• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Eléctricos.....

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
A propósito da conversão de veículos antigos com motor a combustão, em veículos com motores eléctricos.

Ao ler este editorial da revista Octane deste mês, pensei que seria interessante propor uma discussão semelhante, no FORUMM.

Para quem não lê francês, vou fazer um rápido resumo:
Diz o autor, que a FIVA – Federação internacional de veículos antigos, divulgou um comunicado em que se opôe à conversão de veículos antigos com motor a combustão, em veículos com motores eléctricos, chegando até a estipular, que perderão o estatuto de veículos antigos. Aconselha a quem o faça, que inventarie, documente, e guarde todos os componentes originais, de forma a que, se possível, se possa sempre retornar à origem.
O autor, concorda com esta posição de principio, da FIVA, mas ressalta, a sua opinião, de que a federação deverá fazer um esforço futuro para se adaptar à realidade dos tempos, pois está mesmo convencido que a circulação de veículos antigos com motor a combustão será mesmo banida curto – médio prazo, e que se tornarão objectos estáticos de museu.
No entanto, chama à liça, um pormenor curioso, estão a aparecer várias empresas, uma delas, propriedade de um neto de Giani Agnelli (FIAT), que convertem utilitários com motor a combustão, em veículos com motores eléctricos – no exemplo um Fiat Panda 4x4. A motivação, é muito ecológica: Fazer durar veículos antigos, com motorização eléctrica, é muito menos poluente, do que simplesmente destrui-los e substitui-los por veículos completos novos, com motorização eléctrica.
Acrescento eu: Será que conseguimos voltar a andar, no dia a dia, em carros com vidros de correr, sem ar condicionado, a travar mais ou menos, sem cintos de segurança, ou fichas USB…………
Vamos conversar sobre isto?

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
quote:Originally posted by Cournil Lisboa

A propósito da conversão de veículos antigos com motor a combustão, em veículos com motores eléctricos.

Ao ler este editorial da revista Octane deste mês, pensei que seria interessante propor uma discussão semelhante, no FORUMM.

Para quem não lê francês, vou fazer um rápido resumo:
Diz o autor, que a FIVA – Federação internacional de veículos antigos, divulgou um comunicado em que se opôe à conversão de veículos antigos com motor a combustão, em veículos com motores eléctricos, chegando até a estipular, que perderão o estatuto de veículos antigos. Aconselha a quem o faça, que inventarie, documente, e guarde todos os componentes originais, de forma a que, se possível, se possa sempre retornar à origem.
O autor, concorda com esta posição de principio, da FIVA, mas ressalta, a sua opinião, de que a federação deverá fazer um esforço futuro para se adaptar à realidade dos tempos, pois está mesmo convencido que a circulação de veículos antigos com motor a combustão será mesmo banida curto – médio prazo, e que se tornarão objectos estáticos de museu.
No entanto, chama à liça, um pormenor curioso, estão a aparecer várias empresas, uma delas, propriedade de um neto de Giani Agnelli (FIAT), que convertem utilitários com motor a combustão, em veículos com motores eléctricos – no exemplo um Fiat Panda 4x4. A motivação, é muito ecológica: Fazer durar veículos antigos, com motorização eléctrica, é muito menos poluente, do que simplesmente destrui-los e substitui-los por veículos completos novos, com motorização eléctrica.
Acrescento eu: Será que conseguimos voltar a andar, no dia a dia, em carros com vidros de correr, sem ar condicionado, a travar mais ou menos, sem cintos de segurança, ou fichas USB…………
Vamos conversar sobre isto?

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Não sei se percebi bem a ironia:cool:, mas tambem podemos conversar acerca de outras conversões.....

Este, era um tema importante, mas em 1940:D

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Muito bom. Obrigado

Sabe bem, perceber que por cá, temos a mesma capacidade de imaginar e construir. O "Diabo", é o resto.....

