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Estalo nas molas, como resolver.

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24 Nov 2020
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Boas malta,

Ora como alguns sabem, recentemente dei flecha às molas coloquei braçadeiras novas e sinoblocos novos. os pontos de mola também foram revistos.

No entanto os estalos que ouvia continuam a acontecer e parece que se sentem mais em buracos que provocam movimentos laterais.

Montei a gopro debaixo do jipe para ver algo de anormal e penso que o barulho vem da segunda lamina a deslizar e bater no brinco.

Como posso resolver isto??? É que em zonas mais buracadas parece que vai a estalar todo.

video:

 

MarioMachado

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31 Out 2008
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Amigo Sérgio, o que sugiro é que dês um reaperto aos grampos que seguram os feixes de molas ao eixo...
Aperta sem medo se possivel até veres que começa a cheirar a alho, 😁😁nem que para isso tenhas de chamar alguém para te ajudar...😏
Esses grampos de vez em quando precisam de ser reapertados principalmente em carros que andam muito em off-road.
 
Registo
24 Nov 2020
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Amigo Sérgio, o que sugiro é que dês um reaperto aos grampos que seguram os feixes de molas ao eixo...
Aperta sem medo se possivel até veres que começa a cheirar a alho, 😁😁nem que para isso tenhas de chamar alguém para te ajudar...😏
Esses grampos de vez em quando precisam de ser reapertados principalmente em carros que andam muito em off-road.

É que nem há uma semana levou esses grampos novos. À frente o homem apertou até vergar um pouco a chapa de baixo, para "abraçar" melhor o feixe.

Mas vou tentar amanhã.

A solução não passará por ajustar aquelas "braçadeiras" pequenas tipo guias??
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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É que nem há uma semana levou esses grampos novos. À frente o homem apertou até vergar um pouco a chapa de baixo, para "abraçar" melhor o feixe.

Mas vou tentar amanhã.

A solução não passará por ajustar aquelas "braçadeiras" pequenas tipo guias??

Dá ideia há uma lamina que esta a dançar sobre o ponto de mola, verifica as "braçadeiras"
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Acontece sobretudo quando as molas ficam molhadas, em seco não costuma estalar. Podes rever tudo, mas não sei se vais ter resultados muito positivos.

Mas curiosamente, as minhas sempre estalaram em tempo de chuva, mas desde que as mandei arranjar agora à dois meses atrás, não as tenho ouvido "cantar".
 

Eduardo Filipe

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Na minha Guerra os carros eram lavados depois de vir do mato, e depois de secos eram todos parafinados por baixo incluindo as molas e barulhos "0"...!!! :cool: :alien:
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Na minha Guerra os carros eram lavados depois de vir do mato, e depois de secos eram todos parafinados por baixo incluindo as molas e barulhos "0"...!!! :cool: :alien:


E havia uns "especialistas", que mandavam parafinar carroçarias e capotas de lona e tudo e tudo.......o_O
Até que alguem, acabou com o "brilhante", Alto e Bom som para não haver mais dúvidas! :cool:
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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Boas malta,

Ora como alguns sabem, recentemente dei flecha às molas coloquei braçadeiras novas e sinoblocos novos. os pontos de mola também foram revistos.

No entanto os estalos que ouvia continuam a acontecer e parece que se sentem mais em buracos que provocam movimentos laterais.

Montei a gopro debaixo do jipe para ver algo de anormal e penso que o barulho vem da segunda lamina a deslizar e bater no brinco.

Como posso resolver isto??? É que em zonas mais buracadas parece que vai a estalar todo.

video:



Esse video está muito bom!
Nunca tinha visto isso a trabalhar! Obrigado.

Tambem era uma boa perspectiva ver o eixo de frente e as barras de direcção a mexer.. (é só uma sugestão...;))
 
Última edição:

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Esse video está muito bom!
Nunca tinha visto isso a trabalhar! Obrigado.

Tambem era uma boa perspectiva ver o eixo de frente e as barras de direcção a mexer.. (é só uma sugestão...;))

Pois é Paulo, a ideia é boa, só que depois dessa tua sugestão não me admira nada que alguém se lembre de colocar uma go-pro dentro do próprio motor para ver como funciona...🙂😎
 
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24 Nov 2020
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Pois é Paulo, a ideia é boa, só que depois dessa tua sugestão não me admira nada que alguém se lembre de colocar uma go-pro dentro do próprio motor para ver como funciona...🙂😎


Pos acaso da última vez que usei a ventosa no galloper fiquei a dois dedos de passar por cima da gopro com a roda de trás, eheh.

A ventosa funciona melhor no UMM, chapa sem curvas eheh.
Esse video está muito bom!
Nunca tinha visto isso a trabalhar! Obrigado.

