E' sempre bom saber por onde o pessoal vai "arejar" e claro vir ca partilhar a este cantinho as situacaoes, dado que e' cada vez mais um ponto de encontro comum para muita gente, ora para falar de UMM's ou como neste caso de outras coisas" que de certa forma ate estao como sempre relacionadas com os UMM's.
Um de alguns males que causam a "comichao" com que o Mario Conde ficou e que "irrita de fininho" alguns que andam ora com o pe em Portugal ora com um pe la "fora"...e' o simples:
- "mais facil apontar o dedo" do que fazer alguma coisa. (tipico portugues sentado a porta "dos cafes" a falar "de nada")
- "cubica, inveja e conversar do alheio". (nem todos gracas a Deus mas como muita gente nao tem vida propria passa a vida a falar dos outros a tirar as medidas as "coisas" dos vizinhos...e claro tempinho "muito" em frente a TEBE a ver telenovelas...ou seja viver com a vida dos outros...tanto que essas vidas nem sao reais!...
- "falta de sermos mais focados em questoes, mais organizados - logo deveriamos de ser mais dedicados as questoes.
- "abrazileirimos" ...e perdoe-me o ter-mo mas e' para o que se caminha...Pao que pode ser pago em prestacoes?
ainda nao? ...oxala nunca la cheguemos, combustivel em prestacoes???!!! ...
(dentro do tema "abrazileirismos"= vida facil = toca um sambinha que isso passa = vira as costas aos teus compromissos, queria lembrar que quem realmente vive em varios paises e vive como os "locais" desses mesmos paises consegue ter profundas interpretacoes - dando um exemplo pais que esta "acomodado" e depende muito da banca = recorre muito a credito e' pais estagnado. Em muitos paises nao existem CETELEMS ...e agencias comerciais de credito directo a taxas que mais vale ir vender o corpo para a estrada. O que quero dizer e' que por exemplo quando se vem nas televisoes a IMENSIDAO de reclames em canais publicos dentro dos quais repetidamente empresas que "vendem dinheiro" isso que dizer que ha necessidade dessas mesmas agencias....noutros paises nao.
A cura? gastar mais sabiamente, aplicar o dinheiro mais correctamente e pensar duas vezes se precisamos de "o gastar"....eu sei eu sei que vai aparecer alguem a dizer que temos que gastar para manter a economia a activa.
Mas digo-vos uma coisa os nossos avozinhos tinham mais dinheiro debaixo do colchao e dinheiro na "mao" que hoje em dia a maior parte do pessoal...algo correu mal durante estas ultimas geracoes.
Eu ate ajudo um pouco...ir aos "cofres" e derreter as riquezas estatais literalmente em nada ajuda se nao se la poe algo em troca do que se tirou...mas claro "HA MUITO"...toca a ir buscar mais e viva a liberdade de expressao e fora com a opressao...pois pois...se ninguem controla as coisas o que acontece?...libertinagem...
E apois uma revolucao....houve o que? isso...desorganizacao...todos "mandam"...e tem sido ate a data...sempre a correr a torneira...ate um dia.
Nao vamos culpar agora quem esta morto e quem nao tem poder nenhum.
Vamos sim nos dias de HOJE fechar a torneira sermos mais regrados e viver dentro das nossas possibilidades.
Com os trocos evitar esbanjar mas tentar "INOVAR"...isso e' grande segredo de GESTAO...com o pouco extra que se faz aplica-lo em inovar...e melhorar...sim sim ate falamos de UMM's...nao e' a toa que faco o que faco.
Posso tambem dizer que e' bem verdade os paises desde o Mar Caspio, passando pelo Mar Negro e o Mar Adriatico...vindo ca para cima para o Baltico sao zonas "perola".
Tenho contactos com a Eslovenia tambem muito recentemente em ascencao, pessoal tambem da Croacia, Romenia, Lituania ( e nao estou a falar de gajas!!

) e Latvia e sao paises que com um certo "EQUILIBRIO" como diz o Mario souberam dar o salto...
claro que nada la e' perfeito tambem...pois aqui aplica-se a regra "O frango" da vizinha e' sempre melhor...
Agora o que impera e' o respeito pelos proprios pes - como dizem em ingles quando aguem e' "burro" - You shot yourself in the foot" ...traduzindo "deste um tiro no proprio pe" ...voltando la atras a politica de iremos a riqueza do estado e toca a derreter agora que "e' de todos"...e a "liberdade de expressao" ...SERA? ...ou foi mais libertinagem....pois mais me parece.