Vou acompanhar.

quote:Originally posted by viriato

Bom dia,

Fica aqui o link para o site do meu amigo Tozé, grande mecânico e engenhocas.

Foi a primeira pessoa a legalizar em Portugal um carro convertido para 100% elétrico.

https://tozeve.webs.com/

Cumprimentos a todos,

-joão pereira-

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Tecnicamente não é difícil, com melhores ou piores resultados.

O problema é que a electricidade rende poucos impostos, pelo que não é interessante para nenhum governo.

Mas esse problema já foi resolvido, sendo actualmente quase impossível, ou economicamente inviável a conversão de carros com motores de combustão interna para eléctricos.

Do planeta, ninguém quer saber, só importam os euros.

Não é rentável para a economia manter um parque automóvel reconvertido. Não dá dinheiro em impostos.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Aldeia, o CO2 só serve para desculpa para aumentarem os impostos. Os carros eléctricos estão longe de ser a solução. Um carro eléctrico num país que produza eletricidade unicamente através de carvão polui muito mais do que um carro a combustão. Por isso só servem para "enganar" as pessoas. Portugal se reduzir a idade do parque automóvel em 8 anos, reduz drasticamente as emissões. Aprendi na escola uma maneira muito simples de transformar co2 em o2.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Se todos os carros em Portugal forem elétricos, temos que recorrer a combustíveis fósseis e carvão para conseguir produzir o brutal consumo de eletricidade, aumentando a produção de co2. Por isso não são solução.
Trocar o parque automóvel por carros a combustão 50% mais eficientes, reduziamos em metade as emissões. Plantar 1 milhão de árvores por ano iria compensar os outros 50%.
São medidas que realmente iriam reduzir o co2 mas não são lucrativas. Por isso acho que o co2 é unicamente uma desculpa obterem lucro

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Desculpa lá escrever por partes, mas se escrever mais do que umas linhas no telemóvel o botão "post new reply" desaparece. Está na hora de trocarmos de plataforma...

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
quote:Originally posted by Aldeia

Tecnicamente não é difícil, com melhores ou piores resultados.

O problema é que a electricidade rende poucos impostos, pelo que não é interessante para nenhum governo.

Mas esse problema já foi resolvido, sendo actualmente quase impossível, ou economicamente inviável a conversão de carros com motores de combustão interna para eléctricos.

Do planeta, ninguém quer saber, só importam os euros.

Não é rentável para a economia manter um parque automóvel reconvertido. Não dá dinheiro em impostos.

O Aldeia respondeu por mim.

O regresso de D. Sebastião não interessava a muita gente, muito menos montado num Camelo, e nessa altura ainda não havia €...!!!

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018

Sinceramente, a conclusão a que chego é que, é uma dinâmica que está em curso, e mais década, menos década, vamos ter certamente uma mobilidade diferente.

E devemos aproveitar o nosso momento de forma equilibrada, e com prazer, o mais que der.

Não consigo deixar de rir, quando conheço gente que guarda e estima, com todo o desvelo, sem muito andar para não gastar, o seu mais que valioso carrinho antigo feito tesourinho,...na secreta esperança de que o netinho vá usufruir um dia...

Só me vem à imagem, os coches, em Belem, no museu:cool:

Recentrando: Tambem não me estou a ver, a patrocinar a mudança, e a apreciar o meu COURNIL, com um qualquer motor "ELECTRO....X".

.....mas há quem, há falta de "Paula Rego" original, adore ter e mostrar aos amigos, uma cópia pendurada na parede!! sei que há.....!

Registo
29 Abr 2014
quote:Originally posted by herrdoctor

Aldeia, o CO2 só serve para desculpa para aumentarem os impostos. Os carros eléctricos estão longe de ser a solução. Um carro eléctrico num país que produza eletricidade unicamente através de carvão polui muito mais do que um carro a combustão. Por isso só servem para "enganar" as pessoas. Portugal se reduzir a idade do parque automóvel em 8 anos, reduz drasticamente as emissões. Aprendi na escola uma maneira muito simples de transformar co2 em o2.

herrdoctor...desculpa mas tenho mesmo de discordar.

