• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Engenheiro Carlos Galamba

Registo
1 Out 2008
Boa Noite . Pelos tempo que pertenço a este Forumm, nunca vi ou não vi…!?. Falarem acerca do Engenheiro , que desenhou o Umm Alter , O Sr, Engenheiro Carlos Galamba , alguém que tenha conhecimento e se pronuncie ,sobre o mesmo e a sua Obra.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Quem desenhou o ALTER, foi o arquitecto Carlos Galamba

Numa época em que era comum, os arquitectos tambem fazerem design
industrial - mobiliário, brinquedos, aparelhos de iluminação, etc....

Um outro projecto, bastante conhecido, da sua autoria, dentro do universo automóvel, foi o microcarro SADO

Como tantos outros, a sua obra é ainda pouco conhecida.

Já este ano, a câmara municipal de Lisboa, assinou um entendimento de doação da sua colecção, para exposição pública. A ver vamos, se se sabe mais um pouco do seu trabalho.

Última edição:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mais umas achegas:

Da arquitectura (curso que frequentou na ESBAL) vem também Carlos Galamba (1946), consubstanciando a ideia que temos da importância de alguns arquitectos para os percursos do design em Portugal. Como Armando Melo, também se dedica à arquitectura e ao design em várias das suas áreas. Destacamos, no campo do design industrial, os seus trabalhos para a indústria automóvel e a série de brinquedos em madeira, para exportação, que realiza entre 1979 e 1982 para a firma Arbotécnica, SA. A sua intervenção no domínio da indústria automóvel (que podemos considerar pioneira em Portugal) concretiza-se nos projectos do mini carro Sado e da carrinha Sado 1200 que realiza entre 1976 e 1982 para o Grupo Entreposto
e do jeep UMM Alter (1982-1988). Em relação a este último, faz três estudos para a sua evolução e quatro propostas para a sua substituição.

Última edição:
Registo
1 Out 2008
Bom Dia . Obrigado , pela correção ,e pela Partilha não sei aonde fui buscar o nome de Jorge...!?, não consultei o meu Arquivo-Umm.
Ja corrigi o Post .

Registo
1 Out 2008
Bom Dia . Obrigado , pela correção ,e pela Partilha não sei aonde fui buscar o nome de Jorge...!?, não consultei o meu Arquivo-Umm.
Ja corrigi o Post .

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
A titulo de curiosidade, o arqº Carlos Galamba, tambem é o autor desta peça:

Quem quiser saber mais, acerca de, existe este livro Design Lx94, com um capitulo dedicado.

Última edição:

CAD

Carlos Duarte
Registo
5 Mai 2014
Muito bem... Paulo Nunes,
é sempre bom divulgar o que se fazia de bom por cá
o BRIMA tambem desconhecia

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Paulo Nunes tens mais alguma informação sobre o livro? Não estou a encontrar nada.
Olá Vasco,
Esse livro é de uma edição muito limitada. O exemplar que mostrei está em casa de um familiar. Já procurei outro, mas ainda não consegui…🙄

Última edição:
Top Inferior