• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Embraiagem

Registo
26 Mar 2012
Boas.
ia eu muito bem tranquilo da vida a dar uma voltinha de umm, quando o pedal da embraiagem ficou rijo como pedra.
Como e óbvio foi um "filme" chegar a casa sem embraiagem.
neste momento tenho o umm no estado que indica as fotos.
A avaria já está identificada...e não era necessário ter desmontado o carro quase todo....
Mas só identifiquei a avaria já com meio carro desmontado...
Alguem consegue adivinhar!?IMG_20231015_162826.jpgIMG_20231015_162834.jpg

• Like
Reações: bjc
Registo
26 Mar 2012
A primeira coisa que fiz quando fiquei com o pedal da embreagem duro e sem curso, foi abrir a purga do óleo na bomba secundária., e verifiquei que com a purga aberta, pisando o pedal ele fez o seu curso normal, e estava relativamente macio .....ou seja eliminado a possibilidade da bomba principal estar presa ou entupida.
entretanto retirei os bancos e a chapa central (alavancas das mudanças), e troquei a bomba secundária por uma nova que tinha aqui por casa...
ferrei o circuito e o pedal continuava duro, mas já apresentava algumas melhorias...mas não esta bom.
bem...vou ter de tirar a caixa de velocidades para ver o que se passa....
e não e quando desligo o tubo metálico do óleo que aperta na bomba secundária, e dou umas bombadas no pedal da embraiagem o óleo está a sair (normal) e de repente o pedal fica preso!!!!!
Após algumas verificações constato que o tubo flexível( o de borracha) está entupido!!!
agora me diga como consegui ferrar o sistema anteriormente, e abri a purga e dava umas bombadas e aparentemente estava desentupido!?
eh loucura!!! cara
bem agora que tenho tudo desmontado e de aproveitar e fazer uma bela revisão.
vou lhe trocar a embraiagem rolamento de encosto e o casquilho do garfo tudo novo
e também vou fazer uma revisão ao motor de arranque

Última edição:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
A primeira coisa que fiz quando fiquei com o pedal da embreagem duro e sem curso, foi abrir a purga do óleo na bomba secundária., e verifiquei que com a purga aberta, pisando o pedal ele fez o seu curso normal, e estava relativamente macio .....ou seja eliminado a possibilidade da bomba principal estar presa ou entupida.
entretanto retirei os bancos e a chapa central (alavancas das mudanças), e troquei a bomba secundária por uma nova que tinha aqui por casa...
ferrei o circuito e o pedal continuava duro, mas já apresentava algumas melhorias...mas não esta bom.
bem...vou ter de tirar a caixa de velocidades para ver o que se passa....
e não e quando desligo o tubo metálico do óleo que aperta na bomba secundária, e dou umas bombadas no pedal da embraiagem o óleo está a sair (normal) e de repente o pedal fica preso!!!!!
Após algumas verificações constato que o tubo flexível( o de borracha) está entupido!!!
agora me diga como consegui ferrar o sistema anteriormente, e abri a purga e dava umas bombadas e aparentemente estava desentupido!?
eh loucura!!! cara
bem agora que tenho tudo desmontado e de aproveitar e fazer uma bela revisão.
vou lhe trocar a embraiagem rolamento de encosto e o casquilho do garfo tudo novo
e também vou fazer uma revisão ao motor de arranque
No meio disto tudo não te esqueças de colocar um tubo flexível de borracha novo...
Senão daqui a dias vais andar as voltas com caixas e embraiagens por causa do mesmo problema 😂 😂 😂

Registo
26 Mar 2012
No meio disto tudo não te esqueças de colocar um tubo flexível de borracha novo...
Senão daqui a dias vais andar as voltas com caixas e embraiagens por causa do mesmo problema😂 😂 😂
[/CITAR]
ja comprei o material todo
tenho uma dúvida: para trocar o casquilho do garfo da embraiagem(8) tenho que retirar a esfera ou rótula(7)??
380672175_10227893120487889_3365019974666559348_n.jpg

Registo
26 Mar 2012
Retirei a rotula na esperança do casquilho entrar por detrás..mas também não dá..
Alguém explique o que se passa?
A propósito do casquilho não e fixar o garfo na esfera!?IMG_20231018_124512.jpgIMG_20231018_124423.jpgIMG_20231018_124412.jpg
Estou com medo de meter o casquilho a força e ele partir

Última edição:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Retirei a rotula na esperança do casquilho entrar por detrás..mas também não dá..
Alguém explique o que se passa?
A propósito do casquilho não e fixar o garfo na esfera!?Visualizar anexo 34353Visualizar anexo 34354Visualizar anexo 34355
Estou com medo de meter o casquilho a força e ele partir
Se o casquilho for do mesmo material que o de origem entra com alguma pressão sem estragar nada!
O casquilho é feito de material flexível que acaba por ficar rígido em contacto com a massa consistente e claro com o passar dos anos..

Registo
26 Mar 2012
Se o casquilho for do mesmo material que o de origem entra com alguma pressão sem estragar nada!
O casquilho é feito de material flexível que acaba por ficar rígido em contato com a massa consistente e clara com o passar dos anos.
[/CITAR]
O mesmo material não deve ser.
O casquilho é feito de material flexível que acaba por ficar rígido em contacto com a massa consistente e claro com o passar dos anos..
Amanhã vou meter o casquilho a força,depois logo se vê
Manda fazer um tubo em malha de aço..
E a melhor opção,mas já comprei um igual ao de origem

Última edição:
Registo
26 Mar 2012
Este trabalho todo e desnecessário, tendo em conta que o problema era o tubo flexível, vai me compensar no futuro.
O casquilho do garfo já estava em fim de vida, e era uma questão de tempo até vir a dar problemasIMG_20231018_133117.jpg

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Este trabalho todo e desnecessário, tendo em conta que o problema era o tubo flexível, vai me compensar no futuro.
O casquilho do garfo já estava em fim de vida, e era uma questão de tempo até vir a dar problemasVisualizar anexo 34363

sem dúvida, era pouco inteligente teres isso tudo assim é não aproveitar logo para renovar material velho e que dá problemas!

Registo
26 Mar 2012
O casquilho do garfo já estava em fim de vida, e era uma questão de tempo até vir a dar problemasVisualizar anexo 34363
Tenho uma dúvida:
A partilha que está a esquerda no casquilho, quando se montar no garfo tem posição certa?ou tanto faz?
Eu acho que tanto faz....mas as vezes posso estar enganado

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Já agora deixo aqui a referencia que penso ser o OEM dessa peça: 2121.34

1697674806310.png
1697674862606.png

Se for equipava os 505 a gasolina...

Por curiosidade, essa peça tem marcas de ser feito num torno ou é por injeção?

Também poderá ser esta:
1697675012224.png

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
tens aqui toda a explicação do Eduardo

Pois é....,é o que faz andar por aqui a "apanhar navios" e depois quando se tem o cú apertado é que são elas...!!!
O forumm não serve só para cá vir buscar o papel higiênico para limpar o cú...!!😡👽

Top Inferior