A informação falsa leva a criar estes mitos!!
Podia estar escrever um livro...mas acredita que o que digo é por conhecimento de causa e não por opinião em artigos internautas.

Parece impossível a olhos não instruídos na área, mas um carro elétrico que seja carregado com um gerador a diesel será sempre mais eficiente e gastará menos energia do que um carro a diesel.

Uma central a carvão (que não diferem assim tanto de um motor diesel...só existem por interesses financeiros) será sempre mais eficiente a carregar um carro eletrico do que a alimentar a refinação de combustível, transporte de combustivel e por fim alimentar um motor de combustão interna estúpidamente ineficiente.

Os motores de combustão interna são tão pouco eficientes que se tornam ridiculos.

Se todos os carros em Portugal forem elétricos, temos que recorrer a combustíveis fósseis e carvão para conseguir produzir o brutal consumo de eletricidade, aumentando a produção de co2. Por isso não são solução.

Outro mito gigante!! Isso não existe assim nem é visto assim!
A gestão da rede elétrica não funciona assim. Outro livro que escrevia...

Mesmo que fosse verdade e tivessemos que construir uma central a carvão para alimentar carros eletricos...a poluição caía drasticamente!

Normalmente não alimento estes diálogos...mas aqui no forum dos UMM decidi intervir.

Não quero que me tenhas como o dono da razão absoluta...mas sim como um rapaz que por ventura decidiu estudar estas áreas em questão e que trabalha no meio.

Em balanço energético não há dúvidas do futuro...os interesses financeiros são outra luta.

Forte abraço.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
quote:Originally posted by LuisPSilva

herrdoctor...desculpa mas tenho mesmo de discordar.

A informação falsa leva a criar estes mitos!!
Podia estar escrever um livro...mas acredita que o que digo é por conhecimento de causa e não por opinião em artigos internautas.

Parece impossível a olhos não instruídos na área, mas um carro elétrico que seja carregado com um gerador a diesel será sempre mais eficiente e gastará menos energia do que um carro a diesel.

Uma central a carvão (que não diferem assim tanto de um motor diesel...só existem por interesses financeiros) será sempre mais eficiente a carregar um carro eletrico do que a alimentar a refinação de combustível, transporte de combustivel e por fim alimentar um motor de combustão interna estúpidamente ineficiente.

Os motores de combustão interna são tão pouco eficientes que se tornam ridiculos.

Outro mito gigante!! Isso não existe assim nem é visto assim!
A gestão da rede elétrica não funciona assim. Outro livro que escrevia...

Mesmo que fosse verdade e tivessemos que construir uma central a carvão para alimentar carros eletricos...a poluição caía drasticamente!

Normalmente não alimento estes diálogos...mas aqui no forum dos UMM decidi intervir.

Não quero que me tenhas como o dono da razão absoluta...mas sim como um rapaz que por ventura decidiu estudar estas áreas em questão e que trabalha no meio.

Em balanço energético não há dúvidas do futuro...os interesses financeiros são outra luta.

Forte abraço.

Boas, não te preocupes que não te tomo como dono da razão, porque simplesmente acho que não tens razão. Eu não falo em eficiência em caso algum, eu falo na emissão de gases que provoquem efeito de estufa, nomeadamente o CO2. Ainda a dias vi um estudo sobre a emissão de gases de estufa entre um carro a diesel e um elétrico (produção de ambos incluída) e o elétrico num pais sem recurso a energias renováveis produz até quase o triplo de co2 que um diesel. Agora com recurso unicamente a renováveis produz bem menos-

Pegando no exemplo que deste acima, para carregares uma bateria com um gerador para fazer 100 km, provavelmente vais consumir mais combustível e libertar mais co2 do que se fizeres esses 100 km num carro a diesel.

