• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Esquema eléctrico A CORES [DISPONIVEL!]

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Estou numa de me lançar na aventura de fazer uma nova instalação eléctrica...não é dificil e com paciência atinge-se o objectivo.

A minha dificuldade no objectivo de replicar o esquema actual é fazer corresponder as cores aos fios certos. É trabalhoso, mas posso pegar na instalação antiga, identificar cada fio e ver no esquema ao que corresponde e anotar a cor. Mas será que não haverá por aí um esquema que indique as cores de cada fio???

Outra questão, haverá por aí algum esquema eléctrico já a cores? Estou numa de reproduzir o esquema eléctrico com software adequado para ter um esquema a cores e que seja mais directo olhar e identificar cada ligação...mas antes de me lançar ao trabalho, será que ninguém teve já essa ideia e a implementou?

Se alguém também tiver dicas de software para criar o esquema eléctrico a cores, avise...por agora tenho o AutoCAD Electrical (muito complexo) e o SmartDraw. Já exclui o MS Visio, porque coitadinho...hehe

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
544
Localização
Portugal
Por acaso já fiz isso em SmartDraw mas perdi o ficheiro algures no tempo com uma formatação.

Como software alternativo tens a hipótese do Cadence OrCAD, Automation Studio, Circuit Maker 2000 e o NI Circuit Design Suite 11, são os que tenho.

No entanto, como julgo que não tenhas interesse, pelo menos para já, em fazeres uma simulação e análise do circuito, acho que o melhor mesmo é uma folha de papel e lápis coloridos. É arcaico, mas mais rápido e eficiente.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Como não obtive resposta positiva ao esquema a cores, decidi meter mãos à obra e tal como o SuperPilot também estou a fazer um esquema no Smart Draw. Estou é ao contrário da versão a preto e branco que conhecemos, tentar simplificar a coisa, detalhando melhor onde cada fio liga e qual a respectiva cor. Depois partilho com a malta...

Agora aos entendidos de esquemas eléctricos ou conhecedores da instalação do UMM, preciso que me esclareçam umas dúvidas...



#1: nos quandrados a verde estão numeros no formato X.Y - que significa isto?!e já agora, tanto junto ao rádio como do climatizador estão numeros que nem constam na descrição, como é o caso do 57...serão estes numeros mesmo de fios? Ou significam outra coisa?!

#2: no quadrado vermelho (autoradio), estão uma série de bolas com numeros...cada numero é um fio para o autoradio? assumo que sim, mas como a representação grafica difere do normal.

#3: no quadrado azul estão numeros no formato X:Y - estou a assumir que são os fios com os numero X e Y, certo?

#4: já agora, ali no componente 51 (botões do climatizador), está lá um valor "2G7". Já confirmei com o esquema que está no livro e tem melhor qualidade e não tem qualquer ponto entre o G e o 7...diria que seria 2G e 7, mas também cai na pergunta #1, será 2G.7? E o que significa? Já agora, o 2G é a iluminação dos interruptores e relogio, faz sentido...o 7 é o Isqueiro...não faz sentido estar a ligar aos botoes do climatizador...que será este 2G7?

Agradeço quem me ajude a esclarecer estes pontos para poder disponibilizar assim que possivel o esquema pronto! ;)

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 
Registo
19 Jan 2012
Mensagens
791
Localização
Portugal
Exelente trabalho Benjamim tenho uma serie de fios desligados e não faço ideia de onde ligam... Com esse esquema vou-me safar.. Força nisso! Podes enviar-me o esquema a preto e branco para te tentar ajudar nas tuas duvidas?
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
O problema é que o esquema que está no livro e que todos temos (falo do Alter II de duas caixas de fusiveis), já identifiquei um ou outro erro...e pela forma como foi desenhado, existem muitas ligações que saem de determinado componente e não ligam a lado nenhum...é um adivinha!

Alguns exemplos de coisas que não estou a perceber onde ligam:


Componente #29 (indicador colmatagem filtro ar) - possui os fios 28A e 26...mas estes não aparecem em mais nenhum local no esquema...onde ligam?! Ou de onde vêm?...

Componente #47 (Contactor luz cortesia) - o fio 10 é a massa. o fio 48 (é mesmo 48 e nao 4B) não liga a lado nenhum a não ser um ao outro (existem dois componentes numero 47)...ora, se o fio 10 é massa e o fio 48 ligar apenas um ao outro, de onde vem a alimentação?! Ou a quem levam informação, já que ninguém está ligado ao 48.

Componente #25 (luz interior) - a mesma coisa do anterior. fio 10D é massa, fio 48C não liga a mais ninguém e o 7A, liga também ao relógio. Será que o relógio recebe corrente e passa-a por este 7A para a luz interior?! Se sim, não se pode colocar qualquer relógio neste esquema, pois tem de alimentar componentes terceiros com a tensão que recebe.

Componente #51 e #24 (sofage e respectivos botões de controlo) - estes continuo sem perceber que valores são aqueles 57.1, 57.2, 57.3, 10.20, 10.21 ou 2G7...que fios são estes? de onde virão? A onde ligarão?!...

Componente #8 (ignição) - fio 1...não aparece em mais lado nenhum...

