é a cartografia toda nacional mas sem margens nem legendas, portanto é só 'colar' uma imagem à outra ;)

[já vim tarde, mas fica o registo]

cUMMprimentos
Benjamim

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Nem mais, eu é que estava a ver mal a coisa...:clown: No entanto há caminhos em falta. Traçei o caminho a corres (as 3 etapas), mas não sei se alguém consegue guiar-se por aquilo que fiz. Alguem disponível para me enviar o mail por pm e receber o mapa para me dar a opinião?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
quote:Originally posted by alex

Nem mais, eu é que estava a ver mal a coisa...:clown: No entanto há caminhos em falta. Traçei o caminho a corres (as 3 etapas), mas não sei se alguém consegue guiar-se por aquilo que fiz. Alguem disponível para me enviar o mail por pm e receber o mapa para me dar a opinião?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

Disponibilizo-me para ver o traçado na carta na boa! Não conheço a zona nem faço ideia onde seja, apenas te posso ver o traçado na carta e ver se está tudo certo...se não escolheste como caminho algum limite de concelho ou alguma curva de nivel...(não se riam que já fiz raids em que me traçaram caminhos por curvas de nivel...como não havia caminho no sitio, escolheram a curva de nivel...quando cheguei ao local foi uma coisa esperta de se ver!Hehehe)

Meu mail: benjamim_pitacho(at)hotmail.com

Os caminhos em falta são normais...se essas cartas forem as que também tenho de portugal, isso é um reconhecimento de 1994 se não estou em erro. Já lá vão uns anitos! Daí o IGEOE querer cartografar todo portugal este ano...já faz falta a actualização.

cUMMprimentos
Benjamim

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Essa do traçado pelas linhas de nivel é muito bom eheheh havia imensos caminhos por onde se podiam fazer traçados entao ahahhaha

Sim penso que são de 1994, não têm margens nem legendas é só carta mesmo para colocar nos pda´s ou gps.

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
espirito aventura

Top Inferior