E já agora, já foste consultar na tua factura de luz qual a quantidade de co2 libertada para produzir um kw que consumiste?

Grande Abraço

Para consulta... https://pplware.sapo.pt/motores/carros-eletricos-vs-combustao-em-emissoes-de-co2/

Registo
29 Abr 2014
Não é razão...é termodinânica e fisica.

"Ainda a dias vi um estudo sobre a emissão de gases de estufa entre um carro a diesel e um elétrico (produção de ambos incluída) e o elétrico num pais sem recurso a energias renováveis produz até quase o triplo de co2 que um diesel. Agora com recurso unicamente a renováveis produz bem menos-"

herrdoctor, completamente descabido. Os estudos servem a quem os paga.
Uma refinaria num "país sem energias renováveis" é alimentada por o quê? Ja entraste dentro de uma refinaria? Tens noção do que é uma coluna de destilação? Tens noção da poluição de uma refinaria?

"Pegando no exemplo que deste acima, para carregares uma bateria com um gerador para fazer 100 km, provavelmente vais consumir mais combustível e libertar mais co2 do que se fizeres esses 100 km num carro a diesel."

Completamente o contrário!! Um motor estacionário a trabalhar na sua faixa ideal atinge o ponto de eficiência mais alto. O motor diesel num carro é tudo menos eficiente!!

Tens vários exemplos de carros hibridos que optaram por essa montagem. Opel Ampera, Mitsubishi Outlander PHEV....por ai.

Um motor termico ideal (fisicamente impossivel de alcançar) atinge os 67% de rendimento.

Um elétrico qualquer nunca fica abaixo dos 95%.

Energia é energia...seja joule ou watt.

Atenta a isto

Não vás por estudos.
Não te posso dizer muito, mas vivo em Sines.

Abc

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
A conversa vai interessante, e instrutiva, mas não sei se já perceberam, estão a fugir ao tema!

O que propus, não era, uma conversa acerca das vantagens e inconvenientes acerca da mobilidade eléctrica versus térmica.

O tema era:
• Dadas as circunstancias envolventes (problemas energéticos e ambientais), é aceitável que, uma mudança de motorização, para eléctrico ou outra fonte, implique automaticamente a perda de estatuto de veiculo antigo.
• Dentro da politica dos 3R, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, não fará sentido, “renovar” com motorizações diferentes (mais eficientes e amigas do ambiente), veículos (antigos) em que os restantes componentes continuam a desempenhar a sua função (técnica e estética).

Quanto à economia, acrescento eu:

Profissionalmente, estou envolvido na industria de construção civil e obras públicas, e durante décadas, a economia/lucro, funcionava a “espremer” os PDM ao máximo, desbravando território natural, e tudo urbanizando, deixando os centros antigos ao abandono, porque não era tão lucrativo!!!.
Só que, em tempos de “vacas magras”, cedo se percebeu, que era melhor, mais barato, e até muito lucrativo, recuperar edifícios antigos e voltar a dar-lhes “usos”.
É claro, que, quando se “respira” em termos económicos, um pouco melhor, as tentações e os vícios antigos, retornam imediatamente, mas a verdade é que se aprendeu e fez-se algo novo… e fica feito.
Não sou, nem nunca fui adepto, do salto para o abismo, mas anda por aí muita gente, que nem pensa, que só quando “batermos de frente na parede”, é que mudamos.
Infelizmente, em relação aos carros, com tantos “estudos científicos” contraditórios e mentiras descaradas a confundir ainda mais, vai ter mesmo de ser, parece-me!!

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Olá João Pereira,

Já, por várias vezes, estive nesse dilema!
É evidente, que todos temos que fazer algo, mesmo que pouco..., até por respeito para as gerações seguintes. Tenho três filhos, um com 8 anos, e espero que ele e as irmãs, consigam viver a sua vida, felizes neste planeta!

