• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

E se o UMM volta-se a ser produzido?

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
Pois é, á cerca de um ano e meio a revista Autohoje e TT numa das suas edição através do ADP (Automotive Design Portugal)lançou um desafio.

Se tivesse havido um futuro modelo deste ícone Português como seria?




Antes de deixarmos as imagens dos projetos que concorreram a este desafio da ADP, gostaríamos de obter as vossas propostas, sugestões, ideias, alterações e afins, tendo em contar que esta seria uma realidade exequível.

Na vossa opinião, o que é que alteravam ou mantinham neste novo modelo?

P.S. Em breve irão perceber o porque desta nossa questão.

Aqui fica o artigo que saiu em 2011.








cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
 

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
Mais algumas sugestões do UMM do Futuro pela empresa KS Designstudio.








cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
 

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
E mais algumas vistas deste modelo UMM futurista.








cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
 

incufan

UMM
Registo
3 Mai 2009
Mensagens
683
Localização
Portugal
Oh sr presidente quando è que è o "em breve" vamos saber o porque dessa pergunta?! Tudo do que seja relacionado com a producao de UMMS èè um assunto muito sentimentalista!

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92
 

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
Oh Miguel,

Infelizmente, temos que esperar um pouco mais pela minha resposta, mas prometo que serei breve.

Até lá, eu pessoalmente gostava de ver algumas sugestões a esta simples pergunta "Se tivesse havido um futuro modelo deste ícone Português como seria?"

Mas pelos visto a comunidade, talvez assombrada pelo fantasma da troika presente em 2013, não está muito motivada e participativa para as aventuras UMM que se têm desenrolado.

cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Va la que nao estamos sozinhos.

Senhor Presidente nao faca "caixinhas" pois ate parece que estamos na sala de aula e somos todos menores de idade!
Se nao e' mais uma "noticia" o iniciativa que nasce fora de horas ou aparece tardiamente divulgada.

Senhor presidente ja que propoe trabalhos de outros porque e' que "outros" nao postam a informacao directo? convide-os a registarem-se ca no forum UMM.
E' que ja ca existem prototipos UMM e a "rolar".
E' que ja existem prototipos UMM em maquetes e tudo...e este ano arranca devagarinho a fabricacao de um conhecido prototipo UMM de corrida mas neste caso a versao de estrada.

Isto de termos "tempo" e fazermos desenhos a comp***dor e' tudo muito lindo...alguns diriam "lirico" e bem longe da sua execucao e passagem a pratica, se nao vejam alguns comentarios dos "juri" a quando desta impecavel iniciativa.


Mas em resumo e', partilhe ai um pouco mais....a nao ser que tenha que ser mesmo "sigilo" e ai que remedio temos que "esperar".
Pois se assim for o topico meramente sera para "visitar" e ir lendo.

Abracos fortes
Carlos Pires

 

incufan

UMM
Registo
3 Mai 2009
Mensagens
683
Localização
Portugal
MUITO mas MUITO resumidamente (repito muito)...o UMM do futuro para mim seria com molas helicoidais de origem e com um motor mais evoluido, assim fiável! A parte estética nao deveria ser muito diferente dos alter até porque na minha opiniao è o carro mais LINDO e espectacular do mundo...sem qualquer duvida!

Por enquanto fico-me pela espera da resposta do PROTOTIPO de estrada de um tal almigo meu...

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
quote:Originally posted by incufan

MUITO mas MUITO resumidamente (repito muito)...o UMM do futuro para mim seria com molas helicoidais de origem e com um motor mais evoluido, assim fiável! A parte estética nao deveria ser muito diferente dos alter até porque na minha opiniao è o carro mais LINDO e espectacular do mundo...sem qualquer duvida!

Por enquanto fico-me pela espera da resposta do PROTOTIPO de estrada de um tal almigo meu...

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92



nao sera amigo teu....se calhar vai ser o proprio "criador" do de corrida a ter um de estrada em primeira mao...e ate tem a sua logica.
A venda do peugeot V6 e' para libertar "papel" para se lancar para um longo....esta la ate no topico da venda.

Vamos ver se vamos fazer trabalho em conjunto...ja esteve mais longe.
agora vamos ver qual e' a direccao do topico e o que se procura, e concordo plenamente com a tua visao para o "futuro UMM".

Ate acrescento mais...quem projecta estes UMM's ...quase certo que nao tem UMM ou nunca andou de UMM...

senhori presidente....diga la qual e' a razao/motivo do topico, nao me diga que e' a troika que esta ai a dar instrucoes para o que escrever ou o que nao escrever?
:p

aaiii.....
 

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
Carlos,

Ao fim destes anos todos, já me devias conhecer um pouco melhor....

