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Duvidas sobre juntas da colaça

NMoutinho

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23 Ago 2016
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Viva Pessoal,

Uma questão que não consigo entender nas juntas da colaça dos motores 2.5 D e 2.5 TD!
Tanto no meu atmosférico como no turbo, tenho vindo a reparar que as furações da junta da colaça não batem certo com o bloco e com a colaça!

Tem que existir um motivo para isto, e o motivo não é: " Só porque eles estudaram assim e acabou". Eles são engenheiros e nós também!

- Abriram vários canais tanto no bloco e colaça e depois chegaram a conclusão que não garantiam a pressão de agua suficiente, ou aumentava em demasia a circulação e não permitia a eficiente refrigeração!


- Uma simples gestão de produção em serie, onde se aproveita esta junta para outros motores, e justifica os buracos aberto, mesmo onde a colaça não tem canal (servindo apenas para corroer o alumínio, quando o pessoal coloca agua da torneira).

- Foi a junta que havia no mercado e apesar de tapar os buracos, não faz falta, e a produção fica mais barato?

É que não é por nada, mas os buracos inúteis eu aceito que seja compatibilidade de peças, e é como o outro. Agora os buracos todos que ficam fechados, sendo só metade do bloco e colaça, faz-me uma comichão...


- A
20200513_141019.jpg
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20200513_141139.jpg
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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Eu vou tirar uma foto de uma que me impingiram e a Oficina onde tenho a encamisar o meu bloco disse logo para eu a "coser com batatas e comer".
Vou mandar fazer uma moldura e colocá la na parede da minha garagem para recordação e nunca me esquecer do dia em que fui "enrabado" 🙃 :alien:
 
Última edição:

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Eu vou tirar uma foto de uma que me impingiram e a Oficina onde tenho a encamisar o meu bloco disse logo para eu a "coser com batatas e comer".
Vou mandar fazer uma moldura e colocá la na parede da minha garagem para recordação e nunca me esquecer do dia em que fui "enrabado" 🙃 :alien:
Mas uma coisa é a qualidade, outra é a forma da junta!
Eu nestas fotos quase que posso afirmar que é tudo de fabrica, e não entendo o motivo dos buracos tapados, se porque fazem falta ser tapados, se por outro motivo.
Será que existem juntas com outro formato e furação?
 

Cenoura

UMM
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29 Mai 2019
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Não tenho conhecimento suficiente para falar deste bloco e cabeça em especifico. Mas em muitas máquinas térmicas que têm circuitos de refrigeração com o mesmo principio destes, existem muitos "buracos" simplesmente para que se consiga extrair a areia da fundição ... entre outras coisas.
Depois para um bom funcionamento da máquina esses mesmos "buracos" têm de ser tamponados, obstruídos,etc. Pode ser aqui o caso.

Para além de não se conseguir chegar à pressão desejada e de a água fluir mais rápido e não transportar o calor necessário, há também o problema de água que entra no bloco criar atalhos por esses buracos e não chegar aos cilindros mais distantes por exemplo, criando sobreaquecimento nos mesmos...
 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Não tenho conhecimento suficiente para falar deste bloco e cabeça em especifico. Mas em muitas máquinas térmicas que têm circuitos de refrigeração com o mesmo principio destes, existem muitos "buracos" simplesmente para que se consiga extrair a areia da fundição ... entre outras coisas.
Depois para um bom funcionamento da máquina esses mesmos "buracos" têm de ser tamponados, obstruídos,etc. Pode ser aqui o caso.

Para além de não se conseguir chegar à pressão desejada e de a água fluir mais rápido e não transportar o calor necessário, há também o problema de água que entra no bloco criar atalhos por esses buracos e não chegar aos cilindros mais distantes por exemplo, criando sobreaquecimento nos mesmos...
Obrigado, é sem duvida um comentário construtivo.

Consegue-se assim justificar a obstrução dos buracos grandes de um dos lados bloco, mas mantendo os orifícios pequenos para garantir a pequena circulação e a purga do sistema.

Sou honesto, quase que fico com vontade de fazer furos na junta para "obrigar a uma suposta maior circulação de agua", mas dá que pensar como se comporta a circulação no circuito mais longo. Depois acontece como no Patrol, não arrefece o 6º cilindro :)

Mas e aqueles 3 buracos dos cantos, será só porque a junta é conciliada com outros motores. É que aquilo só serve para "derreter" o alumínio (também só acontece porque se usa agua da torneira, em vez de anti-congelante)
 

Eduardo Filipe

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Mas uma coisa é a qualidade, outra é a forma da junta!
Eu nestas fotos quase que posso afirmar que é tudo de fabrica, e não entendo o motivo dos buracos tapados, se porque fazem falta ser tapados, se por outro motivo.
Será que existem juntas com outro formato e furação?


Moutinho quando me foi dito que não montavam aquela junta não questionei se era pela qualidade ou pela forma da mesma, o que sei dizer foi que o homem me disse que serviço mal feito não fazia...!!!

Aqui está ela para colocar numa moldura.

thumbnail_20200513_161905.jpg
 
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14 Dez 2011
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Eu vou tirar uma foto de uma que me impingiram e a Oficina onde tenho a encamisar o meu bloco disse logo para eu a "coser com batatas e comer".
Vou mandar fazer uma moldura e colocá la na parede da minha garagem para recordação e nunca me esquecer do dia em que fui "enrabado" 🙃 :alien:
E gostaste?