Por mero acaso, as minhas dúvidas são essencialmente com as ligações da sofage e luzes interiores, coisa que se resolve facilmente (pelo menos as luzes, a sofage, no máximo fica desligada)...mas queria reproduzir o esquema original não só para o percebermos devidamente como posteriormente fazer as devidas alterações para as minhas necessidades...

Tenho estado a acompanhar a construção do esquema com o esquema no livro e respectiva descrição dos componentes e fios...mas mesmo assim não consegui responder às questões que aqui coloco.

Se alguém puder ajudar, agradeço! Obrigado.

Já agora, o esquema original como o conhecemos:



cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 
Registo
19 Jan 2012
Mensagens
791
Localização
Portugal
Boas Benjamim então como vai o esquema?

Olha tive a dar uma vista de olhos no esquema e o componente 47 (contactor de portas para iluminaçao interior) não esta activo ou pelo menos nos carros até 92 não está... esses fios 48 e 10 é só mesmo a alimentação ao contactor e possivelmente era para posteriormente ligar os switch de porta e daí o 48 na luz interior nao ligar a nada.. O 7 no componente 25 é a alimentação da luz interior e por sua vez a mesma que o relogio ou seja estão em paralelo. Não há problema de estar ligado o relogio aí pois o consumo é praticamente zero.

No componente 8 o fio 1 é alimentação directa da bateria que depois vai ao motor arranque.

o componente 51 e 24 tambem nao percebi será da parte do ventilador da sofagem? Alguem que opine aí..

O componente 29 tambem não estou a ver mas está ligado ao 36 que vai ao quadrante.. Tenho que ver com mais tempo..

Já agora podes por a legenda de todos os componentes? Eu não tenho esse livrinho..

cUMMps

 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Tenho o esquema pronto, mas antes de o publicar, haverá por aí alguém que me consegue arranjar a legenda dos componentes e legenda de fios (cores/correspondência) para o esquema electrico que coloquei acima (alter II - 2 caixas fusiveis)? Tenho o meu scanner off, senão tirava-as da 2ª edição do livro UMM, página 164. :)

Só me falta juntar essa infromação para disponibilizar um esquema a cores e na minha opinião, mais perceptivel.

Se der muito trabalho publicar no forUMM, enviem por mail: benjamim_pitacho[arroba]hotmail.com

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Tal como prometido, aqui fica um esquema eléctrico do Alter II de 2 caixas de fusiveis.

Este esquema foi inicialmente feito com base no conhecido esquema de 2 caixas de fusiveis (presente na página 162/163 da 2ª edição do livro UMM) e posteriormente recorrendo a uma instalação eléctrica real que fui retirar a um UMM para completar informações que me faltavam e não são perceptiveis no esquema inicial.

Acrescento ainda que desta experiência concluo que tal como os UMM em que não há 2 iguais, as instalações eléctricas parecem seguir o mesmo caminho, pois olhando para 3 que tenho cá em casa, pormenores que supostamente seriam iguais, diferem. Alterações de fabrica?! Alterações dos donos ao longo de 20 anos de vida?! Reparações eléctricas sofridas?! Muitos são os motivos! quero apenas alertar para que se virem alguma coisa ligeiramente diferente no vosso UMM em relação ao esquema, questionem se será erro meu ou alguma alteração à vossa instalação. :)

Qualquer problema ou incoerência que detectem, comuniquem, preferencialmente aqui no tópico para toda a comunidade ter conhecimento e eu corrigir/explicar se for o caso.

Aqui fica o link do esquema em formato PDF para sacarem. Espero que vos seja util! ;)

Esquema eléctrico a cores UMM Alter II - 2 caixas fusiveis:
Esquema_Electrico_Cores_UMM_Alter_2_cx.pdf


cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Já agora esclareço outro porquê, a ideia de ter desenhado o esquema desta forma e não seguindo o original deve-se ao facto de assim, apesar de parecer à partida mais complexo, ser muito mais facil de seguir cada fio, cada ligação e perceber onde cada componente está ligado.

As representações graficas de alguns componentes também não estão iguais aos desenho original, pois o programa que usei não tinha esses objectos e eu improvisei, havendo sempre os numeros para referência.

A localização dos componentes também difere nalguns casos da posição original pois como neste caso o numero de fios e ligações era muito superior, foi preciso mexer nalguns componentes para facilitar algumas ligações e gerar menos confusão, dispersando os mesmos pelo esquema!

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 

Undertaker

Iniciado
Registo
18 Jun 2012
Mensagens
10
Localização
-
Bom dia, gostaria de interrogar se seria possível enviar-me por email o esquema de ligações eléctricas para Alter 2, pois o link para fazer download não está a funcionar correctamente. Obrigado. Saudações Ummistas

 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Alguém me pode enviar este esquema a cores?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92
 

Areosa

Iniciado
Registo
29 Dez 2014
Mensagens
3
Localização
-
Olá a todos,
venho também pedir se me podem enviar o esquema eléctrico a cores , pois preciso refazer a instalação do meu UMM que um cachorro fez questão de roer.
Obrigado
 

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Mensagens
1.426
Localização
Portugal
Altamente Benjamim obrigado pelo exelente trabalho

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 
Top Inferior