Não sou pessoa de boatos ou "caixinhas" e tão pouco já passei a fase da escolinha, sou transparente, mas gosto de falar das coisas no tempo certo e com a informação correcta.

O que se esperava deste tópico, era na vossa opinião e usando o último modelo UMM produzido, ou como referência o GIL, qual seria a versão UMM, ou as alterações que faziam ao UMM, para que este volta-se a ser produzido agora.

Os desenhos, e se leres os artigos foram apenas para fazer referência a algo que já surgiu no passado e algumas ideias futuristas de design deste carro.
Se neste momento fosse uma realidade possível a produção UMM, que a seu tempo e volto a frisar com todos os dados será esclarecida, o que é que vocês alteravam ou modificavam.

Até lá participa e diz lá qual era o teu modelo de UMM que gostava de ver sair agora da linha de produção.

Que alterações de estética é que lhe fazias?

Que alterações de performance e mecânicas e que gostarias de ver aplicada neste novo UMM?

Coisas deste gênero.



cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Antes de mais gostava de dizer que uma coisa é a minha opiniao outra é a evoluçao natural das coisas e a economia!

Eu se projectasse um UMM do futuro nao projectava um mas sim 2!

Voltaria a produzir o Cournil, com as linhas mais modernas, podem ver o exemplo do ssangyong korando a 2º ediçao que parece a frente dum cournil mas mais recente, colocaria molas helicoidais, eixo rijo a frente a mesma, um motor mais recente, potente e fiavel mas tentando manter a simplicidade para ser um carro de trabalho / mato.

Pegaria numa ideia de um carro por exemplo com um motor TD5 que sao muito bons e tÊm provas disso com uns eixos bons tipo dana 44 a frente e atras para desenvolver algo com mordomia QB, vejam o exemplo do wrangler.

Por outro lado pegaria no nome alter e dava lhe um valente restyle para ser algo tipo o Range Rover Evoque, um SUV, algo que qualquer pessoa podesse comprar, viajar, gostar, desfrutar mas como algo que a economia precisa/agradece, algo vendavel.
Versao base a preço convidativo sem grandes mordomias e versao deluxe com XXXX extras usuais num carro moderno tornando mais caro.
Este seria o carro do povo, ficaria bem no jovem, no old school, na menina, na tia... o carro catita.

Este seria mono coque, teria mecanica leve, quem conhece toyota sabe a evoluçao do 73 para o kzj 90/5 que as peças mecanicas levaram para se tornar mais carro e menos puro e duro. algo de suspensao independente as 4 rodas etc... mecanica diesel e gasolina... GPL de fabrica acho que tinha muito por onde pegar.

 

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
Carlos,

Mais uma coisita, estes desenhos da Ks Design Studio, encontrei os mesmos por acaso quando hoje andava a navegar um pouco pela Net e me deparei com este blog
http://www.behance.net/gallery/UMM-CONCEPT/6353517

E como se estava a falar de algo do gênero, achei que se enquadrava bem neste tópico, apenas isso, nada mais.


Mauro,
O objectivo de discussão é esse mesmo, continua nessa linha.
A ideia é darmos as nossas sugestões daquilo que gostaríamos de ver alterado ou modificado tendo como base o modelo UMM e torná-lo um "SUV" ou "Jeep" com os padrões dos dias de hoje, de qualidade, performance, conforto, estética adaptado aos dias de hoje.


cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
 

incufan

UMM
Registo
3 Mai 2009
Mensagens
683
Localização
Portugal
Mauro, quando falei tambem incluo na lista o Cournil...com as mesmas caracteristicas mas sem essas "coisas" todas que acrescentaste, até porque ja era um milagre voltar a ser construido, quanto mais com esses extras e opçoes todas!

P.s- esqueci-me de mencionar o AR CONDICIONADO que é um extra de simples montagem!

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Com a globalizaçao nao seria dificil arranjar uma plataforma de trabalho para produzir um UMM, nao precisamos de construir um carro de raiz, podemos comprar a mecanica como sempre fizemos fora e temos um preço ja muito mais baixo, podemos estudar o que ja foi feito, os carros que existem e "copiar" da melhor forma que nos interessa a ideia dos outros. Neste momento pouco se inventa, usa-se o que de melhor os outros fizeram e se enquadra com os nossos desejos.

Pegando na ideia mais JIPEIRA! o Cournil poderia agora ter a ver que anteriormente o Alter teve, longo, e assim nascer o Cournil XXI com versoes 4 portas, 2 portas, caixa aberta ou fechada.

O estado poderia adquiri esta viatura para, camaras, bombeiros, forças armadas e serviços publicos.
A versao Alter Lus poderia ser usada na versao light, sem extras e a GPL como carro dos serviços, em vez de se comprar fora porque nao usar o nosso SUV. um carro leve, versatil e economico.

