• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

electricidade estática -CUIDADO

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Isto para quem não acredita naqueles avisos sobre a electricidade estática nos carros e os combustíveis, nomeadamente a gasolina, aqui vai o que me aconteceu hoje.

Tive que ir buscar uma garrafa com gasolina para o meu outro carro que ficou ssem gasolina, e ao encher a garrafa molhei a mão e a própria garrafa com gasolina. Pousei a garrafa e entrei no carro para ir buscar um toalhete para limpar, e ao sair empurro a porta para fechar, e... faísca... a sorte é que já tinha muito pouca gasolina na mão, mas chegou a fazer chama, que rapidamente abafei nas calças, e não deixou sequer marcas, pois foi muito rápido... mas que me assustei, assustei.
Se tivesse a mão toda cheia de gasolina nem quero pensar... ou se estivesse com a garrafa de plástico na mão...

MUITO CUIDADO.

E já agora lembro ainda do perigo dos telemóveis. Se os deixarem ligados que seja dentro do carro e com as portas fechadas. Cá fora se fazem uma faísca no seu interior (que é comum), pode acontecer uma desgraça, pois os gases de gasolina (aquele cheirinho que muitos gostam, sabem?) inflamam a 20º de temperatura... ou seja qq dia de primavera ou verão pode dar um acidente.

baleiras

UMMzito
Registo
3 Abr 2007
nunumm..agradeço plo aviso...
mas tenho que discordar contigo em relação aos telemóveis...
onde é que ta provado?! eu nunca vi testes nem acontecimentos com acidentes provocados por telemoveis...
se visses os "Caçadores de Mitos" no Discovery Channel, sabias que é impossivel d ixo akontexer...:p, eu disse isto a brincar, mas no fundo é verdade o que eles testam...
Agradeço na mema o teu aviso/concelho, que são sempre benvindos...:D

cUMMpx....
Pedro Baleiras

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Basta pensar um pouco... vejam lá...
que os gases de gasolina inflamam a 20º é uma realidade... que os telemóveis funcionam com corrente eléctrica de baixa voltagem, tb é realidade... juntem as 2 coisas e vejam o que dá... inflamação de gases e corrente eléctrica.
Qdo se está a abastecer os gases saiem do bocal do depósito para a área próxima envolvente, (mais do que isso é difícil pois os gases misturam-se com o ar) e se nós estivermos a realizar uma chamada é muito normal haver pequenas descargas eléctricas no seu interior... por isso se o telemóvel estiver no meio desses gases é possível a sua inflamação.
São uma série de acontecimentos que tem de estar de acordo uns com os outros, mas pode bem acontecer.

A proibição nas gasolineiras não é só para chatear o consumidor... o que é que ganhavam com isso??? não tinha lógica.

baleiras

UMMzito
Registo
3 Abr 2007
nunumm...exas correntes baixas...xao mesmo mto baixas...na ordem dos 0.1A ou ate menos...exa corrent é xo para o manter ligado...pk esles funcionam com as frequências das antenas (varia entre 450Hz, 900Hz, 1800Hz, 3200Hz)...e estas frequências não fazem inflamar os vapores da gasolina...
Quando dizes "corrente electrica de baixa voltagem", tas a trocar todo... isto porque corrente é Ampere (exmplo: 1.5A)...e voltagem é Volt (exmplo: 220V ou 12V...eu sei o que te estou a dixer, poix sou tecnico de electronica...:D
Outra coisa...a gasolina explode aos 120ºC...e o nosso grande e precioso amigo Galoise explode aos 600ºC...