Tambem era uma boa perspectiva ver o eixo de frente e as barras de direcção a mexer.. (é só uma sugestão...;))


Foi a forma que me lembrei de tentar perceber a origem do barulho, já que andar a abanar o jipe não estava a resultar.
 
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24 Nov 2020
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Ora ontem ataquei o problema com a minha namorada como servente e fotógrafa de servido :D

Conforme aconselharam, tentei apertar mais um pouco as braçadeiras do eixo. Com uma chave de 1 metro de braço dei mais meia volta em cada porca (não apertei mais não fosse fazer m3rdA). Mas os estalos continuaram.


Assim sendo, depois de olhar bem para as molas resolvi eliminar a folga nas braçadeiras que servem de guia às molas. Todas elas já tinham muita folga e até desgaste (provavelmente do tempo em que o carro andava com tudo laço e cheio de folgas).

Basicamente fiz um espaçador que soldei à braçadeira para remover a folga, mas deixando livre na mesma para a mola correr.

Resultado: aparentemente os estalos desapareceram.


Algumas fotos do processo:

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Ps: Provavelmente há outras formas de resolver o problema, mas esta pareceu-me a mais simples e que não afetava/danificava o resto dos componentes, portante não me crucifiquem :LOL::LOL::LOL::LOL::LOL::LOL:
 

Eduardo Filipe

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Ora aí está uma coisa que havia de ter sido logo feita de inicio, tirar fotos para não se andar a divagar é isto é aquilo, para a próxima já se sabe como é...!!!
Quanto a mim essas molas já foram mexidas e houve aí um desenrascar de situação e mal, esses U que estou a ver são largos demais para as molas, se fossem os originais esses bocados de cantoneira não cabiam aí. ..!!!
 

Eduardo Filipe

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Ora ontem ataquei o problema com a minha namorada como servente e fotógrafa de servido :D

Conforme aconselharam, tentei apertar mais um pouco as braçadeiras do eixo. Com uma chave de 1 metro de braço dei mais meia volta em cada porca (não apertei mais não fosse fazer m3rdA). Mas os estalos continuaram.


Assim sendo, depois de olhar bem para as molas resolvi eliminar a folga nas braçadeiras que servem de guia às molas. Todas elas já tinham muita folga e até desgaste (provavelmente do tempo em que o carro andava com tudo laço e cheio de folgas).

Basicamente fiz um espaçador que soldei à braçadeira para remover a folga, mas deixando livre na mesma para a mola correr.

Resultado: aparentemente os estalos desapareceram.


Algumas fotos do processo:

Visualizar anexo 11946Visualizar anexo 11945Visualizar anexo 11942Visualizar anexo 11944Visualizar anexo 11941Visualizar anexo 11940Visualizar anexo 11943Visualizar anexo 11939Visualizar anexo 11938Visualizar anexo 11937




Ps: Provavelmente há outras formas de resolver o problema, mas esta pareceu-me a mais simples e que não afetava/danificava o resto dos componentes, portante não me crucifiquem :LOL::LOL::LOL::LOL::LOL::LOL:
Aqui não se crucifica ninguém, só se ajuda se souber...!!! :cool: :alien:
 

MarioMachado

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No vídeo não tinha percebido que essas braçadeiras estavam assim tão afastadas das molas!
Não precisas de mexer em mais nada porque o problema quase de certeza vinha daí...
Já vi bracadeiras dessas com as laterais revestidas com placas de teflon para evitar os tais ruidos parasitas e também para não desgastar as lâminas das molas.
 
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24 Nov 2020
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Ora aí está uma coisa que havia de ter sido logo feita de inicio, tirar fotos para não se andar a divagar é isto é aquilo, para a próxima já se sabe como é...!!!
Quanto a mim essas molas já foram mexidas e houve aí um desenrascar de situação e mal, esses U que estou a ver são largos demais para as molas, se fossem os originais esses bocados de cantoneira não cabiam aí. ..!!!


Obrigado 😉👍. Sim provavelmente houve para aqui algum tipo de "sortido cuetara" nas molas como já aconteceu em outras partes do jipe.

Além do mais já deve ter tido uma boa dose de proprietários. Pelos menos 6 que eu saiba.
No vídeo não tinha percebido que essas braçadeiras estavam assim tão afastadas das molas!
Não precisas de mexer em mais nada porque o problema quase de certeza vinha daí...
Já vi bracadeiras dessas com as laterais revestidas com placas de teflon para evitar os tais ruidos parasitas e também para não desgastar as lâminas das molas.


Essa do teflon parece uma boa ideia para além de reduzir os ruídos acrescenta uma camada protectora.
 
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