Mas...., do que conheço, da vida, e das pessoas, chego à conclusão, que um dia, será para todos, por igual, a mudança....
Será a natureza a regular tudo, a bem ou a mal...
Somos infimos, no mundo, e ainda bem....

Abraço, e aproveite o seu carro.
Se o fizer, como "ligação" a um grupo, e se sentir bem, é esse o "lucro".

Paulo Nunes

quote:Originally posted by viriato

Bom dia a todos,

Um outro meu amigo, o Miguel (já foi membro deste forum), tomou uma decisão que muito admiro, ou seja, vendeu o seu UMM Alter passado 20 anos como proprietário para se dedicar à mobilidade a duas rodas, ou seja a pedalar com uma pequena ajuda elétrica.

A decisão dele teve haver com uma coisa que é inegável, ou seja, os nossos indenor poluem e não é pouco.

Eu não estou preparado para uma mudança destas, mas penso muitas veses nos gases que saem do escape do meu Alter e tento retribuir ao máximo noutras formas.

Um abraço a todos,

-joão pereira-

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Em Dezembro de 1977, pensava-se nisto:)!!!
Já passaram 40anos, e muita coisa mudou, mas muita coisa continua igual:cool:!!!

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
ESTE POST MAIS VALE LEREM EM CASA A NOITE EM FRENTE AO COMp***DOR ...e com bom monitor/display

Ora assim por vezes aparecem uns topicos que dao gosto escrever.
Portanto este vai levar com TESTAMENTO se nao se importam.
E quem tiver gosto e paciencia ai vai...

Acho interessante o topico e vou partilhar alguma informacao nao muito no tema da conversao "se possivel" ou nao em veiculos classicos, pois na verdade estao cada vez mais a aparecer casos de conversoes felizes, seja neste velho continente Europeu seja nas Americas nos classicos.

Para veiculos classicos convertidos basta procurar nas varias plataformas na internet casos desde a Maserati's, Mini's, MG's, Volkswagen's Carocha, BMW's, VOLVO's, FORD's. CITROENS....nao faltam exemplos de "velhinhos" classicos verem alterados o "propulsor de combustao" por algo como chamado "electrico".

Um dos projectos de alteracao que acompanhei foi este BMW E30 que so damos conta que a alteracao para "electrico" foi feita de duas simples maneiras.
Quando o dono faz marcha atras e o tira da garagem....e claro quando abrimos ou a mala ou o capot e vemos que algo esta a mais e falta la algo que nos ainda e' familiar (o motor de combustao)
O nivel e qualidade dos pormenores e' acima de excelente.

Percam algum tempo e vejam o video:

https://www.youtube.com/watch?v=zcZvJIx1wQo&t=1s
Nome do video: Tesla-Swapping a BMW E30 Means You'll Never Miss a Yellow Light Again

Voltando a algumas linhas de conversa exploradas neste topico ate a data, aquecimento global, producao de CO2 e outros...
Por onde e' que eu vou comecar...

A nossa "amiga histerica" Greta Thunberg vinda da Suecia, pais que gosto muito, tem sido um veiculo de promocao da "realidade" do aquecimento Global e tentativa da reducao de emissoes CO2 e muitos outros gases.

Que nao hajam duvidas que o Homo Sapiens, Homo Erectus e outros seres primitivos la com as fogueiritas que faziam em nada contribuiam para que gases perigosos andassem pela nossa atmosfera.

Sem duvida paises como India, China, Americas, Africas e ate na Europa contribuem imenso para que os niveis de poluicao sejam bem diferentes do que no seculo 12!

A revolucao industrial foi um paco marcante para que desmedidamente se avancasse com engenhos, motores, maquinas de todo o tipo e feitio...
Tudo bem.