Tenho varias mas nenhuma como essa!
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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o @Cenoura deu uma boa justificação, de qualquer das formas deixo aqui isto que dá para ver as diferenças entre cada motor! :)
 

Anexos

  • VICTOR-REINZ_PKW_PEUGEOT.pdf
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herrdoctor

Pedro Faria
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Será que esses buracos não são para diminuir a massa do bloco, contribuindo assim para um menor peso e um melhor arrefecimento?
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Agora, vou fazer uma daquelas perguntas parvas!!!!;)

Ao que já percebi, temos por cá, gente da saúde, da construção civil, da serralharia, militares especialistas, informáticos, designers, comerciais, e de certeza muitas mais vocações e profissões............

E não temos um único engenheiro mecânico....., que se dê ao prazer de nos clarificar ideias e conceitos......................?

Será por isso, que na galeria EXPERIMENTUMM, temos tanta "invenção" de primeira linha?
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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Agora, vou fazer uma daquelas perguntas parvas!!!!;)

Ao que já percebi, temos por cá, gente da saúde, da construção civil, da serralharia, militares especialistas, informáticos, designers, comerciais, e de certeza muitas mais vocações e profissões............

E não temos um único engenheiro mecânico....., que se dê ao prazer de nos clarificar ideias e conceitos......................?

Será por isso, que na galeria EXPERIMENTUMM, temos tanta "invenção" de primeira linha?

Mais uma daquelas perguntas que quem sabe guarda para si, e agora Paulo pergunta lá como eu sei essas coisas....!!!! 🙃 :alien:
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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Então diz lá Eduardo.....

Alguem que não tenha medo de dar respostas, é sempre bem vindo. :giggle:

Por mais voltas que dè ao miolo, não percebo, alguem que sabe, e guarda só para si! Foi um desperdicio, o tempo dos professores deles....:cool:
 

Eduardo Filipe

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Paulo pensa bem e chegas à mesma conclusão do que eu, e não precisas de te desgastar muito...!!! ;) :alien:
O mais importante é comentar certas coisas que dão mais rendimento e protagonismo...!!!:oops:

Depois do covid conto te o segredo ao ouvido sem ninguém por perto...!!!
 

Passarinho

UMMzão
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Eduardo,

será que essa junta tem o numero de "moscas" (alturas) compativeis com a retificação que foi feita na cabeça do teu motor?

As juntas da Glaser até não costumam ser más, é a marca que mais oferta tem para carros japoneses.

Essa parece-me ter aí uma data de incompatibilidades, comparando por exemplo com o modelo da Victor Reinz:

20200514_001423.jpg
 
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29 Abr 2014
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Todos os buracos acabam por ter uma justificação.

Os nossos blocos têm um projeto bastante amplo. Foram empregues em variados carros, carrinhas, geradores, maquinas estacionarias, barcos...etc. Cada aplicação tem a sua especificidade e o bloco tinha de agradar a todas.

De certo que foi colocado em questão o preço, o dimensionamento variado de sistema de arrefecimento (com diferentes quedas de pressão, velocidades e caudais) e um muito importante e ainda nao falado...condutividade termica. É imperativo que todo motor aqueça por igual.
Quanto menor a diferença de temperatura entre corpos metalicos diferentes em toda a sua area (i.e. cabeça vs bloco) mais longa a vida util e menos empenos existem. basicamente é isso...
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Não percebo nada de mecânica, e como diz o Eduardo: "burro velho não aprende linguas"! Mas quem precisa, e tem interesse, e não pode contar com outras ajudas, precisa pesquisar para aprender mais!

Descobri este manual, acessivel e público, que talvez explique muita coisa, a quem não sabe nada, como eu!




pareceu-me que a junta original, deve coincidir exactamente com as furações do bloco e da cabeça!
 

NMoutinho

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23 Ago 2016
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Viva Pessoal,

Este tópico está a ser bastante produtivo, obrigado a todos.
Faz sentido que o bloco, colaça e juntas sejam aproveitados para vários fins, a isso se chama de optimização da produção em série, e claro engenharia!

Pegamos agora na junta do passarinho:

comparação juntas.png


Existe aqui uma diferença super importante!!
Os 3 furos assinalados a vermelho!!

E agora!! Quase que posso apostar que a minha junta velha, é a original de fabrica, mas não posso jurar, pois não conheço o historico do motor, apenas sei que o bloco é o original, a junta pode ter sido muda, como pode ser a original de fabrica.
O que é certo é que a junta do Passarinho tem os 3 furos onde permite outro efeito da circulação da água.

E agora? Eu não sei tecnicamente como explicar, mas agrada-me muito mais a junta que tem mais furos, pelo menos a agua circula (com obstrução na mesma, visto os buracos do bloco serem maiores), e a junta não apodrece tanto!

Não é por nada mas são estes pormenores que fazem diferença, na hora do vitaminanso e da esquentadela do verão, tem que haver diferenças!

Nota: Onde tem o X verde, é só a junta podre, o furo não existe.

A junta que montei no meu atmosférico foi exactamente a que tem estes furos tapados.
junta atmosférico.jpg


Vou ponderar seriamente a junta que vou aplicar no meu motor original 152b.
 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Não percebo nada de mecânica, e como diz o Eduardo: "burro velho não aprende linguas"! Mas quem precisa, e tem interesse, e não pode contar com outras ajudas, precisa pesquisar para aprender mais!

Descobri este manual, acessivel e público, que talvez explique muita coisa, a quem não sabe nada, como eu!




pareceu-me que a junta original, deve coincidir exactamente com as furações do bloco e da cabeça!
O manual parece ensinar umas merdas, sou menino para ir dando uma vista de olhos durante a hora da telenovela.
 
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