O mal da sociedade e' mesmo ser ignorante.
a sociedade ate podia ser um "lugar" mais apetecivel de estar...se nao houvesse tanta ignorancia.
E' como escutar um cidadao "normal" a falar da construcao e execucao de um carro de formula 1 ao pormenor...que sabe ele?
...o que as revistas dizem? ....o que ouve no "cafe"? o que dizem os amigos na fabrica? o que ve e escuta na televisao?
...assim se faz um "expert" em formula 1 ...
Esta logica aplica-se a tantos assuntos por esta sociedade fora...
Escutismo: diferente de Escotismo.
So quem passa pelo CNE (e nem todos) ficam com a nocao do que realmente o movimento e'.
E' projecto de educacao, e sem duvida se bem passada a mensagem interfere de maneira muito positiva na formacao pessoal do individuo.
Que numa associacao tao grande NEM TODOS os individuos acabam por ter a mesma formacao e apoio pois como movimento que depende muito da "carolice" em certos casos vemos maus exemplos de "escuteiros" diferente de escoteiros.
Ha tanto que falar acerca do movimento escuta que enchia mais que uma pagina...mas se calhar sera melhor transparecer o que fiz e ajudei a fazer dentro do escutismo.
E talvez se fique com uma melhor ideia ate para eu contruibuir de alguma forma contra o combate a ignorancia.
Entrei para o meu agrupamento de escuteiros local em Moreira da Maia aos meus 12-13 anos de idade.
O agrupamento estava a crescer e desde raiz dependia da dedicacao de um professor que tinha algum tempo livre e gosto pela educacao dos jovens na paroquia, Carlos Tedim, juntamente com o Carlos Torres alguem com dinamica e com a capaciadde de fazer sonhar os jovens...mesmo que muitos dos projectos ou sonhos nao passassem so disso. outras pessoas estavam a formar o agrupamento.
Todas as pessoas eram locais e de alguma forma ligadas a paroquia...o que era bom pois +/- familias acabavam por se conhecer.
Os agrupamentos estao inseridos em Nucleos e os nucleos estao inseridos em Regioes.
(cada freguesia tem um agrupamento...e por ai fora)
A construcao da sede com oferta dos terrenos pela junta de freguesia + paroco tomava forma.
Era e foi o orgulho para muitos elementos pois foi tudo a pulso....foi um pavilhao "pre fabricado" cedido pela escola C+S de Pedras Rubras, o que foi alterado para as nossas necessidades.
Cada agrupamento normalmente tem 4 seccoes, os Lobitos, os Juniores (agora Exploradores), os Seniores (Pioneiros), e os Caminheiros. que se dividem pelas respectivas idades.
As quatro salas iam tomando forma e todos os membros de uma forma ou outra estavam involvidos com a construcao da mesma.
Passados meses e muito trabalho de carpintaria feito por pais, membros mais seniores e dirigentes, estava pronta a sede.
Desde a secretaria, as 4 salas para as 4 seccoes tudo comecou entao a ser trabalhado em funcao da necessidade de cada seccao.
Arranjando espaco para cada "patrulha nos exploradores" para cada equipe nos "pioneiros"...passando pelos lobitos e a sala do Cla - Caminheiros.
Durante muito tempo ainda me lembro que a sede era toda ampla com a excepcao dos lobitos que tinham uma salinha mais ao fundo so para eles....mas lembro-me de estar a frente (como guia) da patrulha lobo e a minha patrulha resolveu trazer uns troncos de "australias" para dentro e criar-mos o nosso canto de patrulha...arranjamos uma mesa umas cadeiras, e comecamos a "eregir" uns troncos para dar um ar mais natural e rustico...enquanto outros na altura iam para o muro "dar treta" as meninas...eu dizia para mim eu tenho tempo para isso e entao comecava a dar mais disposicao entao a nosso canto de patrulha pondo cabos de sisal entre os varios troncos para delimitar a coisa...ao mesmo tempo tinhamos feitos tripes e por "paranoia" da minha cabeca pus uns papeis a dizer "canto construido em equilibrio" ....tinha dupla significancia...lol.