Se satisfizessemos as necessidades do nosso mercado ja tinhamos vendas garantidas desde que contassemos com todo o apoio estadual, a partir do momento em que o estado garante a compra para seu uso a empresa ja se sustenta a ela mesma, ja viram quantos UMM's andavam antigamente em nome do estado????


 

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Mensagens
557
Localização
-
Boas, gostei muito do modelo desenhado pelo Pedro Almeida ( o 3º de cor amarela) parece muito bonito, moderno e claro mantem a estetica que caracteriza os UMM`s
Mas uma coisa é certa, nos dias de Hoje qualquer modelo de UMM que fosse posto à venda dificilmente muitos de nós iriamos ter dinheiro para comprar, pois um bichinho destes "novo" de certeza que se equiparava aos valores dos Defenderes, Por ex.

Abraço e gostei do topico

Azimutte

www.azimutte.blogspot.com
 

BomberMan

Iniciado
Registo
30 Mai 2012
Mensagens
49
Localização
Portugal
Boas,

Ainda não tenho muita experiência em UMM's, visto que tenho o meu há pouco tempo.

Gostei da 3ª e da 5ª proposta que apareceu na revista, que por acaso são as que têm, a meu ver, as linhas mais parecidas com o Alter actual.

Para além de linhas novas, de melhor motor e de algumas caractrísticas, acho que se deveria manter um novo veículo em chapa, usando plásticos para alguns detalhes do que em tudo, como acontece hoje em dia com os carros.

Eu também sou da opinião do Azimutte de que um carro novo vai sair caro, principalmente nos impostos que o governo mete em cima e que cada vez são mais. Mas mesmo assim gostava de ver um novo UMM.

Obrigado pelo tópico que é uma boa maneira de fazer um brain storming e, assim, obter boas ideias.

Abraço

"Deixa o Mundo um pouco melhor do que o encontraste"
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
Norberto,

Parabéns por mais uma excelente iniciativa! independentemente do proposito deste tópico, é sempre bom haver esta partilha de opiniões sobre um tema interessante.

Eu partilho da opinião do Mauro, tendo em conta os nichos do mercado penso que deveriam existir 2 modelos, um mais "puro e duro", que seria a evolução do alter 2 e que servia um publico especifico como forças armadas e entidades publicas, bem como clientes particulares e outro veiculo mais citadino, mais estradista.

mas como a produção de 2 veiculos em simultaneo tendo em conta a estrutura7dimensão da UMM, vou-me debruçar na configuração de apenas um veiculo, no seguimento do conceito que sempre caracterizou a UMM.

devia fazer parte do conjunto:

Eixo rigido dianteiro
Molas helicoidais (apenas pela facilidade de manutenção)
portas com alguma ondulação, em vez das tradicionais portas planas
Ar condicionado
Aproximação estética ao conceito tipo HUMMER (basicamente uma evolução estica dentro do ar robusto caracteristico).

vou editando o topico na medida em que me for lembrando de caracteristicas pertinentes.

Obrigado Norberto



Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
[email protected]
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
O UMM do Futuro ideal seria qualquer coisa como um puro e duro para concorrer com o segmento e a estar ao nivel, quer de desenho quer de mecânica, dos actuais Wrangler, Defender, Massif ou Niva. A titulo de motorização fico isento de opinião pois as normas europeias limitam muito a escolha apenas aos motores actuais com a complexa gestão electrónica. A fiscalidade portuguesa pode também intreferir na forma de escolher aquele que será o UMM do futuro e se para mim o UMM terá de ter obrigatoriamente um minimo de 5 lugares e de ser preferencialmente de 5 portas, para uma boa parte dos UMMistas chegará perfeitamente um UMM de 2 lugares e 3 portas.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 
Registo
11 Mai 2012
Mensagens
280
Localização
Portugal
Bom dia, em seguimento da ideia do companheiro viriato, era fixe sair uma versão apelidada de classic, onde basicamente usavam os que andam por aí a apodrecer em sucatas e reconstruiam-nos, deixando-os originais, diminuia bastanto o custo e penso que teriam saída...nem que fosse para quintas e outros que tais...é que (penso eu) de preço de venda diminuiria significativamente
Abraço e se estiver engandao por favor corrijam...

Abraço
Granhão
 

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Mensagens
1.686
Localização
-
Boas,

Na minha opinião, acho que daqueles que aqui são apresentados, o do Joaquim Nascimente e o do Paulo Encarnação são os que dariam bons modelos para um futuro UMM.

Embora para mim (que tenho um gosto à antiga), bastava umas molas helicodiais e um motor mais modernos nos Alter II e estava feito.

Abraço



Deus um dia disse-me: “José estás a ir para um mau caminho” e eu respondi: “Senhor, não se aflija, vou de UMM!”

 
Top Inferior