Esta mentalidade NAO ESTA PRESENTE nos paises que mencionei e em tantos outros.
Existe o respeito pelas geracoes anteriores e "riquezas" adquiridas....vai dai sao mais comedidos logo humildes mas vestem perfeitamente LEVIS ou outros Jeans...e ate la chega a INTERNET e tudo...nao vejo gente "amotinada" com "vontade de se expremir" ...ou com "farrapos" a amordacar a boca...
Mas em Portugal?...Em Portugal e' assim: quem nao esta de camisasinha com um logotipo de um cavaleiro + cavalo (jogador de POLO) (Ralph Lauren) ou umas com as letras GANT, ou entao SACOOR nao esta "IN" ....
Realmente temos razoes para isso...somos um poucos como os italianos e a maior parte dos gregos sim esses sao demasiadamente "show off" (show time nao e' para ti fica descansado - le bem lol)...mas e' temos uma economia invejavel e vai dai temos que manter as aparencias... nao e' a toa que chamam "PIGS economy" ...sim nesta infelizmente nao e' sentido figurado...e' mesmo insulto (isto ditos pelos arrogantes dos ingleses e outros - mas e' uma verdade)
Eu chamava economia dos macacos...pois o macaco de manha so se levanta "quando se levanta" e' para comer banana e nada mais.
Mas como nos estivemos "presos" durante tantos anos e fomos vitimas repressao e bla bla bla e de outras situacoes mais desagradaveis como:
- "Donos" de uma moeda ainda mais forte que a LIBRA ESTERLINA (inglesa)
- Industrias pesadas eram importantes e existentes
- Riqueza nos cofres do governo na altura - que ainda nos dias de hoje faria corar muita gente.
- Referencia como pais para o "exterior" e a nivel de "turismo superior" de algo como que a "riviera" virada para o atlantico - vejam um dos filmes de James Bond rodados na serra da Arrabida...o toque de classe que a coisa nao tem...e sim e' no nosso PORTUGAL...
Estas e sei la taaantas outras razoes dadas foram mais que razoes para realmente "NOS" promovermos a dita LIBERDADE, pois taditos desses paises que ate bem pouco tempo estavam debaixo da mao da antiga RUSSIA...e' nao vejo la grandes "TANGAS" de manias que somos "FIXES" la por termos uma camisa com um ou outro simbolo...parece que compramos uma "postura"...quando normalmente ate se chega a meio de mes e la vai mais para o CC - cartao de credito.
Portanto temos muitas razoes a justificar o porque de total abandono e "vira costas" as nossas coisas...fomos NOS MESMOS...
portanto cabe-nos a nos virar a coisa ao contrario...
Mas aviso de uma coisa...estes e taaaantos outros vicios infelizmente estao do ADN das pessoas e vai passando de geracao em geracao - nao e' ser derrotista.
Tenho bastantes kilometros um pouco por toda a parte tambem e gracas a Deus e a vida que me vai proporcionando.
Agora vamos mas e' NOS MESMOS pondo as maos no NOSSOS assuntos pois nao vem por ai nenhum SACO AZUL ou CEE's resolverem o nosso problema ou problemas.
Esperamos sempre que "os outros" resolvam o que e' nosso...
esta mal.
Olhem nem sei quantas linhas ja aqui vao e deve de ser quase vergonhoso tamanho post (nunca acho mas)
Faca-mos uma coisa - bem ou o melhor possivel com honestidade e dentro dos possiveis evoluir...mesmo ate com os nossos queridos UMM's ....infelizmente e "para ja"
P.S. que o maior parque UMM esteja TODO original, pois com "cocegas" a "tentar" evoluir vao-se "estragando" uns quantos UMM's.
E como visitante e de passagem que o Mario foi onde foi e lhe soube bem ver as coisas muito "honestamente" bem mantidas, tambem a nos todos nos sabe bem ver o parque UMM "bem mantido"...assim como a qualquer "outro visitante".
Quem tem unhas toca guitarra...quem nao tem (e nao e' vergonha reconhecer que nem todos EVOLUEM UMM's)..mas que manter originais nao e' assim tao complicado - e' como construir LEGO!
Va mandem mas e' solinho ca para Londres que este ano vai mais um ano triste...e sem grandes dias CALORENTOS.
E tentem dentro dos vossos meios melhorar um pouco mais as coisas.
Tanta coisa a nossa volta que pode ser sempre "aperfeicoada" falo desde engenhos a processos a relacoes entre pessoas...
Carlos Pires