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Embraiagem a falhar

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7 Ago 2021
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Fig. Foz
Olá a todos. Preciso da vossa ajuda.
A minha embraiagem está com um comportamneto estranho. Há uns tempos levei o carro ao mecânico. Quando voltou, passados uns 100Km, fiquei sem embraiagem. O pedal estava ligeiramente mole e não conseguia desengatar ou engatar mudanças. Como sabia que tinham mexido no circuito, resolvi sangrar a embraiagem. Ficou impecável. Passados uns 300Km, voltou a fazer o mesmo. Voltei a sangrar e ficou bom. Agora passados uns 100Kms voltou ao mesmo...
Alguém tem alguma ideia do que poderá estar a causar este problema? O nível do oleo não desce pelo que não me parece que exista fuga...
Uma coisa que reparei é que a tampa do vaso do oleo não dá aperto pelo que não deverá estar a vedar. Poderá influenciar?
Agradeço alguma ideia que possam ter.
Obrigado!
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Olá a todos. Preciso da vossa ajuda.
A minha embraiagem está com um comportamneto estranho. Há uns tempos levei o carro ao mecânico. Quando voltou, passados uns 100Km, fiquei sem embraiagem. O pedal estava ligeiramente mole e não conseguia desengatar ou engatar mudanças. Como sabia que tinham mexido no circuito, resolvi sangrar a embraiagem. Ficou impecável. Passados uns 300Km, voltou a fazer o mesmo. Voltei a sangrar e ficou bom. Agora passados uns 100Kms voltou ao mesmo...
Alguém tem alguma ideia do que poderá estar a causar este problema? O nível do oleo não desce pelo que não me parece que exista fuga...
Uma coisa que reparei é que a tampa do vaso do oleo não dá aperto pelo que não deverá estar a vedar. Poderá influenciar?
Agradeço alguma ideia que possam ter.
Obrigado!
Boas,

O teu circuito pelo que dizes está a deixar entrar ar.
O nível de óleo pode aparentemente não baixa mas ter uma mini fuga é fazer isso.

Aconselhava te a veres bem os tubos rígidos e flexíveis não vá algum bicone estar a deixar de vedar.

Por outro lado, podes também dar uma olhadela atenta às duas bombas, vê lá bem se no pedal não há humidades nenhumas...

Estas bombas não vale nada e deitam se ao fresco muito facilmente.

Na via das dúvidas troca logo as duas.
Cuidsdo também com o tubo flexível.

Abracumm
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Não sei a causa, mas nessa situação, meto as duas bombas e o flexível novo. Se quiseres gastar menos, troca primeiro o flexível e se não resultar, substituis as duas bombas. Não é uma reparação cara e se tiveres sorte com a bomba secundária, até fazes o trabalho numa manhã. Se tiveres azar, tens que sacar a caixa fora, porque às vezes fica gripada e é uma dor de cabaça para a retirar.
 
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7 Ago 2021
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Fig. Foz
Boas,

O teu circuito pelo que dizes está a deixar entrar ar.
O nível de óleo pode aparentemente não baixa mas ter uma mini fuga é fazer isso.

Aconselhava te a veres bem os tubos rígidos e flexíveis não vá algum bicone estar a deixar de vedar.

Por outro lado, podes também dar uma olhadela atenta às duas bombas, vê lá bem se no pedal não há humidades nenhumas...

Estas bombas não vale nada e deitam se ao fresco muito facilmente.

Na via das dúvidas troca logo as duas.
Cuidsdo também com o tubo flexível.

Abracumm
Obrigado pelo feedback. Já dei uma olhadela e não vejo nada... ainda assim vou voltar a olhar. Alguma coisa tem de ser. :)
Não sei a causa, mas nessa situação, meto as duas bombas e o flexível novo. Se quiseres gastar menos, troca primeiro o flexível e se não resultar, substituis as duas bombas. Não é uma reparação cara e se tiveres sorte com a bomba secundária, até fazes o trabalho numa manhã. Se tiveres azar, tens que sacar a caixa fora, porque às vezes fica gripada e é uma dor de cabaça para a retirar.
Obrigado pelas dicas!
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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Outra dica, já que vais mexer no tubo flexível, não metas em borracha, coloca em malha de aço. Podes comprar na Terrax4.
 
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o teu problema é na bomba primaria.
está a ganhar ar no sistema, sem fugas visiveis, é a bomba primaria. se fosse o tubo flexivel pingava para o chão, se fosse a bomba secundaria pingava para dentro da embreagem, mas não ganhava ar, pois o recuo é feito pela força da embreagem.
portanto 100% certeza que tens a bomba primaria nas lonas.
o melhor ao mexer é trocar ambas, mas se quiseres poupar alguns €, troca a primaria (pedal) e está resolvido.
 
Última edição:

tutu

João Serra
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Se trocares a primária, aproveita e vê o estado do veio da bomba. Muitas das vezes o pedal empena e o veio também e pode vir a partir. Se estiver empenado a solução é simples!
 