O anos foram passando actividades muito interessantes e alguns acampamentos de verao (acampamento onde todo o agrupamento vai acampar numa area estudada previamente....as visitas aos locais do "acangru" (abrev. para acampamento de agrupamento) eram sempre interessantes pois iam sempre um grupo de "carolas" e iam estudar o terreno etc..etc...
Uma vez consegui por um o meu primeiro patrao a "serio" senhor Albino Maia a ir comigo para Montalegre fazer um pequeno levatamento topografico de uma area denomidada de "ourigo" perto da casa do guarda florestal...lindissima zona...mas isso ja foi mais para a frente.
Entretanto vou crescendo e passando para as seccoes seguintes participando em mais actividades ate que em conjunto com o Ze Carlos (Pintas)...formamos o ALERTA jornal do agrupamento onde retratavamos actividades e coisas da freguesia e intervencoes do agrupamento na freguesia e vice versa...com cerca de 13mil assinantes...nao era brincadeira...anunciantes...muitas horas dedicadas...alguns trabalhos e "workshops" acabei por frequentar...e levar outras taaantas inciativas a cabo...
Viagem a Suecia organizada...onde muitos diziam impossivel e "nao era para nos"...acabamos por ir um grupo que se auto selecionou para participar no "spirit into action" ...jamboree mundial que na altura era para as idades 18 a 25 se nao me falha a memoria...angariamos TODOS os mesmos fundos para pagar pela actividade e deslocacao...
Formacao moral?...meus amigos eu sei o que e' viajar cheio de sono com mochilas cheias de publicidade da "In Wear" - panfletos de promocao da nova loja que ia abrir em TELHEIRAS...sim sair do Porto num comboio cheio de militares sendo este comboio um regional ...onde ate ao entroncamento sempre de pe...e lembro do sofrimento de querer sentar e nao haver espaco nem para nos mexer-mos nos corredores do mesmo comboio...mas mesu amigos TODOS os cerca de 10 elementos que participaram nesta ida a suecia MERECERAM bem o sacrifico...nao obstante terem-mos sofrido durante a noite sem dormida estavamos de calcoes e uniforme sim...e com sorriso na cara no cruzamento em telheiras perto do CArrefour...sem sabermos nada de nada...
Estavamos ali a distrubuir panfletos somente para angariar fundos para a nossa viagem a suecia...
E conseguimos ...distribuimos cerca de 10mil!!! sim DEZ MIL...durante um dia...
regressamos ao fim do dia...chovia muito mesmo...mas de rastos mas com missao cumprida!
Isto foi so um episodio que com orgulho partilho com o pessoal aqui tanto para os mais novos como para os mais velhos.
Pelo meio olhem...curso de espeleologia, conheco muito bem a serra de Valongo...e o RANHOSO do gajo do GEV (grupo espeleologico de valongo)...andei muito com o nuno prisco um montanhista com bastante tecnica do CCCP (clube de campismo e caravanismo do porto) ainda me lembro do cheirinho a ervas que o predio sede tem...foi antigo armazem de ervas para cha e tem o seu cheiro empragnado...Curso de mergulho tirado em sesimbra tambem pelos "escuteiros", ministrei depois um curso de sensibilizacao nas piscinas municipais da maia. (castelo).
Tive boas ligacoes com a Camping Shop na altura ....e a Alternativa (lojas para a frentex) na altura que dominavam o mercado para material de montanhismo, montavamos slides nos acampamentos...ensinavamos tecnicas de montanha e criavamos atliers especificos para isso.
Dentro do agrupamento eram criados "departamentos" onde as pessoas se agrupavam por "interesses comuns"...e tinham o material do agrupamento devidamente arrumado e feita a manutencao ao material.
