• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Falange/Manga d'eixo

Registo
30 Mar 2006
O Raio Azul agora que atingiu a maioridade, além de começara a fumar, resolveu fazer birrinha ao estilo herbie e está com as rodas inclinadas, ainda não tenho a certeza se é mesmo a falange/manga d'eixo pois ajustando as porcas dos rolamentos um pouco não fica tão inclinado.

O meu problema é, caso venha a precisar... alguém tem ou sabe onde posso arranjar duas falanges/mangas d'eixo e ideias de valores? O ideal era mesmo valerem uns cafés rsrsrsrsrsrs se não lá vou ter de encostar o bicho até ter mais uns trocos.

Obrigado

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, tenho ideia k são as mangas de eixo k ajustam a inclinação das rodas ou seja se rodares a manga de eixo (não sei em k sentido) consegues por as rodas direitas mas alguem com mais conhecimentos vai-te explicar.

AbraçUMM, André Pires

Registo
30 Mar 2006
Ora aí está uma solução de recurso que não me tinha lembrado, porque realmente dá para rodar a manga de eixo e mudar-lhe a posição sem que isso interfira com o resto, isto caso seja mesmo um problema de manga de eixo...

O sentido é indiferente pois a mudança terá de ser de 180º, só estou com duvidas é se o material aguentará esta fadiga num sentido oposto ao que tem sido normal e não irá partir. Enfim, vou continuar a rezar para que sejam só rolamentos e não chegue ao ponto de ter de trocar mangas de eixo. :p

UMM abraço

Nuno André

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Se for das mangas de eixo não podes rodar 180º!!Se não as rodas ficam abertas em cima,roda 90º e alinha a direcção

Filipe Pinheiro

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
A fadiga nos nossos bichos é tanta k já kuase n importa o sentido tenta isso mas antes tenta dar uma afinação nos rolamentos pq olha k estes tb n são propriamente baratos se os conseguires aguentar mais tempo era bom.

AbraçUMM, André Pires

Registo
30 Mar 2006
Também tens razão Filipe, mas será que rodando os 180º inclinação que ficaria em cima não seria anulada com o peso e esforço normal de funcionamento? E também não poderia ser anulada/afinada com o aperto dos rolamentos? Bom, isto sou eu a pensar alto e a especular...

Pois André, há fortes possibilidades de serem só os rolamentos, porque vi que estavam muito mal apertados, apertei-os só com a mão e um bocadinho mais com uma chave e a roda já ficou muito mais direita, mas já que estou com a mão na massa queria que ficassem no mínimo rigorosamente verticais, e para isso tenho de chegar à manga de eixo e ver se não tem mesmo problema nenhum.

Pois, mas a diferença é que rolamentos já tenho um conjunto de suplentes cá em casa, mangas de eixo é que não rsrsrsrsrs.... mas de qualquer modo, como os que lá estão não têm sintomas de estarem gripados acho que vou deixá-los lá na mesma.

Já agora para terem uma ideia de como tinha a roda, aqui fica uma imagem

Agora só com o tal aperto dos rolamentos está nem metade dessa inclinação

UMM abraço

Nuno André

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Pois, estava mm mt inclinadovê isso pois no meu cournil o antigo dono ñ na manga de eixo mas sim onde entra a capa do rolamento de fora tinha um caskilho para o rolamento entrar bem mas como akilo como é em ferro fundido dilatou e a capa ñ logo começou tudo a andar á volta e gripou os rolamentos e tb fikei com a roda inclinada.

AbraçUMM, André Pires

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Nuno já viste o estado das rotulas de suspensão?se têm muita folga?As rotulas são aquelas que ligam o suporte da manga de eixo ao diferencial.Com a roda no ar é que se ve bem se elas têm folga,elas mesmo com folga no IPO passam e nós pensamos que elas estão boas e depois vai-se ver têm uma folga do caraças:D

Filipe Pinheiro

Registo
30 Mar 2006
Filipe, essa foi uma hipótese que pus logo de parte, foi a primeira coisa que fui ver, mas as rótulas estejam de rodas no chão, no ar, abanando, empurrando, puxando etc etc não se movem 1 mm nem que seja à martelada(e ainda bem), não têm folga nenhuma, estão 5 estrelas.

UMM abraço

Nuno André

Registo
30 Mar 2006
E pronto, já estou a viver o meu pior pesadelo, a manga de eixo não está empenada, está mesmo partida, só tinha 5 mm, nem tanto, a segurar.

Enfim agora eu pergunto....

Alguém tem ou sabe onde posso arranjar duas mangas de eixo? Sim duas, porque já agora, jogo pelo seguro e vejo a do outro lado também que também não tem lá muita saúde.

Desde já o meu muito obrigado

UMM abraço

Nuno André

Registo
30 Mar 2006
Para verem o belo estado da manga de eixo aqui ficam umas imagenzitas

Tão direitinha que ela está....

O único bocadinho que a ainda a mantinha "inteira" e no sítio e segurava a roda...

Aqui está ela com uma boca sorridente a dizer-vos OLÁ...

UMM abraço

Nuno André

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
vai la vai

foi um belo porradao na roda, para fazer isso.

UMM abraço

O que e nacional e bom. UMM sempre.
Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
e tb andou a passear dentro dos rolamentos para ficar nesse estado
ñ fizes-te a manutençao devida.

Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
eu tenho uma manga de eixo as tenho de procurar , esta em mto bom estado.

depois digo alguma coisa se ainda tenho ou nao, devido que o meu pai tem um UMM tb e alter I 4v AT de 88 talvez tenha utilizado a manga de eixo nova que tinha.

cUMMprimenTTos

UMM abraçUMM

Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo

Registo
30 Mar 2006
Miguel, não foi por falta de manutenção que ficou assim, é mesmo da idade e alguma pancada que eu não tenha dado por isso que abriu uma fissura. Aliás, não há grande manutenção a fazer na manga de eixo, a não ser lubrificar quando se lubrificam também os rolamentos e isso faço sempre.

Também não andou a passear dentro do cubo porque não se chegou a soltar completamente, faltava pouco, mas não soltou.

OK, fico à espera, depois diz alguma coisa.

UMM abraço

Nuno André

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Nuno arranja um bom serralheiro e tens o problema resolvido.

...E ao setimo dia Deus fez o UMM...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas tardes nuno

andei na garagem a procura da manga de eixo e descobri que o meu velho
andou a fazer limpeza e por azar a manga e os selectores do cubo 4x4 da frente (novos) foi parar no (n):disappointed_relieved:lixo como ñ sei, se tivesse a manga eu ate dava-te para ajudar:angry:

estamos com azar:disappointed_relieved:
peço desculpa por algum incomodo causado se estavas ha espera da manga de eixo.

UMM abraçUMM

Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo

Registo
30 Mar 2006
Boas Miguel

Não há problema, não faz mal, eu também não fiquei sentado à espera que tivesses isso disponível e já andei à procura em mais sítios. No entanto, obrigado na mesma.

Já agora, alguém tem ideias de valores para isso? Na motormáquina pediram-me 60 € por uma usada, ia tendo um xlique... ainda estou à espera de resposta da Europeças mas acho que não vêm de lá boas notícias como já é costume

UMM abraço

Nuno André

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Manda a um torneiro e pergunta quanto levam para fazer uma nova.
Depois ves se é justo os 60€ ou não.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...

Top Inferior