MarioMachado

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Tens os dois reservatorios s de óleo originais ligados um ao outro?
Por vezes essa ligação entre os reservatorios fazem bypass e transferem óleo do reservatório de travões para o de embraiagem!
Já alguma vez nestes últimos tempos tiveste de acrescentar óleo no reservatório dos travões?
Caso nunca tenhas acrescentado óleo em nenhum reservatório podes tirar a bomba primária e trocar por outra porque o problema está nessa.
 
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7 Ago 2021
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Tens os dois reservatorios s de óleo originais ligados um ao outro?
Por vezes essa ligação entre os reservatorios fazem bypass e transferem óleo do reservatório de travões para o de embraiagem!
Já alguma vez nestes últimos tempos tiveste de acrescentar óleo no reservatório dos travões?
Caso nunca tenhas acrescentado óleo em nenhum reservatório podes tirar a bomba primária e trocar por outra porque o problema está nessa.
Eles não estão ligados um ao outro. São separados, sem ligação.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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Eles não estão ligados um ao outro. São separados, sem ligação.
O que o Mario quer dizer é que por norma acontece o óleo desaparecer de um reservatório e ir para o outro derivado a como o sistema de óleo está pensado... em antes de ficares sem travões, primeiro ficas sem embraiagem, é uma forma de te aperceberes que estas a ter um problema.

Normalmente faz-se um bypass (isolando o circuito de travões e isolando a embraiagem) para evitar esse sintoma, já que nas bomba de travões de hoje em dia não valem nada.

Portanto, o óleo não esta a desaparecer do copo de embraiagem e a aumentar o nível do copo do de travões?

Edit: se estão separados então o problema é numa das bombas, troca as duas.
 
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7 Ago 2021
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O que o Mario quer dizer é que por norma acontece o óleo desaparecer de um reservatório e ir para o outro derivado a como o sistema de óleo está pensado... em antes de ficares sem travões, primeiro ficas sem embraiagem, é uma forma de te aperceberes que estas a ter um problema.

Normalmente faz-se um bypass (isolando o circuito de travões e isolando a embraiagem) para evitar esse sintoma, já que nas bomba de travões de hoje em dia não valem nada.

Portanto, o óleo não esta a desaparecer do copo de embraiagem e a aumentar o nível do copo do de travões?

Edit: se estão separados então o problema é numa das bombas, troca as duas.
Sim. Estão separados. E nenhum deles perde ou ganha oleo.
 
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7 Ago 2021
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Só para deixar um update: voltei a sangrar a embraiagem, pela 3ª vez. Tal como das outras vezes ficou bom. Resta saber até quando...
Suspeito que vai acontecer como das outras vezes e passado umas dezenas de KMs volta a falhar. Terei eventualmente que reparar e, se assim for, acho que vou optar por trocar ambas as bombas e o tubo. O problema de mandar reparar é sempre o mesmo aqui na minha zona: arranjar alguém que o faça. Tenho receio que seja um trabalho demasiado complexo para eu fazer, já que não percebo grande coisa de mecânica. Se correr mal, depois com o trabalho a meio, mais complicado será ainda arranjar quem lhe pegue. :D
 

Aldeia

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O trabalho é simples. Só não te encorajo mais, porque a bomba secundária pode ser um pincel para sacar. Mas podes começar por aí, basta retirar a tampa com 5 parafusos e o freio que segura a bomba. Se sair bem, então o resto é canja. Leva um espelho pequeno, vais precisar.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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Trocar a bomba principal é facílimo, a secundaria já é um trabalho chato porque tens de retirar um freio e voltar a colocar, o único acesso sem mexeres em nada que tens é por baixo, o ideal seria tirares a chapa da sofagem e do travão de mão para poderes trabalhar a vontade, mesmo que não removas a chapa da sofagem a do travão de mão é fácil de tirar e poderá dar-te jeito para estudares a situação.

Se quiseres experimentar apenas por baixo, como o Aldeia referiu precisas de um espelho, depois precisas de um alicate destes:
1755774412668.png


Força nisso, não tem grande sabedoria, é apenas um jogo de paciência... lembro-me quando troquei a minha por baixo ter chamado alguns nomes daqueles que usamos muito cá no norte, mas pode ter sido devido a ser um final de uma tarde, já era noite e estava um frio de fazer pingar o nariz.
 

show_time

UMMzão
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Trocar a bomba principal é facílimo, a secundaria já é um trabalho chato porque tens de retirar um freio e voltar a colocar, o único acesso sem mexeres em nada que tens é por baixo, o ideal seria tirares a chapa da sofagem e do travão de mão para poderes trabalhar a vontade, mesmo que não removas a chapa da sofagem a do travão de mão é fácil de tirar e poderá dar-te jeito para estudares a situação.

