• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

E-UMM - A nova evolução UMM para electrico

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.474
Localização
Portugal
Hoje pelo facebook apareceu um projecto engraçado e por outro lado um pouco polémico, relacionado com a conversão de UMM Alter para electrico, elaborado pela empresa Evolution - Service & Battery Center.
A parte polémica em questão está relacionada pela alteração de um dos raros UMMs curtos com o motor HD2.1, e ai sim terá sido uma má opção em dar cabo de um pouco de história da marca, poderia ter optado por outra viatura UMM, mas como em tudo na vida cabe a cada proprietário fazer o que bem entender com o que é seu.
Mas por outro lado é interessante e estou curioso para ver como vai acabar toda esta história, pois será o primeiro UMM electrico, isto se no final do projecto o mesmo ficar devidamente aprovado e certificado pelas entidades competentes e que possa circular sem restrições.
Vamos aguardar para ver.

Podem seguir toda a história no facebook da empresa

página da empresa Evolution

117894360_2737263733211581_2679295673458643771_o.jpg
A iniciar-se mais um projecto de Conversão.
A EVolution realiza conversões de: Combustão para eléctrico, alterando o motor de combustão para motor eléctrico e interligação com a caixa de velocidades ou directo à transmissão, instalação da bateria de lítio e toda a electrónica de controlo e gestão de potência, tornando o seu veiculo mais eficiente e amigo do ambiente.
Saiba mais em https://bit.ly/3iQThW3
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.947
Localização
Portugal
Concordo que fazer este trabalho neste carro em particular é uma ideia infeliz. No entanto é interessante ver a evolução. Perderá volar com clássico, mas poderá valorizar como carro para determinados trabalhos como passeios turísticos. Resta saber se realmente será tudo aprovado e se poderá andar legalmente.
 

Alemao

UMMzito
Registo
30 Out 2019
Mensagens
57
Localização
Portugal / Coimbra
Pelo que dizem no site da empresa, com o motor eléctrico ficam com uma autonomia de 80 a 100kms, o que me parece muito pouco e limitativo. O custo ronda os 12000€ mais IVA o que tudo somado representa um custo pesado. Este dinheiro daria para encher um monte de depósitos de gasóleo durante uma vida, naturalmente para o utilizador ocasional.
Para além da vantagem ecológica e de alguma redução nos custos de manutenção, não vejo grande vantagem nem em termos económicos nem em termos de utilização.
 

Miguel94

UMM
Registo
22 Dez 2015
Mensagens
476
Localização
Sintra, Portugal
Acho uma ideia bastante interessante, mas nesse carro em questão e visto o numero de unidades existentes, na minha opinião é uma pena.
Mas venha o desenrolar do projecto :umm_alter:
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.653
Localização
Portugal
Eu não me importava nada de ter um UMM elétrico, não fosse a conversão tão cara eu era cliente. Qual foi a autonomia obtida com o UMM elétrico?
 

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.362
Localização
Portugal
Não se destruiu nada. Tudo reversível! Vai ser carro de dia a dia.



Fica muito diferente mas muito bom!



Foi! E posso dizer que arrancou suportes de motor quando se abusou dos arranques.
e já agora aquilo que todos querem saber, os papeis, a coisa é fazível ou é preciso sofrer com as burocracias?
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.195
Localização
Barcelos
Eu não me importava nada de ter um UMM elétrico, não fosse a conversão tão cara eu era cliente. Qual foi a autonomia obtida com o UMM elétrico?
Eu não sou nada fã de elétricos, mas já falei várias vezes com o Bruno para fazer um cournil elétrico...
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Eu não sou nada fã de elétricos, mas já falei várias vezes com o Bruno para fazer um cournil elétrico...

Eu, acredito nos eléctricos!
E tambem, que dentro de poucos anos, vamos deixar de conseguir andar com carros com motores de combustão (restrições, impostos, preço de combustiveis, etc.....) !
Agora, essas modificações a electricidade, são só estratégias para manter "latas" a rolar. Faz-me lembrar os primeiros automóveis, que não eram mais do que carruagens com um motor "entalado"!!!
Quanto a mim, é usar até dar.......:whistle:
Um simulador, não é igual a um Fórmula 1...., por muito bem conseguido que esteja. E um Fórmula E tambem não é igual a um Fórmula 1 🙃
 
Registo
29 Abr 2014
Mensagens
676
Localização
Portugal
Eu não me importava nada de ter um UMM elétrico, não fosse a conversão tão cara eu era cliente. Qual foi a autonomia obtida com o UMM elétrico?

Cerca de 200km reais.
Vai andar em cidade como se de um zoe se tratasse.

e já agora aquilo que todos querem saber, os papeis, a coisa é fazível ou é preciso sofrer com as burocracias?

Processo lento devido à morosidade do sistema português.
Está contemplado na lei a conversão e o projeto foi feito de acordo com o exigido.
Resta esperar.

Há paises mais rápidos. Se espanha o fosse eram todos matriculados lá.

Agora, essas modificações a electricidade, são só estratégias para manter "latas" a rolar. Faz-me lembrar os primeiros automóveis, que não eram mais do que carruagens com um motor "entalado"!!!

Não é bem assim o que se faz por cá.
A EVolution monta o projeto como o dono quer. Não instala kits nem nada disso.
A qualidade de montagem e fabrico é superior a algums veiculos que por aí circulam.
É em tudo um update! Mais potência, zero manutenção, mais conforto de condução...etc
É uma fabrica de sonhos.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Não é bem assim o que se faz por cá.
A EVolution monta o projeto como o dono quer. Não instala kits nem nada disso.
A qualidade de montagem e fabrico é superior a algums veiculos que por aí circulam.
É em tudo um update! Mais potência, zero manutenção, mais conforto de condução...etc
É uma fabrica de sonhos.

Luis,
Atenção que não me estou a referir ao projecto e muito menos à empresa.

O que eu quero dizer é que, essa modificação faz pouco sentido, num carro que é um monte de latas velhas, que está há muito, obsoleto.
Em termos de desenho, a simples troca de motor de combustão para eléctrico, provoca o desaparecimento da grelha do radiador (deixa de fazer sentido) e de um "milhão" de outros pormenores.
Ou seja, todo o conceito e design do automóvel, mais tarde ou mais cedo, vai contemplar a motorização eléctrica e vão aparecer veiculos bastante diferentes do que hoje chamamos "carros". A própria evolução da dimensão e capacidade das baterias, já está a mandar para o museu, as primeiras experiências.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Ainda a propósito, das novas mobilidades...

Alguem já imaginou, as modificações nas velhas cidades, sem os automóveis, como os conhecemos hoje!

Conseguem "ver" os milhões de metros quadrados de áreas (edificios-estacionamentos e vias de circulação) que vão passar a ter outra ocupação, porque vão passar a estar Vazios!!

Basta ver as áreas já "agarradas" às trotinetes e bicicletas.... E segundo os especialistas, estamos no principio da mudança......

Maravilhoso mundo novo;),..........................., se não dermos cabo dele, antes!:cool:
 
Registo
29 Abr 2014
Mensagens
676
Localização
Portugal
Luis,
Atenção que não me estou a referir ao projecto e muito menos à empresa.

O que eu quero dizer é que, essa modificação faz pouco sentido, num carro que é um monte de latas velhas, que está há muito, obsoleto.
Em termos de desenho, a simples troca de motor de combustão para eléctrico, provoca o desaparecimento da grelha do radiador (deixa de fazer sentido) e de um "milhão" de outros pormenores.
Ou seja, todo o conceito e design do automóvel, mais tarde ou mais cedo, vai contemplar a motorização eléctrica e vão aparecer veiculos bastante diferentes do que hoje chamamos "carros". A própria evolução da dimensão e capacidade das baterias, já está a mandar para o museu, as primeiras experiências.

