Viva companheiros,
O Meu UMM ainda está no estaleiro, e enquanto não preparo garagem para começar a coisa propriamente dita, tenho me limitado a recolher informação, como tabelas de apertos, manuais, etc etc
Tenho lido por aqui vários comentários, com o pessoal como eu que pondera meter turbo nos motores atmosféricos, trocar o atmosférico por um turbinado, ou simplesmente manter o motor atmosférico.
Pelo que tenho lido, o pessoal maioritariamente desaconselha meter um turbo num motor originalmente atmosférico, a mim também me parece lógico, as adaptações são indeterminadas, e também não acredito no resultado final.
Tendo eu o atmosférico, oiço muito o comentário de quem até tem alguma experiencia na viatura em si, e em conhecimentos mecânicos, que o motor atmosférico não é nada inferior a um turbinado, em baixas tem um bom comportamento, as temperaturas são mais fáceis de controlar, e na verdade não queremos um UMM para dar muito mais de 110 km/h, por outro há quem me tente meter o bicho do motor turbinado, mas sendo apenas obra para tirar um e meter outro.
Estou a contar que o motor tenha apenas a junta queimada, pois passa água para o escape, a minha intenção, e abrir o motor de A a Z, o orçamento é simples: é tudo feito em casa com ajuda de um grande amigo mecânico, que me auxilia nas questão mais "delicadas" e põe ao dispor contactos profissionais privilegiados que permitem descontos de peças e facilidades em torneiro. O que é uma ajuda excelente, e tendo em conta que a minha mão-de-obra é a bom preço, vou simplesmente esmerar-me, e tornar este trabalho na menina dos meus olhos, pois será o meu primeiro trabalho mecânico de maior "envergadura" (até então apenas desmontei motores de motas, e fiz trabalhos de restauros restauros, e manutenções).
As minhas duvidas põe-se no seguinte:
- Questões legais e vistorias, não há onde pegar pois não?? Se mantiver os 2.500 cc de 4 cilindros da Peugeot?
- O motor turbo cabe bem no chassi no atmosférico, tenho ideia da zona dos pés do pendura aquilo ficar apertado ou a bater, pelo menos vi um ao vivo que batia, mas era um atmosférico adaptado com turbo.
- Questões de apoios, periféricos, suportes de radiadores, filtro bateria, depósitos, etc etc, é preciso inventar muito? Tenho alguma habilidade em serralharia, não me mete medo criar alguns apoios e cortar alguma chapa e refazer, mas também não invenções em demasia, é muito diferente o cofre do motor.
Tenho noção que deve haver aqui vários comentários sobre estes assuntos, alguns apanho pontas, mas não se consigo apanhar nada que solidifique as minhas duvidas.
Aceito que não queiram estar a escrever conversas repetidas, quem souber de links que conseguem responder a uma boa parte destas duvidas fico bastante agradecido.
Aceito também comentários para estar quietinho e deixar-me de tretas,
restauro o motor atmosférico, mantenho alguma originalidade e não deixo de ter uma excelente viatura.
Um AbraçUMM.
O Meu UMM ainda está no estaleiro, e enquanto não preparo garagem para começar a coisa propriamente dita, tenho me limitado a recolher informação, como tabelas de apertos, manuais, etc etc
Tenho lido por aqui vários comentários, com o pessoal como eu que pondera meter turbo nos motores atmosféricos, trocar o atmosférico por um turbinado, ou simplesmente manter o motor atmosférico.
Pelo que tenho lido, o pessoal maioritariamente desaconselha meter um turbo num motor originalmente atmosférico, a mim também me parece lógico, as adaptações são indeterminadas, e também não acredito no resultado final.
Tendo eu o atmosférico, oiço muito o comentário de quem até tem alguma experiencia na viatura em si, e em conhecimentos mecânicos, que o motor atmosférico não é nada inferior a um turbinado, em baixas tem um bom comportamento, as temperaturas são mais fáceis de controlar, e na verdade não queremos um UMM para dar muito mais de 110 km/h, por outro há quem me tente meter o bicho do motor turbinado, mas sendo apenas obra para tirar um e meter outro.
Estou a contar que o motor tenha apenas a junta queimada, pois passa água para o escape, a minha intenção, e abrir o motor de A a Z, o orçamento é simples: é tudo feito em casa com ajuda de um grande amigo mecânico, que me auxilia nas questão mais "delicadas" e põe ao dispor contactos profissionais privilegiados que permitem descontos de peças e facilidades em torneiro. O que é uma ajuda excelente, e tendo em conta que a minha mão-de-obra é a bom preço, vou simplesmente esmerar-me, e tornar este trabalho na menina dos meus olhos, pois será o meu primeiro trabalho mecânico de maior "envergadura" (até então apenas desmontei motores de motas, e fiz trabalhos de restauros restauros, e manutenções).
As minhas duvidas põe-se no seguinte:
- Questões legais e vistorias, não há onde pegar pois não?? Se mantiver os 2.500 cc de 4 cilindros da Peugeot?
- O motor turbo cabe bem no chassi no atmosférico, tenho ideia da zona dos pés do pendura aquilo ficar apertado ou a bater, pelo menos vi um ao vivo que batia, mas era um atmosférico adaptado com turbo.
- Questões de apoios, periféricos, suportes de radiadores, filtro bateria, depósitos, etc etc, é preciso inventar muito? Tenho alguma habilidade em serralharia, não me mete medo criar alguns apoios e cortar alguma chapa e refazer, mas também não invenções em demasia, é muito diferente o cofre do motor.
Tenho noção que deve haver aqui vários comentários sobre estes assuntos, alguns apanho pontas, mas não se consigo apanhar nada que solidifique as minhas duvidas.
Aceito que não queiram estar a escrever conversas repetidas, quem souber de links que conseguem responder a uma boa parte destas duvidas fico bastante agradecido.
Aceito também comentários para estar quietinho e deixar-me de tretas,
Um AbraçUMM.