Se quiseres experimentar apenas por baixo, como o Aldeia referiu precisas de um espelho, depois precisas de um alicate destes:
Visualizar anexo 40593


Força nisso, não tem grande sabedoria, é apenas um jogo de paciência... lembro-me quando troquei a minha por baixo ter chamado alguns nomes daqueles que usamos muito cá no norte, mas pode ter sido devido a ser um final de uma tarde, já era noite e estava um frio de fazer pingar o nariz.
Boas,

Heheheh essa bomba é poesia, mas não é assim tão difícil. É preciso o carro na posição na certa, as ferramentas certas e um ajudante...
Até hoje têm corrido todos minimamente bem

Abracumm
 

MarioMachado

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Daniel, mesmo com poucos conhecimentos de mecânica podes avançar sem medo para a substituição da bomba primária de embraiagem.
Essa é de um nível de dificuldade mínima.
Com essa bomba substituída fazes o teste de utilização do carro e pode ser que tenhas o problema resolvido sem mais demora nem mais chatices.
Já para a substituição da bomba secundária não te dou o mesmo conselho!
Se não estou em erro o teu UMM é de 93 por isso o único acesso á bomba com a caixa montada forçosamente terá de ser por baixo!
É um trabalho feito completamente às cegas porque não há espaço para se poder ver o que se está a fazer.
É preciso alguma perícia e conhecimento das peças porque a renovação e colocação do freio de segurança da bomba ao mais pequeno erro pode cair para dentro da cloche.
Caso esse azar aconteca tens de desapertar e tirar a caixa de velocidades para fora!
Vai por excursão de partes Daniel, muda só a bomba primária e faz uma inspeção ao tubo flexível que fica entre a caixa e o chassis.
Caso esteja em mau estado aproveita para o substituir também.
Dessa forma já ficas a saber que caso o problema volte só falta levar o carro a alguém mais experiente para fazer a troca da bomba secundária.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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Daniel, mesmo com poucos conhecimentos de mecânica podes avançar sem medo para a substituição da bomba primária de embraiagem.
Essa é de um nível de dificuldade mínima.
Com essa bomba substituída fazes o teste de utilização do carro e pode ser que tenhas o problema resolvido sem mais demora nem mais chatices.
Já para a substituição da bomba secundária não te dou o mesmo conselho!
Se não estou em erro o teu UMM é de 93 por isso o único acesso á bomba com a caixa montada forçosamente terá de ser por baixo!
É um trabalho feito completamente às cegas porque não há espaço para se poder ver o que se está a fazer.
É preciso alguma perícia e conhecimento das peças porque a renovação e colocação do freio de segurança da bomba ao mais pequeno erro pode cair para dentro da cloche.
Caso esse azar aconteca tens de desapertar e tirar a caixa de velocidades para fora!
Vai por excursão de partes Daniel, muda só a bomba primária e faz uma inspeção ao tubo flexível que fica entre a caixa e o chassis.
Caso esteja em mau estado aproveita para o substituir também.
Dessa forma já ficas a saber que caso o problema volte só falta levar o carro a alguém mais experiente para fazer a troca da bomba secundária.
Não é chassis > 45.000, portanto as chapas saem fora, com elas fora é uma extremamente fácil fazer o serviço.
 
Registo
7 Ago 2021
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Fig. Foz
Não é chassis > 45.000, portanto as chapas saem fora, com elas fora é uma extremamente fácil fazer o serviço.
O problema é que teria que tirar os tapetes do carro. O que fica na zona do travão de mão, por exemplo, é preciso tirar os bancos para o tirar. :(
Daniel, mesmo com poucos conhecimentos de mecânica podes avançar sem medo para a substituição da bomba primária de embraiagem.
Essa é de um nível de dificuldade mínima.
Com essa bomba substituída fazes o teste de utilização do carro e pode ser que tenhas o problema resolvido sem mais demora nem mais chatices.
Já para a substituição da bomba secundária não te dou o mesmo conselho!
Se não estou em erro o teu UMM é de 93 por isso o único acesso á bomba com a caixa montada forçosamente terá de ser por baixo!
É um trabalho feito completamente às cegas porque não há espaço para se poder ver o que se está a fazer.
É preciso alguma perícia e conhecimento das peças porque a renovação e colocação do freio de segurança da bomba ao mais pequeno erro pode cair para dentro da cloche.
Caso esse azar aconteca tens de desapertar e tirar a caixa de velocidades para fora!
Vai por excursão de partes Daniel, muda só a bomba primária e faz uma inspeção ao tubo flexível que fica entre a caixa e o chassis.
Caso esteja em mau estado aproveita para o substituir também.
Dessa forma já ficas a saber que caso o problema volte só falta levar o carro a alguém mais experiente para fazer a troca da bomba secundária.
Tendo em conta que provavelmente não vou conseguir aceder sem ser por baixo sem ter que tirar bancos e tapetes, se calhar vou optar por tentar assim com dizes: substituir o tubo e a bomba principal e ver no que dá. Vamos ver quando volta a falhar...
 
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