ESTE POST MAIS VALE LEREM EM CASA A NOITE EM FRENTE AO COMp***DOR ...e com bom monitor/display
Ora assim por vezes aparecem uns topicos que dao gosto escrever.
Portanto este vai levar com TESTAMENTO se nao se importam.
E quem tiver gosto e paciencia ai vai...
Acho interessante o topico e vou partilhar alguma informacao nao muito no tema da conversao "se possivel" ou nao em veiculos classicos, pois na verdade estao cada vez mais a aparecer casos de conversoes felizes, seja neste velho continente Europeu seja nas Americas nos classicos.
Para veiculos classicos convertidos basta procurar nas varias plataformas na internet casos desde a Maserati's, Mini's, MG's, Volkswagen's Carocha, BMW's, VOLVO's, FORD's. CITROENS....nao faltam exemplos de "velhinhos" classicos verem alterados o "propulsor de combustao" por algo como chamado "electrico".
Um dos projectos de alteracao que acompanhei foi este BMW E30 que so damos conta que a alteracao para "electrico" foi feita de duas simples maneiras.
Quando o dono faz marcha atras e o tira da garagem....e claro quando abrimos ou a mala ou o capot e vemos que algo esta a mais e falta la algo que nos ainda e' familiar (o motor de combustao)
O nivel e qualidade dos pormenores e' acima de excelente.
Percam algum tempo e vejam o video:
https://www.youtube.com/watch?v=zcZvJIx1wQo&t=1s
Nome do video: Tesla-Swapping a BMW E30 Means You'll Never Miss a Yellow Light Again
Voltando a algumas linhas de conversa exploradas neste topico ate a data, aquecimento global, producao de CO2 e outros...
Por onde e' que eu vou comecar...
A nossa "amiga histerica" Greta Thunberg vinda da Suecia, pais que gosto muito, tem sido um veiculo de promocao da "realidade" do aquecimento Global e tentativa da reducao de emissoes CO2 e muitos outros gases.
Que nao hajam duvidas que o Homo Sapiens, Homo Erectus e outros seres primitivos la com as fogueiritas que faziam em nada contribuiam para que gases perigosos andassem pela nossa atmosfera.
Sem duvida paises como India, China, Americas, Africas e ate na Europa contribuem imenso para que os niveis de poluicao sejam bem diferentes do que no seculo 12!
A revolucao industrial foi um paco marcante para que desmedidamente se avancasse com engenhos, motores, maquinas de todo o tipo e feitio...
Tudo bem.
O que nao se esta a ter em consideracao e' mesmo a ENGENHARIA por detras disto tudo, o positivo, o desenvolvimento, o que era um veiculo no ano 1900 e o que e' um veiculo no ano 2019...em resumo o desenvolvimento (devido a Engenharia ou "Re-Engenharia") total de um veiculo em cerca de 120 anos o que se consegue desenvolver!!!
Onde estamos a tirar o olho da bola e desviar atencoes e' quando assobiamos para o lado e tentamos culpar algo pelo mais facil e honestamente nao entendemos como o que esta a nossa volta funciona, e nao estou a falar de motores, ou fabricas, ou outros.
Sim porque nao olhamos para a FONTE DE CALOR "infinita" directamente e entendemos como funciona e se porventura estara por detras de alguns valores da subida das temperaturas globais. Refiro-me ao SOL.
O proprio sol como aprendemos na "escolinha" e' "infinito"...ninguem se preocupa com ele, pois esta la todos os dias, da "luz & calor" todos os dias e claro passa a papel secundario...ERRO.
E se vos lembrar que o SOL nao e' "infinito", a sua "vida" tem os anos contados e "diariamente" o SOL esta a aumentar de tamanho/Diametro?
Sera que esse aumento de tamanho tem uma relacao directa em relacao ao aumento das temperaturas no planeta TERRA?...CLARO.
Imaginemos se este proximo fim de semana TODAS as INDUSTRIAS, Fabriquinhas e Fabriquetas TUDO o que possa "ser mau" para o ambiente parassem, TUDO mesmo AVIOES....PAROU TUDO durante este fim de semana, carros, ate as VAQUINHAS nao "OBRASSEM" durante esse fim de semana...iriamos chegar a alguma conclusao positiva?
Sim...que o SOL nesse fim de semana continuaria a crescer em tamanho.
A qualquer PARVO que tenha tido a paciecia de ter chegado a esta parte do testamento e continuado a ler com interesse eu digo,
Plantem as arvores que quiserem, reduzam as emissoes que quiserem, convertam para HIDROGENIO os UMM's ate...
