• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Esquema de compras falsas na net

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Este post é para alertar o pessoal para uma onda de esquemas fraudulentos de vendas na net para compradores fora do país.

Já fui contactado por várias vezes por vários artigos que tenho à venda em sites, mas por precaução antes de cair na armadilha fui consultando a net e cheguei a forums onde alertam para este esquema.

O processo é o seguinte:

Contactam-me para comprar um artigo e geralmente nem discutem o preço (até já me ofereceram mais do que o valor que tinha para vender), e acrescem o valor dos portes para outro país geralmente bem longe.
Envio o NIB para o depósito e recebo um mail (muito fidedigno) supostamente do banco a confirmar a transferência e a informar que o valor está para ser disponibilizado na minha conta depois de eu enviar o artigo e de enviar para o banco o número da encomenda dos correios.
Eles informam que o depósito já não pode voltar à origem e que será imediatamente depositado na minha conta mal informe do número da encomenda. É uma segurança para vendas na net por causa de quem recebe o dinheiro e não envia nada... Dizem eles num mail de explicação de como funciona o serviço do banco... tudo com mails como se fossem do banco (no meu caso eram do royal bank of Canada)

Escusado será dizer que os mails do banco são falsos e nunca respondem... cuidado com esses esquemas. Geralmente se no mail de resposta informarem que já informaram as autoridades e o banco em questão, eles deixam de vos chatear.

Espero que ninguém tenha sido enganado, e que este aviso ainda vá a tempo.

Cumps a todos

Nuno - nunumm

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
NUNCA E TARDE DEMAIS PARA REPETIR e PARTILHAR:

...durante este fim de semana fizeram-me chegar esta mensagem e questionavam-me se podia esclarecer e reassegurar que esta compra tinha algo mais que algo relacionado com "carros"...

Fica aqui a troca de mensagens em relacao ao assunto:

...Pessoa das minhas relacoes reenvia a mensagem na totalidade mais abaixo e para mim com este comentario que se segue...

CITANDO
Consegues saber a quem pertence este número de telefone? Cheira fraude que tresanda!!!!!!!!

M/Cumpts

Iniciar a mensagem reencaminhada:

De: Jose da Silva <[email protected]> <<<< O artista que tem mais anuncios "DU-vidosos"
Data: 14 de Abril de 2013 3:47:48 WEST
Para: xxxxxxxxxx <[email protected]>
Assunto: RE: Comentário de um potencial cliente em Standvirtual (P7480573)

Boa tarde,

Antes de mais obrigado pela sua resposta!
Gostaria de confirmar que posso arranjar a entrega do veículo no Portugal. Tem um acordo com uma empresa de transporte e vou entregar o carro para Portugal. O transporte da viatura até Portugal demora 3 dias. A empresa será totalmente responsável pelo processo: a entrega do carro, pagamento e a passagem do proprietário. Para poder entregar o carro e reservá-lo em seu nome você deve pagar 50% à empresa, este montante está incluído no preço total do carro. Quando o carro vai chegar na sua morada vai ter um período de inspeção de 3 dias para testar o veículo. Os restantes 50%, serão pagos no final dos 3 dias depois de testar o carro. O pagamento vai ser feito atraves de transferencia bancaria. Se está interessado neste veículo e quer comprá-lo, agradeço que me enviasse um email com seus dados: nome, endereço, cidade, código postal, N º de BI, N º de Telemóvel. A empresa vai entrar em contato consigo com todos os pormenores ea a declaração de venda.
Deixo o meu contacto para mais informações +44 74663 29395.

Agradeço uma resposta da sua parte em breve!
Com os melhores cumprimentos
Jose

Subject: Re: Comentário de um potencial cliente em Standvirtual (P7480573)
From: [email protected]
Date: Sat, 13 Apr 2013 20:59:36 +0100
To: [email protected]

Ok,
Como poderemos dar seguimento ao negócio?

M/Cumpts
xxxxx xxxxxxx

No dia 13/04/2013, às 20:11, Jose da Silva <[email protected]> escreveu:

Boa tarde,

O carro ainda esta a venda: 2008 BMW Serie 1 123d Coupe, por 11,900€, 79,000Kms.
Viatura está exatamente como nas fotos, tem inspeçao em dia, está impecável e tem livro de revisões feitas na marca.
O carro tem estado numa garagem, está em boas condições, de motor e carroçaria.
Atualmente moro no Reino Unido eo carro está no Reino Unido também. Eu quero vender o carro em Portugal, porque o carro tem os
documentos em português e matricula portuguesa. Toda a documentação está legal, sem encargos nem qualquer outro tipo de taxas.
O transporte de Inglaterra para Portugal ficará a meu cargo.
O preço do carro será de 11,900€, mas com tudo incluido como disse anteriormente : viajem e o registo de propriedade e documentos
do carro com a devida inspecção.

Muito obrigada pela disponibilidade e atenção.

Aguardo sua notícia suas brevemente
Com os melhores cumprimentos
Jose

<1.jpg>
<2.jpg>
<3.jpg>
<4.jpg>
<5.jpg>
<6.jpg>
<9.jpg>
<10.jpg>
<Digitalizar BMW Serie 1 Coupe.jpg>

Alguem ja torce o nariz???
Espero que sim.

Aqui de seguida a minha resposta a pessoa das minhas relacoes:

xxxxxx,

Em muitos paises, como em Portugal, nao temos bem a nocao de que dados pessoais sao usados para os mais diversos fins.
Em qualquer compra mais banal nem mesmo transferencias bancarias dados TAO pessoais sao pedidos.

Dados pessoais como bilhete de identidade e outros sao usados para os mais diversos fins em paises que carecem/precisam de detalhes de cidadaos europeus pelas mais diversas razoes.
Com a diversao que e' para vender uma moto ou um carro ou veiculo o crime ja esta a acontecer sem a pessoa dar conta.

Pois em Portugal temos a boa fe que e' so facultar "dados pessoais" nao estou a transferir nenhum dinheiro, por isso "estou seguro" e "nao ha problema".
Mas ha.

Quanto ao "vendedor" ele tambem esta a vender este veiculo num outro site:
Uma Toyota
http://www1.classificados.abmotor.pt/auto_detalhe.asp?IdV=848543

e um outro link para um FIAT 500:
http://www.automoveiscm.pt/ficha_anuncio.aspx?IDANU=1113592
repara no numero de telefone...

No anuncio que me referiste:
Os termos em portugues e a gramatica nao esta TOTALMENTE bem articulados, e olha que sei distinguir entre um "saloio/parolo/ignorante" a escrever portugues de um estrangeiro/nao portugues a tentar escrever/falar...ai cheira a rato.

Eu sugiro que NAO PASSES nenhuma informacao, nem "cartao" ao assunto.
Quando um negocio parece bom demais...e' porque e' "bom demais"...mas triangula sempre comigo pois posso ver algo que nao estejas a ver bem.

P.S. quanto ao numero ingles do anuncio do BMW, existe, chamei...ninguem atende, e tem o "voice mail" completamente "cheio"...

Qual e' o verdadeiro interesse em criar anuncios destes?...nunca vamos saber ao certo, mas eu nao ando muito longe deles.
Vai da inocencia de muitos cairem na esparrela, e ate pensam que nao fizeram nada demais...mas ja passaram informacao que explicitamente esse individuo ou organizacao precisa.
Pois para nenhum dos processos de transporte ou relacionados esses detalhes sao precisos.

Abracinho.
CP

Ja a minha avozinha dizia:
OLHO VIVO!

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
É impressão minha ou o consumismo está em niveis tais que já leva as pessoas a comprar bens como carros pela net, aliciadas por um bom preço e a possibilidade de ter "topo de gama" ou "bem que está na moda" por tuta e meia?

