• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Falando Português.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
A presidenta foi estudanta?

Uma belíssima aula de português.

Foi elaborado para acabar de vez com toda e qualquer dúvida se tem presidente ou presidenta.

Será que está certo?

Acho interessante para acabar com a polémica de "Presidente ou Presidenta"

Existe a palavra: PRESIDENTA?

Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendigar é mendicante...

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.

Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um bom exemplo do erro grosseiro seria:

"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.

Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

mmu

UMM
Registo
12 Out 2010
Boas,

Eduardo infelizmente cada vez mais as pessoas são menos "exigentas" com a nossa língua... :D:D:D

Abraços
Tony

UMM - Anda-se lentamente mas vive-se intensamente...
ALTER I '85

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Com o "novo" acordo ortografico foram implementadas regras que quase deixam passar alguns desses erros grosseiros despercebidos...

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
So o tema FALANDO PORTUGUES...
eu devia de estar de costas quando me foi pedida opiniao acerca do acordo ortografico.
Pois sinceramente nao sei quem apoiou a ideia ou com que fundamentos...

Estilo ver os "ingleses" alterar termos e palavras para "ingles americano" ....nunca.
Mas quem pariu a ideia deve de ser um craneo de outra galaxia que eu nao tenho entendimento para perceber.

Gracas a Deus nao sou bombardeado com o dia a dia destes termos "alterados"...dado o caso de nao estar em Portugal,
continuarei a escrever como me foi ensinado.

Se alguem tiver por ai a resposta do porque do acordo ortografico assim em poucas linhas que explique.

Carlos Pires

Top Inferior