O que nao se esta a ter em consideracao e' mesmo a ENGENHARIA por detras disto tudo, o positivo, o desenvolvimento, o que era um veiculo no ano 1900 e o que e' um veiculo no ano 2019...em resumo o desenvolvimento (devido a Engenharia ou "Re-Engenharia") total de um veiculo em cerca de 120 anos o que se consegue desenvolver!!!

Onde estamos a tirar o olho da bola e desviar atencoes e' quando assobiamos para o lado e tentamos culpar algo pelo mais facil e honestamente nao entendemos como o que esta a nossa volta funciona, e nao estou a falar de motores, ou fabricas, ou outros.

Sim porque nao olhamos para a FONTE DE CALOR "infinita" directamente e entendemos como funciona e se porventura estara por detras de alguns valores da subida das temperaturas globais. Refiro-me ao SOL.

O proprio sol como aprendemos na "escolinha" e' "infinito"...ninguem se preocupa com ele, pois esta la todos os dias, da "luz & calor" todos os dias e claro passa a papel secundario...ERRO.

E se vos lembrar que o SOL nao e' "infinito", a sua "vida" tem os anos contados e "diariamente" o SOL esta a aumentar de tamanho/Diametro?
Sera que esse aumento de tamanho tem uma relacao directa em relacao ao aumento das temperaturas no planeta TERRA?...CLARO.

Imaginemos se este proximo fim de semana TODAS as INDUSTRIAS, Fabriquinhas e Fabriquetas TUDO o que possa "ser mau" para o ambiente parassem, TUDO mesmo AVIOES....PAROU TUDO durante este fim de semana, carros, ate as VAQUINHAS nao "OBRASSEM" durante esse fim de semana...iriamos chegar a alguma conclusao positiva?

Sim...que o SOL nesse fim de semana continuaria a crescer em tamanho.

A qualquer PARVO que tenha tido a paciecia de ter chegado a esta parte do testamento e continuado a ler com interesse eu digo,
Plantem as arvores que quiserem, reduzam as emissoes que quiserem, convertam para HIDROGENIO os UMM's ate...
Sim ainda hei-de viver e ter uns dos meus chassis convertido para "algo"...mas todas essas MEDIDAS DE CONTENCAO e melhoramento da qualidade da atmosfera em nada TRAVARAO o movimento natural do que todos nos fazemos parte...e sim nessa altura eu ja estarei bem longe....de certeza na nova plataforma do forum UMM.

Meus amigos nenhum Instituto de Engenharia me pediu tal sermao...mas sera mesmo no investimento em ENGENHARIA & DESENVOLVIMENTO que "TALVEZ" nos safemos...pois quem e' "de momento" o grande nosso amigo chamado SOL sera quem nos ira IRRADIAR da face deste planeta...incluindo todos este BELOS RESTAUROS o modificacoes...

Darei ai uns 5 bilioes de anos...valores sujeitos a TAXA do IVA nessa data...
Em menos de 1000 anos ja muito os climas se terao alterado no planeta terra com "CARROS" ou sem "CARROS"...espero bem que se em 120 anos a industria automovel evoluiu desta forma 10 x esse mesmo periodo ja consigamos formas de transporte nao imaginadas nos dias de hoje....e para bem longe do planeta AZUL

Nao sabiam?
Ora ai vai mais uma:

Andrômeda (nossa galáxia vizinha) quando colidir com a Via Láctea (nossa própria galáxia) .... limpará qualquer coisa viva na Terra devido à quantidade de energia produzida e não demorará triliões de anos.

Esse "acidente" esta aqui documentado: https://www.nationalgeographic.com/...lide-with-andromeda-but-when-gaia-spacecraft/

E claro basta procurar videos animados no YouTube sobre o tema...

SE ISSO NÃO FOSSE SUFICIENTE:
“Um pouco” antes ou depois desse evento ainda dentro de biliões de ano .... Nosso Sol como dito esta a crescer e em apenas em alguns milhões de anos a vida na Terra será impossível, devido a tremendo tamanho do sol e as constantes emissoes e radiacoes emitidas pelo sol...
Gradualmente e apos uns milhares de anos que e LA se FORAM OS UMM's... o planeta TERRA é devorado pelo sol...
Podem bem esconder seja onde for esses UMM's que ...nem o melhor restauro vai resistir.