Sim ainda hei-de viver e ter uns dos meus chassis convertido para "algo"...mas todas essas MEDIDAS DE CONTENCAO e melhoramento da qualidade da atmosfera em nada TRAVARAO o movimento natural do que todos nos fazemos parte...e sim nessa altura eu ja estarei bem longe....de certeza na nova plataforma do forum UMM.
Meus amigos nenhum Instituto de Engenharia me pediu tal sermao...mas sera mesmo no investimento em ENGENHARIA & DESENVOLVIMENTO que "TALVEZ" nos safemos...pois quem e' "de momento" o grande nosso amigo chamado SOL sera quem nos ira IRRADIAR da face deste planeta...incluindo todos este BELOS RESTAUROS o modificacoes...
Darei ai uns 5 bilioes de anos...valores sujeitos a TAXA do IVA nessa data...
Em menos de 1000 anos ja muito os climas se terao alterado no planeta terra com "CARROS" ou sem "CARROS"...espero bem que se em 120 anos a industria automovel evoluiu desta forma 10 x esse mesmo periodo ja consigamos formas de transporte nao imaginadas nos dias de hoje....e para bem longe do planeta AZUL
Nao sabiam?
Ora ai vai mais uma:
Andrômeda (nossa galáxia vizinha) quando colidir com a Via Láctea (nossa própria galáxia) .... limpará qualquer coisa viva na Terra devido à quantidade de energia produzida e não demorará triliões de anos.
Esse "acidente" esta aqui documentado:
https://www.nationalgeographic.com/...lide-with-andromeda-but-when-gaia-spacecraft/
E claro basta procurar videos animados no YouTube sobre o tema...
SE ISSO NÃO FOSSE SUFICIENTE:
Um pouco antes ou depois desse evento ainda dentro de biliões de ano .... Nosso Sol como dito esta a crescer e em apenas em alguns milhões de anos a vida na Terra será impossível, devido a tremendo tamanho do sol e as constantes emissoes e radiacoes emitidas pelo sol...
Gradualmente e apos uns milhares de anos que e LA se FORAM OS UMM's... o planeta TERRA é devorado pelo sol...
Podem bem esconder seja onde for esses UMM's que ...nem o melhor restauro vai resistir.
A gente mais nova so digo, continuem a estudar e a pesquisar!
Se tem duvidas do que digo ...arranjem mais 20 e tal minutos para ver este video/montagem e "desliguem-se" seja do que for e mergulhem no percurso NATURAL /sequencia NATURAL do que esperar no futuro.
FAZER NADA ...de nada vale.
Procurar "meios" ou solucoes vale a pena tentar.
No video que se segue vejam bem como aparentemente nao ha solucao ou escapatoria dos movimentos "mecanicos" de tudo o que nos rodeia
O resto sao "distraccoes".
EDIT: aos mais "pascácios" devo lembrar que a numeracao CRESCENTE que se vai ver no video seguinte refere/comeca em 2019 = presente data e continua a "subir" em cada segundo/ano apos ano milenio apois milenio....e com imenso detalhe veremos eventos agendados e naturais e mais que esperados/programados que irao ocurrem no planeta terra, estes mais que confirmados, muito interessante.
Headphones na cabeca....e bom filme:
https://www.youtube.com/watch?v=uD4izuDMUQA&t=770s
Nome do videoTIMELAPSE OF THE FUTURE: A Journey to the End of Time (4K)
Narradores e Investigadores envolvidos neste pequeno video sao pessoas de renome internacional e com conhecimentos bem a frente,
Pessoas como Professor Brian Cox <<< (Cientista) do qual sou grande fa, Sir David Attenborough, Craig Childs, Janna Levin, Alex Filippenko, Sean Carrol, Martin Rees e Stephen Hawking.
Fontes de informacao: NASA Goddard, Google, SpaceX, 2012, Geostorm, Into the Universe with Stephen Hawking, Journey to the Edge of the Universe
Noah, How the Universe Works, Deep Impact, Wonders of the Universe, Moon raker vfx reel, Voyage of Time.
P.S. como a TESLA desenvolveu a plataforma TESLA em "OPEN SOURCE" = todos podem ca vir e "copiar" ou fazer parecido temos e vamos comecar a ter uma abundancia de veiculos electricos...eu preferia Hidrogenio como combustivel, mas...
Como disse ainda vou viver para ver um UMM convertido de motor de combustao para propulsao "alternativa", ja vi uns desenhos e pessoas trocarem ideias.
E nao estou a falar deste caso...
EDIT: para quem nao estiver tao a vontade "no ingles" esta imagem explica como "ligar" as legendagem em Portugues no youtube: