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duvidas

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JummP

UMM
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9 Jan 2007
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tenho algumas duvidas que talvez alguém saiba responder

quantos "dentes" tem as relações atmosferico comparativamente com as do turbo?

qual será o ganho em termos de velocidade se feita a substituição de
uma relação do atm pela do turbo, tomando por exemplo a velocidade
de 80kmh?

quais os prós e contras desta alteração?

alguém já fez esta alteração?

agradeço as v/ dicas/opiniões







 
Registo
11 Jun 2008
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eu tenho relaçoes longas no meu UMM, e sinceramente a 8okm/h ja axo que vai a alta rotaçao demais pro meu gosto.. mas na ausencia de uma quinta velocidade nao se pode pedir mais... nao me parece que vás notar assim tanta diferença em ralaçao ao custo/trabalho que irás ter com a alteraçao de relaçoes..
contudo, nunca tive relaçao curta no meu, portanto nao tenho termo de comparaçao! apenas me parece que a unica soluçao seria a troca de caixa (coisa que nao faço por varios factor€s), mas é apenas uma opiniao...

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UMM power,a potência laranja
 

JummP

UMM
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9 Jan 2007
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Olá André
obrigado pela tua opinião
da minha parte a troca de caixa tb está fora de questão, reparei-a toda á pouco
e estou muito satisfeito com ela, nunca partiu um tirante:)
vamos a ver se surgem mais opiniões
o que eu queria mesmo era um overdrive, mas está dificil



 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Não sei se o meu cálculo está correcto, mas cá vai:

Tu tens a relação 5.38
Tu queres a relação 4.88

A 2000 rpm do eixo com a relação 5.38 as rodas dão 370.74 voltas
A 2000 rpm do eixo com a relação 4.88 as rodas dão 409.82 voltas

Assim sendo e usando uma regra de 3 simples:

370.74 * 100%
409.82 - X

logo 40982 / 370.74 = 110%

Se não me engano nas contas, ficas com um ganho de cerca de 10% na velocidade de ponta.

Se estou enganado (a matemática nunca foi o meu forte) alguém me corrija, p.f.


Como sabes eu fiz o contrário nos meus diferenciais. Passei dos 235/75R15 para os 31/10.5R15 e não notei diferenças para pior na performançe do UMM. Até me deu a sensação que ficou a andar ligeiramente melhor.
 

Humber

UMM
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11 Set 2009
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Boas Jorge... e Aldeia... e a todos os outros...

Não sei se percebi, tu tens um atmosférico e queres meter as relações do turbo? O meu irmão tem um atmosférico que já foi turbo... que pena... por isso tem as relações do turbo nos diferenciais.

Se é um facto que para a mesma velocidade se nota que o motor vai muito menos esforçado, também é verdade que o motor demora mais tempo a lá chegar. A não ser que se puxe mais na mudança anterior, mas nesse caso lá se vai a vantagem das relações mais compridas.

Acho que nos atmósféricos, que têm motores fraquinhos como é sabido, se deve manter tudo como estava, previligiando assim a força em deterimento da velocidade. Por outro lado

Já agora Aldeia, esclarece-me lá isto, os 31/10.5R15 são mais pequenos (menor diametro) que os 235/75R15? É isso?

Obrigado e Abraço,

Luis


UMM... o amigo de todas as horas!
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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De facto ganhas um pouco em velocidade, e os cálculos do Aldeia n estão mal feitos... é mais ou menos isso o ganho em velocidade.
Mas depois perdes em força no arranque, que não notarás se o motor for atmosférico, mas no caso dos turbos tens o tal "poço" sem força antes do turbo disparar.

Eu tenho no meu os diferenciais curtos e caixa de 4 como tu, mas com o motor turbo, e consigo sem problemas arrancar até em 2a.
No teu caso para o que pretendes quer é um ganho de velocidade poderá interessar a troca, mas pondera bem os custos disso, pois o ganho é pequeno como já foi aqui dito.
 

Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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quote:Originally posted by Humber


Já agora Aldeia, esclarece-me lá isto, os 31/10.5R15 são mais pequenos (menor diametro) que os 235/75R15? É isso?



Não, é ao contrário. Os 31 são maiores, daí a redução do diferencial.
 
Estado
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