• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Energia autônoma

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Caros amigumms

Tenho estado a recuperar uma palheira construida pelo meu bisavô. A ideia é um assador e luz. Visto que se trata de um zona de eucalitos e a rede estar a umas centenas de metros de distância tenho pensado para a iluminação num sistema a 12v com uma bateria de 80A e um painel solar para carregar.

Informação sobre o painel
http://veraoverdeorg.blogspot.com/2007/09/carregador-solar-para-baterias.html
Informação sobre o sistema
http://www.mbtenergia.com.br/energia_autonoma.htm

Talvez utilizasse um inversor para ter um radio ou um frigorífico, se bem que o frigorífico deve precisar de mais Amperes.

Agora a pergunta...

Tendo em conta que sera apenas para utilizações pouco frequêntes e apenas a noite será que uma bateria de 80Amp aguenta 4 lampadas de 12v/50w durante 6 hora?

Eu até acredito que o sistema funcione, só não sei quanto tempo se poderá aguentar...

Quem perceber destas coisas que se acuse, dê sugestões!

Já agora, que punham no recheio de uma casa deste tipo/com esta finalidade?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
17 Nov 2007
Boas
O frigorífico é capaz de não resultar porque necessita de longos períodos de tempo a puxar muita corrente para ser eficaz.

Agora em relação ao resto tenta usar aparelhos próprios para baixa corrente, não te esqueças que cada vez que transformas a corrente para cima ou (+voltagem como num inversor) ou para baixo (com um transformador) estás a perder eficácia, em vez de ligar um rádio a um inversor, usa um rádio de 12v, de baixo consumo.

Também me parece que lampadas de 55w é um consumo muito alto.
Usa lâmpadas florescentes (desenhadas para camping já terão capacidades de economizar energia incluídas) dão mais e melhor luz com menos potencia.

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
boas Alex
axo que te deves basear no material feito para campismo.
a questao do frigorifico e arranjares um de uma relote sao de 12 voltes ou entao funcionao a gas.
em vez das 4 lampedas de 50W usa umas 6 de 25W por exemplo,com um bom difusor de luz (genero farois de nevoeiro).melhor ainda sera as flurescentes como o Nuno falou.
com mais ums euros (poucos) compras uma de 100A.sempre deve dar mais uma ajudinha;)

Paulo Alves

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Na teoria uma bateria de 80Amperes/hora pode ter ligadas 17 lampadas de 12v 55w durante uma hora,pois estas lampadas consomem 4,58A cada uma,mas é só na teoria,se aguentar com 10 lampadas destas durante uma hora já não é nada mau...
Para o que queres o melhor até seria lampadas de 12v21w(as dos piscas e stops dos UMM:D)
Para calculares o consumo em Amperes de uma lampada ou carga(frigorifico,radio,TV...) usa a seguinte formula

I(intensidade em amperes) =P(potencia em watts) /U(tensão em volts)

E depois para calculares o consumo total das lampadas que tens basta somar a intensidade de todas as lampadas
Em vez das lampadas flourescentes para iluminação tambem podes usar leds de alto brilho.

Filipe Pinheiro

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Obrigado pelas dicas!

Mais uma pergunta...
Se ligar duas baterias em série, dobro a amperagem e fico na mesma com 12v?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

N

NA-22-83

Guest
Não.

Em série, duplicas a Voltagem e mantens a Amperagem.

Deves ligar em paralelo.

Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Amigo José, desculpa-me a ignorância, mas não sei qual é a diferença entre os dois... em série é como se vê nos camiões, certo? As duas massas ligadas uma a outra. Como é em paralelo?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
O google faz maravilhas.

Existe um jeito de eu aumentar a corrente que uma bateria pode fornecer?