Um raid que me vem a cabeca quando estava em comissao de servico (posicao intermedia entre caminho e ser dirigente de seccao)foi o da cabreira...(serra da cabreira)...tinhamos saido a pe da Ilha do Ermal (onde fazem agora o concerto de musica)...olha ainda melhor..veira do minho para verem como era apanhado do clima (no bom sentido)...alguns dirigentes diziam que nao era possivel acampar devido ao declive do terreno e algumas seccoes iriam sair lesadas com reducao do espaco de campo para essas mesmas seccoes...eu nessa altura estava a suar pelos exploradores (10 aos 14 anos acho) fase super interessante (como todas) pois procuram ideais...e entao eu com os guias de patrulha atirei a ideia e que tal montarmos tendas aeras?....
Meus amigos..tenho esses miudos agora graudos que ainda dizem que ate a data foi o melhor tempo da sua vida...o terem tido a "magia" de acampar "nas arvores"...foi passante!!! ate mesmo para os "dirigentes acomodados" aos postos...
A coisa foi simples levamos em camiao do nosso agrupamento placas em MDF bem resistentes e ja pre estudadas...com varas de "australias" ...mais troncos que outras coisas com visita previa ao local estudamos entre que arvores nos iriamos unir essas mesmas arvores com a nossa estrutura por tenda...medimos cada tronco necessario para unir a arvore A a arvove B e acabamos por ter uma "figura" abstracta.
Cada patrulha ficaria responsavel de fazer o fornecimento de material NECESSARIO para ter a sua tenda montada nas arvores...
e assim foi no dia que me os camioes chegam a vieirda do minho foi so descarregar e o "show" de ver tendas (igloos) montados em chao perfeitamente nivelado e com uma vista DESLUBRANTE sob o rio era invejavel para ate mesmo as seccoes dos mais velhos...
com a area da "cozinha" por debaixo da tenda...com mesa por debaixo da tenda...meus amigos foi um mimo!
alguns fizeram umas escadinhas em troncos para o "primeiro" andar lugar da tenda...nessa noite TODOS estavam galvanizados e contentes por dormir NO MELHOR local das vidas deles...escusado dizer que cairam que nem tordos nos sacos cama
(estamos a falar de 5 patrulhas com cerca de 4 a 6 elementos) era um mini exercito...lol
Voltando ao tal raid (a pe) desde viera do minho ate ao alto da serra da cabreira:
como tinhamos saida com cerca de 30 exploradores e dois dirigentes e comigo em comissao de servico a moral estava alta...mas dada a idade dos dirigentes para la de meio da caminhada com mochilas sacos camas etc..etc..comecaram a dizer que nao ia dar para chegarmos ao cimo.
Eu disse que os miudos estao frescos e motivados..vamos para a frente, nao vamos demonstrar que nos adultos estamos cansados...
foi um debate...e nos momentos finais foi a rebelia que chegamos ao topo e que ainda hoje peco desculpa aos dirigentes por ter feito com que tenhamos chegado ao fim como era o nosso objectivo...estavamos a cortar caminho por encostas e viamos a casa do guarda bem la ao longe...cerca de 2kms...eu e os exploradores mais fortes fizemos varias vezes essa distancia para "rebocar" os mais cansados...lema bem forte NENHUM FICA PARA TRAS...e assim foi uns carregavam duas mochilas de cada vez...todos se entre ajudavam....pois algo magico nessa noite estava para acontecer, conseguimos chegar todos antes do sol desaparecer...uma vez chegados a cada do guarda abandonada com telhas em falta alguns sitios conseguiamos ver o ceu estrelado...rapidamente se passaram tarefas para arrumarem a casa sem portas nem janelas mas criarem o melho de condicoes para que TODOS possam abriar os sacos camas ...outros foram ajudar a procurar lenha...outros montaram o "petromax" e outros comecaram a fazer uma sopa reconfortante.
Os dirigentes nao queriam acreditar que tinhamos la chegado...e os exploradores ainda "buliam" como se "tele comandados" se tratassem.
apos o jantar e o agradecimento a todos alguns foram para a sua higiene antes de se ir dormir...
A noite chegou e as dores vieram ao de cima...as temperaturas baixam rapidamente e os corpos ainda cansados recentem-se.
palavras de conforto e o proprio sono ajudam a eliminar essa dor ...
nao dormi muito essa noite mas fiquei muito contente em entusiasmar aos que acordaram naturalmente nessa manha para irmos ver o nascer do sol na serra da cabreira ...alguns ainda com algumas dores a coxear ou cansaditos...la fomos para o alto de uma rocha....e os primeiros raios ....o calor a sentir-se...todos depois se juntaram....e as dores foram-se.
