Boas!
Em primeiro lugar, convém comparar dois motores, ambos em excelentes condições.
O grande problema dos motores turbo é mesmo o próprio turbo e o que ele origina. O turbo tem desgaste e em utilização extrema (andar muito tempo em alta rotação), a vida do mesmo encurta-se substancialmente. O tempo de vida do motor, como é um motor preparado para levar mais pressão e por consequente maiores aquecimentos, porque está preparado para lubrificar melhor e arrefecer melhor, o tempo de vida é exactamente o mesmo.
Quanto a prestações, não se pode comparar! Uma viagem longa, posso andar sempre em 5ª, no minimo 4ª e em médias rotações que o motor tem sempre potencia, para um atmosférico, por ter menos potência vai exigir maior trabalho de caixa.
No monte, continua a não ter nada haver, uma subida longa em que o jipe só com tracção não vai lá, um turbo tem vantagem. No que toca a obstáculos lentos, admito que é mais dificil de controlar um motor com turbo. Mas com umas afinações e o turbo fica com a mesma força em baixas que o atmosférico e com o disparo de um turbo. O consumo sobe mas a prestação também.
Já compararam aqui 2300 turbo e 2500 turbo. Já andei em dois jipes com motores desses em perfeitas condições e prefiro o 2500. Tem mais peito, aguenta melhor em médias/altas rotações e em baixas rotações tem mais força. Gosto mais do 2300 turbo porque o motor consegue facilmente levantar a rotação, lembrando os motores a gasolina, enquanto o 2500 é mais pastor, mas com mais força.
É uma opinião. E é como se costuma dizer, cada um tem a sua e só a dá quem tem!

.
Espero ter sido suficientemente claro.
Cumprimentos, Tozé.
Deus é bom, mas o vinho...