• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Escolha de Bateria

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Boas pessoal!

Visto que a bateria que tenho na campina é pequenita e manhosa andava a pensar arranjar uma bateriazinha para a dita cuja. Tenho motor de arranque grande e dois faróis de longo alcance à frente. Tenciono montar um dia um guincho eléctrico de 12.000lbs, 4 faróis de longo alcance por cima da cabine e um farol de trabalho atrás na caixa.
Encontrei estas cotações de baterias:
- Tudor TC955 680CCA 95Ah - 141,35€
- Tudor TB1005 720CCA 100Ah - 150,00€
- Varta F17 740CCA 80Ah - 110,00€
O que acham?
Aceitam-se opiniões e uma ajuda nesta escolha!

UMM abraço

Gonçalo Patuleia

Quinta do Gil - Agricultura Biológica
https://www.facebook.com/quintadogil

----------------------------------------------------------------------

1990 UMM Alter II 121 CD 2.5 Diesel

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Gonçalo, desconheço de todo as referencias das baterias que apresentas, mas visto que estás apostado em vir a exigir um elevado desempenho energético da bateria o que te posso aconselhar é seguires por um caminho um pouco fora do convencional (baterias de chumbo), uma bateria AGM ou de gel seriam a melhor opção para o que pretendes.
Suportam muito mais siclos de carga e descarga, aguentam bem mais equipamentos ligados em simultâneo e têm uma vida útil muito mais longa mesmo com exigências de trabalho acima do convencional!
Claro que nem tudo são boas noticias e neste caso a pior noticia vai mesmo para o preço destas baterias, mas se fizeres uma estimativa realista e ajustada ao que pretendes talvez fiques beneficiado com um investimento inicial um pouco mais puxado!!!
De toda a maneira se não vier mais alguém dar uma ajuda faço uma busca no fórum para te facultar alguma informação útil sobre esta matéria, já anda por aqui alguma informação sobre isto;)
Cumps

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Boas pessoal, relanço este tópico pois a bateria do meu UMM começa a dar sinais de fraqueza. (e assim a informação também fica concentrada no mesmo sitio).

Tenho cá em casa uma bateria quase nova de 95Ah, é possível de a utilizar para substituir a atual sem correr o risco de queimar alguma coisa, tendo em conta a diferença de amperes?

C :umm:primentos,
Bruno

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Boas pessoal, relanço este tópico pois a bateria do meu UMM começa a dar sinais de fraqueza. (e assim a informação também fica concentrada no mesmo sitio).

Tenho cá em casa uma bateria quase nova de 95Ah, é possível de a utilizar para substituir a atual sem correr o risco de queimar alguma coisa, tendo em conta a diferença de amperes?

C :umm:primentos,
Bruno

Podes usar essa bateria à vontade, eu tenho uma idêntica.

• Like
Reações: bjc

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Sim, podes usar sem problemas. Essa referência significa a amperagem que a bateria aguenta durante uma hora sem o alternador estar a funcionar. Ou seja, se ligares acessórios no valor de 95amp, a bateria fica descarregada ao fim de uma hora.

Existe outra referência que são os amperes de arranque a frio, que são os amperes que a bateria aguenta durante 30 seg. Normalmente anda à volta de 680-720A. É importante para uma boa capacidade de arranque.

Depois existe a voltagem, que normalmente são 12V ou 24V. No UMM tem que ser 12v, porque aí sim, queimas o sistema elétrico.

Em termos leigos, penso que é isto. Espero não me ter enganado.

PS: convém confirmares o tamanho da bateria e o lado dos polos. A bateria pode ser grande para o espaço que tens e o polo positivo pode estar do lado contrário e a cablagem não chegar.

Última edição:

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Os 12V já sabia, os amperes estudei quando comprei a minha e o lado do polo positivo, aprendi da pior maneira...

Top Inferior