Mas comtinuo a agraddecer o teu concelho/aviso...;)

cUMMpx...
Pedro Baleiras

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Tens toda a razão... mas não estou a falar da gasolina a explodir por temperatura, mas sim dos gases e uma faísca... os gases inflamam a 20º se tiverem uma faísca por perto... e os do gasóleo inflamam a 80º... o que torna um acidente muito mais improvável.
Qto às correntes, tb tens toda a razão, claro... ainda para mais se és de electrónica... quem sou eu para discordar, eh, eh, eh... mas se podem fazer faísca, por pequena que seja pode ser o suficiente. É isso que eu digo.
Um telemóvel do meu pai uma vez incendiou-se sozinho, sem qq razão aparente... provavelmente por curto circuito interior. Estava na mesa e derreteu a bateria, pois rapidamente quando se viu que estava a deitar fumo e foi para o lavatório para debaixo de água, mas por dentro já tinha ardido.

andre_18

UMMzito
Registo
14 Abr 2006
Não sabia que a electricidade estatica era capaz de tal, mas já fico avisado.
Quanto ao uso dos telemóveis perto da bomba já ouvi que não era pelo perigo de explosão mas sim por descontrolar as maquinas mais sofisticadas tipo galp de via verde e essas bombas do género. não sei se estou a dizer alguma barbaridade mas fixei esta "conspiração".

Boa noite
Abraço

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
O conselho que eu dou é que quando saim do carro fechem sempre a porta com a mão,mesmo que ele nos dê um esticãozinho:D,pois o que estamos a proporcionar é uma descarga de electricidade estática do nosso corpo á terra,através do automovel.Se fizer-mos (e foi o que deves ter feito Nunumm)sair do carro e desviar da porta (tipo Tuga:D) para não levarmos o tal "esticão" ,é verdade que nos livrámos dessa,mas estamos na mesma carregadinhos de electricidade estática pronta a ser descarregada em qualquer parte metálica que tenha contacto com a terra...E se for uma pistola de combustivel das bombas já podem perceber o que pode acontecer!

Ou então montem uma daquels fitas que se vêm penduradas em alguns automoveis(mesmo recentes) que estão permanentemente a fazer descarga á terra.

Filipe Pinheiro

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Em relação ao que disse o André... pode ser bem possível... será?
se for isso então poderá n ter a ver com as faíscas de que falei... mas se já assisti a um curto circuito num telemóvel, como disse, não será isso o suficiente para um acidente??? pois então não sei... reconheço então a minha má suposição se for o caso...

baleiras

UMMzito
Registo
3 Abr 2007
boas...
aqui à uns anos atras, 1 mulher nos Estates, tava a atestar o carro e a falar ao telemovel....derepente a mangueira junto ao bocal do carro começou a arder....depois de vistas as imagens das cameras de segurança pensou-se que teria a ver com o telemovel...e desde essa altura que as gasolineiras portuguesas adoptaram akele simbolo da proibição de utilizão de telemoveis nas bombas...
essas mesmas imagens já foram revistas novamente, e chegou-se à conclusão que aquela chama deveu-se a uma descarga de electrecidade estática da mulher.....

cUMMpx....
Pedro Baleiras

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
retirei da net o seguinte artigo:

"A proibição do uso de telemóveis em bombas de gasolina, que teve início legal em Portugal em 2003, baseada numa famosa explosão numa estação de serviço da Malásia, pode estar alicerçada em pressupostos científicos errados ou, no mínimo, muito discutíveis. Quem o defende é Adam Burgess, professor da Universidade de Kent, em Inglaterra, que empreendeu exaustivas investigações acerca do que apelidou de "Mito dos Telemóveis Causarem Explosões em Estações de Serviço".

De acordo com as conclusões de Burgess, é muito mais fácil "culpar" um telemóvel por uma explosão numa bomba de gasolina do que investigar as suas causas em profundidade. Para o investigador, a estática acumulada pelo aparelho e potencial causadora de incêndio muito dificilmente seria suficiente para causar a explosão, pelo menos não mais do que a energia potencial oriunda de uma camisola de lycra, por exemplo.