A gente mais nova so digo, continuem a estudar e a pesquisar!

Se tem duvidas do que digo ...arranjem mais 20 e tal minutos para ver este video/montagem e "desliguem-se" seja do que for e mergulhem no percurso NATURAL /sequencia NATURAL do que esperar no futuro.

FAZER NADA ...de nada vale.
Procurar "meios" ou solucoes vale a pena tentar.
No video que se segue vejam bem como aparentemente nao ha solucao ou escapatoria dos movimentos "mecanicos" de tudo o que nos rodeia

O resto sao "distraccoes".

EDIT: aos mais "pascácios" devo lembrar que a numeracao CRESCENTE que se vai ver no video seguinte refere/comeca em 2019 = presente data e continua a "subir" em cada segundo/ano apos ano milenio apois milenio....e com imenso detalhe veremos eventos agendados e naturais e mais que esperados/programados que irao ocurrem no planeta terra, estes mais que confirmados, muito interessante.

Headphones na cabeca....e bom filme:
https://www.youtube.com/watch?v=uD4izuDMUQA&t=770s

Nome do videoTIMELAPSE OF THE FUTURE: A Journey to the End of Time (4K)

Narradores e Investigadores envolvidos neste pequeno video sao pessoas de renome internacional e com conhecimentos bem a frente,
Pessoas como Professor Brian Cox <<< (Cientista) do qual sou grande fa, Sir David Attenborough, Craig Childs, Janna Levin, Alex Filippenko, Sean Carrol, Martin Rees e Stephen Hawking.

Fontes de informacao: NASA Goddard, Google, SpaceX, 2012, Geostorm, Into the Universe with Stephen Hawking, Journey to the Edge of the Universe
Noah, How the Universe Works, Deep Impact, Wonders of the Universe, Moon raker vfx reel, Voyage of Time.

P.S. como a TESLA desenvolveu a plataforma TESLA em "OPEN SOURCE" = todos podem ca vir e "copiar" ou fazer parecido temos e vamos comecar a ter uma abundancia de veiculos electricos...eu preferia Hidrogenio como combustivel, mas...

Como disse ainda vou viver para ver um UMM convertido de motor de combustao para propulsao "alternativa", ja vi uns desenhos e pessoas trocarem ideias.
E nao estou a falar deste caso...

EDIT: para quem nao estiver tao a vontade "no ingles" esta imagem explica como "ligar" as legendagem em Portugues no youtube:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Carlos,
muito bem estruturada a tua participação! Perspectivas diferentes, são sempre benvindas.
Obrigam-nos a "abrir os olhos".
Os "testamentos" fazem aumentar a concentração:)

Resumindo, e se bem percebi:

A tal "natureza" - Sol, está a fazer o seu percurso.

Nós estamos a contribuir para esse "acelerar", cá do nosso lado, com os gases a provocar efeitos de estufa, inevitáveis no estágio de desenvolvimento que atravessámos e estamos a viver.
O que nos pode ajudar a minimizar e a sobreviver mais uns milénios, será a engenharia/re-engenharia!

Aliás, como sempre foi!! Quando inventámos os barco, conseguimos andar sobre a água e debaixo de água, inventámos os aviões, e voamos como a passarada, inventámos as pontes e conseguimos atravessar "falhas" a pé ou com veiculos.
É esta a leitura?

Pois...voltamos à lei fundamental do bom senso: contenção, adaptação, invenção, (reduzir, reciclar, reutilizar) e podemos continuar a acordar com ânimo e vontade de continuar a viver e a ler o FORUMM - brevemente em novo formato - conforme muita gente anda a contribuir para que isso aconteça.

Top Inferior