Não, o que você pode fazer é o seguinte, ligar baterias em paralelo até chegar a A/h que você deseja. Por exemplo, duas baterias de 12 volts e 45 A/h ligadas em paralelo será igual a uma bateria de 12 volts e 90 A/h. É bom lembrar que para ligar duas (ou mais) baterias em paralelo devemos ligar o positivo de uma com o positivo da outra e o negativo de uma com o negativo da outra, desta forma aumentamos a capacidade de corrente mais mantemos a mesma tensão . Se quisermos uma tensão maior devemos ligá-las em série, ou seja o positivo de uma com o negativo da outra , as duas pontas ou pólos que sobrarão serão o negativo e o positivo que deverão ser ligados na carga. No caso de baterias de carro teríamos agora 24 volts, mas a capacidade de corrente seria a mesma de uma bateria só.

in - http://www.eletrohoo.com.br/site/componentes/baterias/baterias_inversores

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Em serie tens o menos de uma ligado ao mais da outra,e nos outros bornes que te sobram tens 24v(se as baterias forem de 12v)
Em paralelo é que tens o positivo ligado ao positivo da outra bateria e o borne negativo ligado ao borne negativo da outra bateria,continuas a ter 12 volts mas com o dobro da intensidade(amperagem)

Filipe Pinheiro

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Já agora, trata-se de um espaço com 20m2. Qual será a potência necessária para se ter uma iluminação minimamente decente?

Ligando baterias paralelo, elas podem ter amperagens diferentes?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Alex :)
Numa ligação em paralelo o importante é a tensão (Volt) das baterias que deve ser igual. A corrente (Aperes) pode ser diferente.
A intensidade de luz (Lúmen) que se consegue obter a partir de uma fonte de luz (Lampada/LED) depende não só da sua capacidade mas também de um difusor associado (Espelhado).
Para um espaço de 20 m2, eu optava por lampadas flourescentes porque são execelentes na emissão de luz com baixos consumos.
Hoje em dia encontras este tipo de lampadas a preços muito convidativos.
A questão do frigorifico de 220V é mais complicada! Um inversor para aguentar com um frigorifico de 220V custa uma pequena fortuna! :disappointed_relieved:
Como já aqui foi dito, tenta arranjar um frigorifico a 12V que se aplicam nas autocaravanas.
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
O frigorífico nem é priopridade.

Ja estou a ver soluções para iluminação.

A parte do rádio é que ainda me deixa confuso.

Como determino a potência utilizada por um autorádio e duas colunas (coisa rasca)? Não consegui encontrar radios de 12v de baixo consumo que fala o Nuno.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
compras um radio de automovel nos hipers que custao 60 ou 70 euros e ja lem mp3 pen´s cartoes de memoria (e uma maravilha:D:D:D) e e so ligares la duas ou mesmo 4 colunas de carro(umas quaisquer rascas) servem prefeitamente.
e ficas com um radio xpto e barato...e mais tarde se te xateares metes-o no carro:cool:

Paulo Alves

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Outra coisa que aqui não se falou foi da estrutura que tu queres iluminar!

Como é, está pintada? Tem material reflectante? Isso importa bastante pois contribui imenso da difusão da luz. Se tens paredes, pinta-as de branco e usa um piso com brilho. Assim aumentas as capacidades reflectoras dos materiais e consequentemete tens menos necessidades energéticas.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
caro Alex
se está a pensar em colocar energia alternativa numa casa de campo não será dificil poderá gastar um pouco de €urónios.
como já foi comentado aqui no tópico :
1º terá de saber qual o consumo diário
2º escolher o tipo de corrente ( 12V ou 220V)
3º paineis solares (fotovoltaicos)ou eolica
4º acomulador de energia (bateria )
5º regulador de carga

Começando o relatório:
após a instalação electrica montada se desejar que apenas funcione a 12 V deve optar por lampadas de baixo consumo (flurescentes), caso pretenda 220 V deve comprar um conversor de corrente 12-220V ( ver o pico máximo em Wats porque temos de 300W, 500W, 1000W, ETC...)
e se desejar ligar um frigorifico tem de ter um conversor que aguente com tudo.

