• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Esquema Electrico Piscas Cournil

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Ora viva Camaradas,

Alguma alma caridosa tem por ai um esquema electrico dos piscas para o Cournil, ando a cabeçada com isso. ?

Obrigado.

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Ora viva e muito Obrigado Markilhas, os 4 piscas já estão a funcionar, a ficha que liga ao relê tem um fio castanho/preto que também liga ao comutador dos piscas, ou seja o comutador dos piscas tem 3 fios, um verde, um amarelo e um vermelho (corrente) o verde como é obvido liga ao verde o amarelo liga ao amarelo e o vermelho por exclusão de partes tem que ligar ao (castanho/preto) da ficha que liga ao relê. Esse normalmente seria o que trás corrente !? Ou estou enganado !? É que não tenho piscas... só funcionam os 4 piscas...

Obrigado

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
e assim a ligaçao esta correta qual eh o estado da manete? o ideal sera fazer um chunt para verificar
tente primeiro com cada um dos fios direto ao fio do rele pois pelo esquema esta correto

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Então bate certo um a de ser corrente da bateria outro negativo e outro o castanho/preto corrente.....477944d1411173154-pisca-alerta-para-jipes-alerta.jpg
Segundo o esquema a de ter então um castanho preto corrente para a manete, um encarnado branco que vai a manete e um amarelo branco que vai ao quadrante

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
A imagem que meti r de um relé normal num outro circuito igual ao que fiz no meu jipe, porcausa de o indicador no tablier ser só um, tem de vir do relé um fio direto para la

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Pelo que apercebi a instalação e original, o ideal ser primeiro começar por verificar se realmente tudo segue estás cores depois trocar relé , se.continuar o problema xunt nos fios da.manete, para verificar se o problema não eh daí , se continuar trocar o botão ou fazer xunt, eu acho que de o botão tivesse danificado nem saia sinal nenhum, mas tb poderá ser o botão danificado

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Pelo que apercebi a instalação e original, o ideal ser primeiro começar por verificar se realmente tudo segue estás cores depois trocar relé , se.continuar o problema xunt nos fios da.manete, para verificar se o problema não eh daí , se continuar trocar o botão ou fazer xunt, eu acho que de o botão tivesse danificado nem saia sinal nenhum, mas tb poderá ser o botão danificado

Bom Markilhas, este fim de semana nao consegui pegar nisso, mas hoje a noite a ver se dou uma vista de olhos novamente, obrigado pelas ajuda que me estas a dar :) entretanto uma coisa que ja tinha tentado era mesmo encostar directamente o castanho/preto aos amarelos que vem dos piscas, e nada, acho que o castanho/amarelo nao tem corrente, mas o que mais me intriga, por exemplo o botao dos 4 piscas tambem la vai o preto/castanho mas vai tambem um vermelho com corrente !!! alguma coisa me está a escapar. há e o relê é novo.

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Boas camaradas, e não é que continuo a rascas com o raio dos piscas, botão novo e a coisa continua sem funcionar, os 4 piscas funcionam mas os piscas não, alguém teve um problema do género? O botão e novo, a manete é nova, aquilo ao que parece não tem segredo nenhum, relê de 3 pino, a fixa só encaixa de uma maneira, os fios verdes ligam ao verde da manete os amarelos ao amarelo da manete e o castanho do relê liga ao vermelho da manete.... e nada ....

Outra coisa que gostava de saber se alguém me pode ajudar: quais as cores dos fios que ligam ao sensor de marcha atrás ? E qual a cor do fio que liga a lâmpada de marcha atrás ? Alguém me consegue Desenrascar umas fotos ? Pelo que percebi do manual na lâmpada é um fio vermelho e branco, mas esse fio tem sempre corrente, quer esteja a marcha atrás engatada ou não, aliás até sem fios ligados no sensor o vermelho e branco tem corrente.... logo descarta-se de sensor estragado...

Muito obrigado desde já

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Bem vamos por partes e começamos com a marcha atrás...segundo o manual e fui confirmar no meu (que só tem o fio) a cor e mesmo branco e vermelho, agora e de corrente e faz a interrupção na válvula que faz de interruptor...essa da luz sempre ligada não pode acontecer se estiverem desligados da válvula....acontece muitas vezes (e originou retirar a luz no meu KD) a válvula ficar colada e está sempre ligada...resumindo vem um fio de corrente até a válvula e depois sai outro da válvula pá luz..

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Agora os piscas vamos fazer o seguimento todo, dos piscas sai dois fios até aos fusíveis 1 verde e 1 amarelo, dos fusíveis seguem para cima para ligar aos 4 piscas e as manetes...fui tirar uma foto aó meu que tem a instalação original, e o meu irmão instalou um de 4 pinos que mais um fio da massa....faz me talvez pensar que esteja a faltar massa nesse conjunto...vermelho liga ao castanho branco vai ao manómetro corrente....e a massa?vou deixar uma foto do que lá temIMG_20200811_101220.jpg

Top Inferior