Não estava a ver a tua abordagem pelo lado pejorativo, antes pelo contrario!! Compreendo bem o que dizes :):)

Para mim faz todo o sentido a conversão. Passas a ter um carro clássico completamente utilizavel no dia a dia. Sem fugas, sem fumos, sem embraiagem e troca de caixa...sem tretas. Realmente utilizavel para comer kilometros sem olhar a despesa. Entre andar num UMM eletrico ou comprar um Zoe...nem todos preferem o Zoe!
100% das empresas de turismo com UMM ou veiculos similares se fizessem a conversão pagariam o investimento em pouco tempo.

Mesmo por ser adepto do design clássico é que vejo futuro em conversões!
 
Registo
29 Abr 2014
Mensagens
676
Localização
Portugal
Estamos a falar desta empresa...!!!
Visualizar anexo 18127

É um grupo. Existem uma rede de oficinas para manutenção de veiculos eletricos e hibridos...aí nao fazem conversões.

As conversões ou outros dos muitos produtos do grupo ZEEV/EVolution só se fazem na casa mãe. Onde ficam as instalações de engenharia e desenvolvimento. É nesse local que estou a desempenhar funções.

Mais tarde podemos abrir um topico para falar destas coisas se houver interesse.

...alias, ha interesse porque ja houve muitas abordagens para conversão de UMMs. :LOL: :LOL:
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Pois, é mesmo uma divergência de conceitos. ;)

Para mim:

  • um carro velho (clássico, antigo, bla, bla, bla.....), é um carro velho (clássico, antigo, bla, bla, bla.....).
  • um carro moderno (motorização, conforto, bla, bla, bla.....), é um carro moderno (motorização, conforto, bla, bla, bla......).
 

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
380
Localização
Portugal
É um grupo. Existem uma rede de oficinas para manutenção de veiculos eletricos e hibridos...aí nao fazem conversões.

As conversões ou outros dos muitos produtos do grupo ZEEV/EVolution só se fazem na casa mãe. Onde ficam as instalações de engenharia e desenvolvimento. É nesse local que estou a desempenhar funções.

Mais tarde podemos abrir um topico para falar destas coisas se houver interesse.

...alias, ha interesse porque ja houve muitas abordagens para conversão de UMMs. :LOL: :LOL:

Essa casa mãe não é em Carnaxide? Eu em 2019 tive uns tempos de baixa com um dedo partido e aproveitei para ir aí título pessoal tirar uma formação de veículos elétricos por uma empresa chamada Polivalor. Durante um dos dias da formação houve um elevador que arreou com um Tesla model S em cima e o carro caiu... que tourada.

Pá, quanto a essas conversões vai de gostos... uma vez vi um video de um gajo a dominar numa corrida de motas de cross com uma mota de m£#&@ a dar lenha nuns gajos com umas motas mais avançadas e no fim do video apareceu esta frase "It's not about the machine, is all about the man", e penso que os carros antigos com os motores térmicos pouco eficientes, poucos potentes e fumarentos e mais não sei o quê um gajo mete-e dentro daquilo faz aí 3 ou 4 picadas numa ribanceira, dá aí umas voltas com outra calma depois aquilo não pega e com 2 ou 3 chaves de bocas da lá dois toques e aquilo já pega outra vez e isso no fim do dia isso tem a sua piada e um gajo pode outra vez dizer "It's not about the machine, is all about the man"...
 
Registo
29 Abr 2014
Mensagens
676
Localização
Portugal
@Cenoura sim, fica em Carnaxide.

São coisas muito diferentes e é uma questão de gosto, concordo.

Experimentem um Tesla, uma conversão...algo assim. Mas tenham a carteira preparada. Difícilmente voltam atrás.
 
Top Inferior