Aqui faco um parentises pois ha muita confusao entre os movimentos escutas...e escoteiros...pois existem associacoes que sao mais para militarizadas o qual eu DETESTAVA e nao me identificava em nada.
Pois a AEP (associacao de escoteiros de portugal) fabricava gente brutinha e sem grande sensibilidade...e os "CNERS" como apelidados pela "AEP" ...CNE - corpo nacional de escutas (escutismo catolico portugues) eram e serao sempre mais "brandos"...a AEP recebe todo o tipo de religioes enquanto que o CNE somente catolicos dada a vertente espiritual estar muito ligada ao catolicismo....um numero infindaval de accoes do movimento se poderia falar...muitos congressos no seminario de Vilar (porto).
Voces nao imaginam o que para alguns "os escuteiros" podem ser simplesmente uma colonia de ferias...o que esta errado.
Ou para outros uma creche...errado tambem...entre outras tantas coisas que distorcem a coisa.
Meu amigos ou se faz a coisa como deve ser ou entao nao mandem os filhos para os escuteiros...como dito e' um projecto de vida e para mim o melhor local para formacao moral.
Desde relacionamentos com instituicoes de muito cedo que se aprende a ter que lidar ...lembro-me que quando algo estava dificl de "sacar" ou arranjar...la vinha o ze carlos ...entao ha problemas em arranjar tempo para o presidente da junta nos ver...eu falo com "A" ou "B" e ele vai falar com o presidente para nos ver...e ceder a carrinha para isto ou para aquilo...e la acontecia...
Meus amigos...em todo o lado temos gente "com remela nos olhos"...o ambiente criado no escutimo e' algo que obriga o elemento a ficar responsavel sempre por alguma coisa...e ser ELO importante da equipe ou grupo, sem um ELO a coisa corre mal...e entao ninguem pode falhar!
constantes reunioes de trabalhos...etc..etc..um leque de actividades que o comum dos mortais nao imagina...e isso tudo da preparacao para que simples adolescentes se sintam responsaveis por algo.
Sejam eles de familias abastadas ou nao...TODOS tem o mesmo tratamento.
todos lavam louca e vao buscar agua...todos em funcao do grupo.
Muitos jogos nocturnos feitos...muitos fogos de conselho (termo aplicado para o estar em redor da fogueira reflictindo o dia mas das varias maneiras possiveis...com sketches animados risotas ...musicas muito bem elaboradas, magicas por vezes) um sem numero de coisas...na imaginam mesmo...
Experiencias? ...nao faltam.
Eu descrevo que para mim o Escutimo e' um "ambiente-estufa" onde se pode brincar a seria ...dado o tremendo leque de possibilidades que o proprio movimento oferece.
Infelizmente nem todos sao iguais e se regem pelo mesmo ou tem a mesma formacao escutista...e por vezes sim "patas tenras" cometem erros de palmatoria...mas isso ate mesmo aqui nos UMM's...
Dou um exemplo que da mau nome aos "escuteiros/escoteiros" .....em espeleologia ou montanhismo cabos especificos tem que ser usados e protocolos de seguranca entre os diversos equipamentos tenicos e os proprios cabos tem que ser respeitados...
Sabem o que da mau nome? e' ver grupos de escuteiros/escoteiros sem formacao alguma andarem em grutas com cabos de sisal...
Para espeleologos, montanhistas, alpinitas, mergulhadores etc..etc..ha que fazer as coisas como deve de ser...
nao tentar fazer uma coisa com gato quando tem que ser feita com cao.
Eu ficava uma noite a falar de escutismo...
Mas que nao se fale de um assunto que nao estamos por dentro...
E' um conselho que dou.
Abraco e se conseguiram ler ate aqui...olhem obrigado pelo interesse!
e desculpem la o ocupar tanto espaco.
Carlos Pires