Paineis solares deve comprar 1 ou 2 de 12V-15W o qual fará 30W potencia e faz uma carga mais rápida do acomulador ( rondam os 100€ a 200€ cada um )

Regulador de carga - este deve ser ligado entre os paineis solares e o acomulador de carga( evita que os acomuladores tenham cargas excecivas)

os paineis solares (fotovoltaicos) apenas efectuam carga durante o dia, então se desejar pode fazer uma pequena enjenhoca para efectuar cargas durante a noite e para aqueles dias de nevoeiro ou ceu coberto.... com um alternador de um automóvel poderá produzir energia eólica aplicando uma desmultiplicação e umas pás.

Baterias- Quanto mais amperes melhor ex: se tiver uma bateria de 90Ah e tiver um consumo de 40Ah a bateria vai apenas durar 2 horas caso não esteja a receber carga no momento.
por isso caso ligue mais que 1 bateria deve ligar em paralelo para aumentar a amperagem.

Ligação:
aplicar paineis fotovoltaicos
ligar o regulador de carga entre os paineis e bateria
aplicar energia eólica directa á bateria (caso seja alternador de automóvel)
ligar a bateria ao quadro electrido de 12V
se optar por 220V a seguir á bateria deve ligar o conversor 12v-220v
do conversor liga ao quadro 220V
Atenção estamos a fazer ligações onde não existe energia electrica da rede publica... por isso se chama energia alternatica

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.n-gestus.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt
http://www.cm-satao.pt

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mais uma vez obrigado pela informação.

Amigumm Aldeia, as paredes são de pedra e não têm qualquer pintura. O chão é a terra. Gostaria de manter estas características, pelo que embora concorde consigo sobre a importância da cor da estrutura para a iluminação, não irei alterar estes pontos.

Amigumm Dias, a sua ideia é sem dúvida a mais adquada a situação, mas tem um problema: não é compatível com a minha carteira de trabalhador/estudante...
No entanto gostei da ideia o alternador ligado a uma ventoinha, mas tenho uma dúvida. Tenho ideia que um alternador de automóvel precisa de muita rotação (800rmp???), e força para ser tocado(?). Para ter maior velocidade no alternador,desmultiplicando, a vetoinha teria que ter muita força(?). Será mesmo viável?

Mais uma vez obrigado!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
Eu pessoalmente não fazia esse investimento em relação ao arrancador
para isso arranjava uma bateria e antes de ir para a casa de campo colocava-a a carregar com um carregador de baterias e sempre daria para uma noite ou duas tudo dependia do consumo,é claro que a bateria vai perdendo carga e se eventualmente necessitasse de carga ligava a bateria em paralelo com a do carro para tentar recuperar (veiculo a trabalhar).
Se não queres fazer um investimento de cerca de 250 a 500 € existe uma forma mais económica que é a compra de um gerador...
existem geradores a 2 tempos ( não são muito barulhentos)de cerca de 1000W em que os preços variam entre os 50 a 100 € (procura no feira nova, aki, jumbo ).... aí podes ligar uma televisão, frigorifico de campismo, lampadas.
eu falei frigorifico de campismo porque tem um consumo baixo em Wats, ele funciona de 3 formas
funciona a 220 V e a 12V - quando ligado á corrente são resistencias que entram em funcionamento para aquecer o gás refrigerador para corrente de 220 V tem uma resistencia de 150WAts a qual pode variar de uns para outros mas varia pouco.
a ultima forma de funcionamento é a gás.
para terminar deixo aqui um site que poderás visitar para veres os equipamentos para a energia alternativa.
Já aqui encomendei online paineis solares para a minha autocaravana e não tive razão de queixa.

www.troquedeenergia.com

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.n-gestus.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt
http://www.cm-satao.pt

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Amigumm Dias, muito obrigado pelos seus conselhos.

O gerador já eu tenho, o quer queria era não ter que ouvir o barulho (é a petróleo, tem uns 15 anos e é do meu pai).

Gostei do site, tem o material necessário e parece-ce a bons preços.

Mais umas vez muito obrigado a todumms!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Top Inferior