Faço muitas compras na net sim, mas de bens de valor insignificante...nunca fiz operações superiores a 200€ e tenho o cartão multibando virtual com plafond limitado a esse valor (sendo que uso o MBNet, que permite criar um cartão virtual para um transacção especifica e depois deixa de existir, portanto impossivel de reproduzir).

Bens de maior valor, sem conhecer pessoalmente o vendedor/organização/empresa, sem visualizar o bem ao vivo, entre outras práticas que sempre tivemos como obrigatórias antes da moda da Internet, estão agora a ser descuradas, face ao aliciamento às pessoas da possibilidade de adquirirem algo que querem mesmo possuir (mas não têm possibilidade), de o fazer a um preço já dentro do seu orçamento (e depois nem bem nem dinheiro!)

Reforço o que o Carlos Pires refere, REGRA FUNDAMENTAL, CRUCIAL, VITAL, OBRIGATÓRIA DA INTERNET: NUNCA DIVULGAR OU ENVIAR DADOS PESSOAIS A QUEM SEJA! Nem mesmo se for o Facebook, Google ou ualquer outra empresa supostamente credivel a solicita-los! Além de ser possivel a qualquer pessoa fazer-se passar por qualquer outra entidade (inclusive enviar mails com endereços de e-mail dessas entidades), esses dados circulam pela net em claro e possiveis de ser apanhados por qualquer pessoa!

Fazendo uma analogia, enviar dados pela net é semelhante a estarem num local publico, escreverem algum dado pessoal vosso num post-it e dizer a um desconhecido "vai entregar isto à pessoa X"...sabe-se lá, antes de chegar à pessoa X, quantas outras não o vão ver! E claro, situação ridicula, escrever dados pessoais num post it e envia-lo por desconhecidos...mas fazemo-lo na Internet!

Não se deixem levar pelo aliciante ou plos impulsos de consumismo...citando "Quando um negocio parece bom demais...é porque é 'bom demais'"

São só alguns conselhos/dicas. ;)

cUMMprimentos
Benjamim

http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Li este alerta em passo de corrida, mas posso adiantar que o contacto de telefone apresentado tem indicativo Suíço!!

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by MarioMachado
...Li este alerta em passo de corrida, mas posso adiantar que o contacto de telefone apresentado tem indicativo Suíço!!...

Mario, Mario...
Nunca se leia nada em passo de corrida ou em zig zag.
O contacto telefonico para o "negocio" apresentado e' tlm ingles.

Mas isso nem interessa, pois a "rede organizada ou nao" opera sobre varios nomes e em varios paises, nao sera de admirar que a "historia da carochinha" que e' carro de um emigrante e mais palha etc cole tambem "na Suica".

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Sim, é verdade.
Já apanhei anuncios destes no OLX, ocasiao, Custojusto, etc.
O objectivo deles, é que uma parte do dinheiro seja transferida adiantado com a justificação de pagar a viagem, o tranporte do veiculo, dar inicio ao processo, tratar de papeladas, etc. Tudo a abater no valor total do carro.
Sei porque fiz-me de parvo e troquei vários mails como se tivesse a acreditar no paleio dos artistas, para ver até onde ia o engenho destes manfias...
Quando me pediram dinheiro adiantado, disse que ia com este assunto ás autoridades para ter a certeza que não era trafulhice. Nunca mais me responderam!!!

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

turgal

Iniciado
Registo
3 Fev 2011
Já me aconteceu por diversas vezes este tipo de "esquemas"quando quero comprar alguma coisa na net . Em duas ou tres ocasiões reencaminhei para a DECO .
No ano passado pensei comprar um veiculo e vi na net um que me interessou , pela matricula de uma foto nesse anuncio fiz uma busca e cheguei ao dono verdadeiro ,uma empresa grande de Lisboa ,a quem revelei o que tinha descoberto, e que deve ter entregue o caso a Policia Judiciária fazendo desaparecer o vendedor da net, até agora.

Top Inferior