Burgess sustenta que a proibição do uso de telemóveis em bombas de gasolina só se mantém porque previne a distracção dos condutores ao abastecerem o veículo. O professor, autor do livro "Cellular Phones, Public Fears and a Culture of Precaution", vai mais longe: "A quantidade de energia é baixa demais para causar qualquer tipo de efeito físico, particularmente no que respeita aos telemóveis mais modernos. Acresce o facto de que causar uma explosão não é fácil. Por mais intuitivo que possa parecer, não é sequer possível que um cigarro aceso cause a explosão de gasolina porque, simplesmente, não tem calor suficiente".

Além disso, Burgess defende que a proibição do uso de telemóveis em estações de serviço tem consequências nefastas, nomeadamente o confronto entre clientes e empregados das referidas estações, o desvio das atenções para os perigos reais de incêndio - sobre-enchimento dos tanques ou colisões - e a estigmatização dos aparelhos."

Assim parece-me bastante acertada a opinião do Pedro Baleiras, e desde já reconheço então que provavelmente estaria com a ideia errada em relação a isso.
É assim mesmo... com diferentes opiniões e pesquisa, lá chegamos á verdade.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Eu já experimentei apagar um cigarro em gasolina... e apagou-se mesmo! Não o fiz numa estação de serviço...

Os vapores de gasolina são bastante inflamáveis mas apenas a partir de uma certa concentração, sendo muito difícil que se atinja essa concentração de gases ao ar livre. O hidrogénio por exemplo, combustível dos "Space Shuttle", só é inflamável, e portanto explosivo, quando a sua concentração atmosférica é superior a 4%.

A maioria destas proibições nas estações de serviço têm pouco fundamento prático, mas vão ficando porque os estudos para comprovar o seu fundamento custam mais dinheiro que deixá-las ficar!

Orgulhosamente UMMista

Registo
30 Mar 2006
Nas tais imagens de vigilância em que a senhora pegou fogo à mangueira aconteceu o que aconteceu ao nunumm, ela, tal como ele, entrou e saiu do carro, isso gera, devido à troca de electrões entre os tecidos do carro e os tecidos da roupa aquando a fricção entre os mesmos, electricidade estática que fica acumulada no nosso corpo(pois também troca electrões com a roupa) é tipo acelerador de van de graff ou lá como se escreve, tão a ver aquelas coisas que quando se tocam põe os cabelos em pé? pronto, isso também dá faísca, o que faz com que haja ignição dos vapores de combustível. E porque é que o PedroF já apagou cigarro em gasolina? porque a faísca tem mais energia do que um cigarro, mas a parte da concentração também é verdade, por exemplo, sabiam que um tanque de transporte de gasolina vai sempre só meio ou 2/3? Pois é, porque quando se começou a transportar gasolina, nomeadamente de comboio e nos estates, enchiam os tanques completamente e no fim da viagem ao abrir-se a tampa... BUUUUMMMMMM

Quanto aos telemóveis, hoje em dia já trazem dispositivos anti curto-circuito, mas mesmo assim os caçadores de mitos descarnaram os fios e nada, tiveram de provocar mesmo uma faísca mais generosa do que a provocada pelos telemóveis para a gasolina inflamar.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Registo
30 Mar 2006
Nuno em relação às cisternas de combustivel elas saem das refinarias cheinhas ate não caber mais e para serem despejadas não se tira nenhuma tampa, elas são despejadas por torneiras na parte debaixo das mesmas por gravidade.
Em relação às baterias as de niquel cadmio e as de metal hibrido até são relativamente seguras em caso de carga excessiva ou ou de uma descarga muito violenta(curto-circuito)aquecem bastante e podem inchar um pouco mas o risco de explosão é baixo a moderado,se forem baterias não aquelas coisas que os xineses fabricam, agora as LiPo de ultima geração são umas peças de engenharia muito instaveis que muito facilmente se podem transformar em bombas.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

Registo
30 Mar 2006
Tens razão Valter, esqueci-me do pormenor de que o documentário que eu vi na TV focou esse problema aquando o início do transporte, lá pra 1900 e troca o passo :p LOL

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Top Inferior